6 ideias incríveis para usar o fogão a lenha na decoração!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Sabores e aromas sempre trazem lembranças. O cheirinho bom da comida sendo cuidadosamente cozida em meio aos conjuntos de panelas de ferro, saindo pelos corredores da casa e invadindo o olfato, era o cenário perfeito dos fins de semana com o carinho da avó. O gostinho especial daquele prato que você nunca conseguiu fazer igual, mas que parece ter a receita sempre perfeita nas mãos da sua tia, parece mágica – e é também a desculpa para uma visita inesperada a ela em um fim de semana. E se te cenário for em meio ao ambiente rústico comum nas cidades de interior, onde o cachorro parece sorrir para a cozinha o tempo todo e os pássaros se alvoroçam perto da janela, então tudo fica ainda mais especial.

Embora seja realmente difícil citar ingrediente por ingrediente nas receitas especiais que você ama lembrar, uma dica, certamente pode ser dada: o tipo de fogão que usado por sua avó fazia toda a diferença. E se você é de família com origem em cidades pequenas longe da capital, provavelmente este fogão utilizado era a lenha. A utilização do fogão a lenha, embora muita gente não acredite, realmente realça o sabor dos alimentos. Utilizados com conjuntos de panelas de ferro, o cozimento sobre estes fogões é mais lento, isto faz com que os temperos utilizados para os preparos dos pratos, seja dissolvido de forma mais vagarosa, mas, com mais consistência, fazendo com que os sabores dos pratos sejam sempre únicos, com aquele gostinho caseiro que sua memória teima em trazer junto com a água na boca.

Por sorte do bom paladar, cada vez mais a procura por fogões a lenha tem sido maior para incrementar as decorações, seja da cozinha ou das varandas gourmês. Esta escolha oferece um ambiente especial no lar e, assim, traz uma opção rústica para o lar. Embora a construção de um fogão a lenha demande espaço e ventilação no ambiente, com um jeitinho, sempre vale a pena ter esta opção no lar. Para aproveitar esta onda deliciosa de aroma de comida fresquinha que cada vez mais invade os lares, trouxemos algumas ótimas sugestões sobre como você também poderá adotar a utilização de fogões a lenha na sua decoração. Por isso, venha conosco e prepare-se para ver algumas cozinhas fantásticas que ganharem este toque especial que deixa a decoração ainda mais criativa e a culinária mais saborosa.

Venha conosco e inspire-se!

Rusticidade e delicadeza

A decoração com o fogão a lenha pode ser mais fácil do que você imagina. Assim como as churrasqueiras de alvenarias, já existem fogões a lenha pré-montados que podem ser encaixados com facilidade em qualquer espaço na decoração de sua cozinha. Esta mistura deliciosa de decoração rústica em meio a elementos modernos, proporciona uma diversidade de sensações e percepções deliciosas na cozinha. Basta deixar a imaginação solta e ter o acompanhamento de um bom profissional para chegar a ótimos resultados.

Um bom exemplo de cozinha estilosa com o uso do fogão a lenha, também utilizado como churrasqueira, é este projeto desenvolvido pela arquiteta Camila Tannous, de Campo Grande (MS), que utilizou com muita delicadeza e beleza os tons de vermelho presentes em todo o espaço da cozinha, combinando perfeitamente com a estrutura de tijolos instalada no local. 

Sabor moderno

Assim como vimos anteriormente, somar dois estilos em um mesmo espaço pode ser uma ótima forma de decoração. A instalação de um fogão a lenha pode ser feita com peças modernas ou mais rústicas, dependendo de sua preferência. Isto possibilitará a pluralidade na decoração de sua cozinha, como podemos ver neste maravilhoso projeto do sempre talentoso arquiteto Akiles Nícolas Kílaris, de Americana (SP). Com luminárias modernas instaladas no ambiente e cadeiras feitas com palhas entrelaçadas, a cozinha apresenta uma gostosa mistura de elementos, que ficou simplesmente perfeito para complementar o espaço com o forno a lenha e o revestimento de madeira nas paredes. A soma resultou em uma ótima composição para deixar a cozinha perfeitamente aconchegante! 

Sabor inesquecível

Como dissemos no início do artigo, a utilização de fornos a lenha para o preparo dos pratos, deixa os sabores simplesmente inesquecíveis. Para isto, a escolha por panelas de barro e de ferro realçavam os preparos culinários e, ao mesmo tempo, deixavam a decoração ainda mais tradicional e especial. E esta é uma escolha que foi perfeitamente organizada pelo escritório Mundim Arquitetura e Interiores, de Belo Horizonte (MG). Explorando as características originais da cozinha caipira, este projeto foi decorado com prateleiras de madeira e conjuntos de panelas de barro, com cores que se assemelham ao tom de areia presente no espaço do forno a lenha. A simplicidade linda do espaço, merece ser reverenciada em cada detalhe, principalmente para que já consegue sentir o gostinho delicioso da comida feita em um ambiente assim. 

Para a família toda

Já que estamos falando dos sabores maravilhosos da cozinha caipira, fica impossível não pensar na reunião de toda a família em um ambiente gostoso para passar o fim de semana com conversa boa e barriga cheia. Para isto, caso a instalação do fogão a lenha seja feita em um ambiente amplo, a escolha por uma longa mesa pode ficar perfeita, assim como neste projeto da arquiteta e designer de interiores, Idalia Daudt, de São Paulo (SP). Com a presença da longa mesa na ampla cozinha, a escolha por elementos de madeira e que combinam com estes tons, ficou perfeito para trazer a sensação de acolhimento e rusticidade ao espaço. 

Decoração criativa

Criatividade e cozinha tem tudo a ver. Quanto mais criativos fomos no preparo dos pratos, melhores e mais gostosos serão os resultados. E criatividade é o que não falta em uma cozinha decorada com um fogão a lenha. Um ótimo exemplo disto, é este projeto da arquiteta Sílvia Cabrino, de Campinas (SP), que projetou no ambiente um fogão de alvenaria revestido de azulejos e decorado com tampas e gavetas de ferro na cor preta. Acima do fogão, o toque especial de criatividade vai para o uso de uma estrutura antes utilizada como portão de ferro, que foi tratada, pintada e serviu como local para deixar as panelas penduradas e visíveis no ambiente. Um resultado simplesmente ótimo!

Cantinho gostoso

Por fim, a nossa dica para a instalação e decoração de forno a lenha, vai para este belo projeto da arquiteta Carol Abumrad, de Jundiaí (SP), que optou por instalar o fogão a lenha no canto da cozinha, entre o fogão comum e a longa bancada. Esta escolha ficou ótima para proporcionar uma melhor movimentação no ambiente e, assim, facilitar os preparos que podem ser feitos em ambos os fogões. A presença da longa mesa de madeira reforçou a rusticidade do ambiente, deixando a decoração ainda mais perfeita! 

Quais destas ideias ficaria perfeita na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!