7 aspectos a serem considerados antes de comprar sua lareira

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

Em breve o inverno chegará nos trópicos brasileiros, fazendo com que sua casa precise de cômodos e idéias aconchegantes para as noites frias. Seja numa casa de montanha ou num apartamento, a lareira é um item chave para deixar o ambiente mais confortável e harmônico, além de ser um ótimo pretexto para reunir amigos na sala de estar junto a um bom vinho.

Se você não possui uma lareira, isso não é problema! Hoje em dia existe uma infinidade de tipos de lareiras e aquecedores interessantes que podem ser instalados em sua casa de forma rápida, com fácil mobilidade e de maneira prática. Elas variam de modelos e revestimentos se adaptam à ambientes distintos.

Trazemos aqui algumas idéias que vão do modelo convencional à lenha até o modelo ecológico, além disso te daremos dicas e aspectos importantes que devem ser levados em consideração na escolha deste produto e no ambiente ao seu redor! 

Ventilação

A ventilação é um fator importante a ser levado em consideração, em espaços maiores ou com saídas de ar e chaminés a lareira a lenha pode ser facilmente instalada. Existem duas maneiras de se instalar uma saída de ar na lateral de uma casa: a primeira é a lareira com ventilação direta em que os subprodutos da queima de combustível são eliminados através de um buraco na parede mais próxima. A outra alternativa é fazer uma chaminé em que a tubulação passe por uma parede lateral ou central. O tubo da chaminé é instalado separadamente, na altura necessária. Daí o exaustor da lareira é conectado ao tubo da chaminé através de um adaptador.

Fontes de energia

A lareira à lenha é o modelo mais convencional e conhecido, no entanto, existem hoje em dia no mercado distintas opções que não soltam fuligem e por isso são consideradas mais práticas, como é o caso do modelo elétrico, a gás, virtual e o ecológico, como é no caso desta lareira escolhida para um apartamento de um jovem casal pela arquiteta Juliana Fabrizzi. A lareira ecológica possui uma manutenção fácil e evita limpeza constante, recebe esse nome porque usa um álcool a base de etanol, substância renovável e menos poluente.

Aquecimento desejado

Ao considerarmos qual tipo de lareira investir, devemos também prestar atenção nas vantagens e desvantagens em relação ao aproveitamento do calor – apesar da lenha aquecer rapidamente, também permite liberação do calor de forma rápida ao ser escoado pela chaminé. Uma vez que o calor não tem escoamento como é no caso da lareira elétrica, a temperatura pode ser mantida pois o controle é feito automaticamente pelo aquecedor. Lareiras a gás possuem uma regularidade no aquecimento e não possuem resíduos, no entanto, em caso de falha de abastecimento de gás, a lareira fica inutilizável.

Custos

O custo médio de conservação de cada tipo de lareira é apenas o valor do combustível. Lareiras a lenha possuem um custo de manutenção na limpeza, devido à liberação de resíduos, um custo em média da instalação está na faixa de R$1.500,00. Espere pagar de 4 a 8 mil reais (incluindo a instalação) para a ter uma lareira a gás, seus gastos extras são relacionados principalmente com a fonte de abastecimento, pois a utilização do gás natural ou propano inclui despesas mais elevadas. Por fim, lareiras elétricas são objetos que possuem um valor em média de R$1.500,00.

Eficiência

Cobertura Lagoa da Conceição:   por ANNA MAYA & ANDERSON SCHUSSLER
ANNA MAYA & ANDERSON SCHUSSLER

Cobertura Lagoa da Conceição

ANNA MAYA & ANDERSON SCHUSSLER

Muitas pessoas buscam praticidade e custo benefício, porém não querem abrir mão de aspectos tradicionais como o cheiro da lenha, fogo natural e os estalos da madeira. Para isso existem lareiras portáteis e de fácil instalação com um design arrojado, que servem como uma solução para quem prefere algo móvel para levar em seu jardim de inverno, ao ar livre, como é mostrado na imagem, ou para quem não possui grandes espaços e dá prioridade aos objetos mais descontraídos. 

Sistemas de fluição

Sistemas convencionais de escape de fumaça são facilmente reconhecidos, podendo ser tanto de pedra como de tijolos, pré fabricados ou pré moldados. Se a sua casa tiver nenhum destes no presente, geralmente é possível ter um sistema pré-fabricado instalado em sua casa, se necessário. Muitas casas modernas foram construídas com vias de chaminés já fundidas e que não aparecem na área externa da casa. A circulação natural de ar aquecido expele os produtos da combustão.

Design

Sala de jantar e Lareira: Salas de estar ecléticas por ArkDek
ArkDek

Sala de jantar e Lareira

ArkDek

As lareiras à lenha podem ser feitas de alvenaria ou de metal, já as ecológicas possuem diversos modelos que são compradas prontas em tamanhos que variam de 30 cm a 1m. Lareiras à gás, possuem dois modelos – linear e lenho cerâmico. A lareira linear deve ser usado sobre base de alvenaria e sua base para o fogo são de pedras vulcânicas. Já o lenho cerâmico são pequenos pedaços de lenha artificiais que simulam uma lareira tradicional, mas na verdade a lenha não é queimada. A escolha do design deve ser feita com base no espaço e decoração que se pretende manter, a lareira é um objeto que mantém o padrão do ambiente e deve harmonizar-se com o entorno.

Quais destas lareiras é o modelo ideal para o que você está buscando?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!