Várias maneiras de se guardar coisas pela casa

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando nos mudamos para uma casa ou apartamento, costumamos fazer uma triagem prévia que elimina o excesso de coisas e permite que o novo espaço fique equilibrado, clean, fácil de arrumar, decorar, visualizar. 

Porém, com o passar do tempo, vamos acumulando coisas novas e nos esquecemos de fazer uma triagem periódica nas já existentes. Resultado: nos vemos sem espaço para guardar coisas. E o pior é que os armários e despensas já estão ocupados no seu limite e não é possível fazer uso deles.

Felizmente, existem algumas maneiras de ganhar mais espaço para as coisas distribuindo-as pela casa em outros tipos de estrutura de armazenagem. Uma delas são as caixas plásticas próprias para armazenamento, que podem ser empilhadas em um canto do ambiente ou colocadas sob o mobiliário. 

Já as estantes são clássicos que podem ser utilizados em qualquer ambiente da casa, recebendo os objetos mais variados, desde livros, adornos, produtos de limpeza e aquelas mesmas caixas de armazenamento de que falamos acima.

Nichos são outros espaços muito úteis para coisas pequenas e enfeites e também podem ser utilizados em qualquer espaço da casa, do quarto à cozinha, do banheiro ao hall de entrada.

Às vezes, basta saber aproveitar uma parede intermediária entre duas portas e conseguir espaço para muitos itens que se deseja exibir ou guardar. Já uma solução mais rústica é o uso de cestos por toda a casa, que podem guardar de tudo.

O vão de baixo da escada costuma ser inaproveitado, mas ele pode abrigar um armário ou receber um aparador. Já a parte de baixo das camas podem conter gavetões que acomodam as cobertas e as roupas de cama, entre outros artigos.

Um baú é bonito e pode guardar muita coisa na sala ou no corredor, ao mesmo tempo que decora. Já o alto das paredes de vários ambientes podem apresentar prateleiras que armazenam muita coisa que não se costuma usar com frequência.

Confira as nossas dicas e avalie as melhores soluções para a sua casa!

Livre-se das coisas desnecessárias

Primeiro, o inevitável: fazer aquela faxina de respeito e se livrar de todas as coisas desnecessárias. Afinal, querer achar mais espaço tendo grande parte dele ocupado por coisas inúteis ou que não têm mais utilidade é um grande contrassenso. Arregace as mangas e se libere de tudo que está sobrando, atravancando, bagunçando e deixando a sua vida mais difícil. Doe tudo e faça alguém feliz. Aí sim: com a casa abrigando apenas o necessário e o desejado, vai ser mais fácil encontrar mais espaço para outras (e novas) coisas úteis e bonitas. 

Analise o lay-out e o espaço da sua casa

Residência Portal da Torre: Salas de estar rústicas por Hérmanes Abreu Arquitetura Ltda
Hérmanes Abreu Arquitetura Ltda

Residência Portal da Torre

Hérmanes Abreu Arquitetura Ltda

O segundo passo é analisar o lay-out e o espaço da sua casa. Observe todas peculiaridades, como por exemplo paredes arredondadas que exigirão prateleiras em forma de meia-lua. Preste atenção no espaço disponível no hall de entrada, no corredor, nas quinas das paredes, na lavanderia, assim como todos os demais ambientes da casa. Onde você pode colocar um cesto, uma estante de quina, uma prateleira, um nicho, uma caixa, um baú, um suporte para miudezas, enfim verifique as soluções que você pode dar para cada espaço com potencial para armazenagem.

Caixas plásticas

Uma solução superversátil são as caixas plásticas para armazenagem. Na imagem acima, a escolha recaiu sobre caixas coloridas (para fazer coleta de laranjas) na hora de se criar uma estante pra lá de simpática. Mas as caixas mais indicadas são as caixas próprias para armazenamento, em plástico transparente ou branco fosco, apresentadas em diversos tamanhos e que podem ser empilhadas de forma segura. São ótimas para guardar coisas debaixo das camas, guardar brinquedos no quarto das crianças, guardar ferramentas e outros itens na lavanderia, acondicionar produtos de higiene e limpeza no banheiro, acomodar roupas de outra estação no closet, e até guardar papelada e documentos no escritório. 

Estantes

Salas de estar modernas por Railing London Ltd
Railing London Ltd

Glass and metal shelving unit

Railing London Ltd

As estantes são móveis clássicos para guardar ou exibir objetos, livros, plantas e adornos. Existem modelos dos mais variados estilos e, dependendo da composição do ambiente, elas se tornam o centro da decoração. Uma estante pode comportar muitas coisas e ajudar a organizar o espaço de forma elegante. Pode inclusive receber a TV de modo harmonioso, sem que o aparelho pareça estar atravancando o ambiente. Você pode usar estantes na sala de estar, nos quartos, no escritório, na cozinha, na lavanderia e até no banheiro. Elas podem ser estantes altas até o teto ou estantes baixas, que não oprimem o espaço. São muitos os materiais com que elas podem ser confeccionadas, tais como madeira, metal, ferro, materiais naturais. Tudo vai depender do estilo que deseja imprimir ao ambiente.

Nichos

Nichos são excelentes para pequenos espaços disponíveis para armazenagem. Como as estantes, eles são utilizáveis em todos os ambientes da casa, com propósitos diferentes e, portanto, materiais diferentes. Na sala de estar, por exemplo, eles podem receber luz planejada para destacar cerâmicas e esculturas. Ou, então, como nesse quarto, pode servir de decoração da cabeceira da cama, sem deixar de reunir objetos em uso pelos moradores. No banheiro, eles podem estar tanto dentro quanto fora do box, acomodando artigos diferentes. Eles cabem até mesmo no hall de entrada, onde podem abrigar plantas, vasos e outros objetos decorativos.

Use o espaço da parede de maneira inteligente

Apartamento em Balneário Camboriú - SC - Brasil: Corredores e halls de entrada  por Modulo2 Arquitetos Associados.
Modulo2 Arquitetos Associados.

Apartamento em Balneário Camboriú – SC – Brasil

Modulo2 Arquitetos Associados.

No processo de arrumar espaço a mais por toda a casa, mantenha o senso de observação agudo e descubra cantos inusitados. Um exemplo é essa parede entre duas portas, que acabou recebendo vários nichos em diversos tamanhos, inclusive tanto na horizontal quanto na vertical. O espaço acabou abrigando livros, objetos decorativos e plantas, tornando a passagem mais bonita e útil. O projeto é de Modulo 2 Arquitetos Associados.

Organize por tamanhos e tipos

Na hora de organizar, dê atenção aos tamanhos e tipos de objetos. Você vai ter um espaço mais otimizado, onde será mais fácil achar qualquer coisa. Você pode até mesmo, no caso de estantes em lavanderias e depósitos, organizar os objetos em caixas e etiquetá-las. Pode ter certeza de que pequenos detalhes com este vão facilitar enormemente a sua vida.

Cestos

Para casas mais rústicas, os cestos em materiais naturais são uma ótima opção para guardar coisas como revistas (na sala de estar), papel higiênico (no banheiro), frutas (na cozinha) e brinquedos (no quarto das crianças).Despretensiosos, os cestos dão um ar aconchegante e ainda deixam os ambientes bonitos.

No vão da escada

Corredores e halls de entrada  por Chase Furniture
Chase Furniture

Innovative storage solutions.

Chase Furniture

O vão da escada é um lugar ótimo para conseguir mais espaço. O da imagem acima apresenta um porta-casacos e uma sapateira, mas é possível apenas acomodar um aparador ou buffet no vão da escada e ter espaço para guardar muita coisa, de modo muito elegante. 

Debaixo da cama

Quartos  por paola bagna
paola bagna

Main space

paola bagna

Os gavetões debaixo da cama continuam a ser uma opção de armazenamento, especialmente de roupas de cama, cobertas e edredons. No quarto das crianças, podem abrigar brinquedos, revistas e até sapatos. E tem a vantagem de serem muito discretos, não sendo visíveis quando as cobertas estão cobrindo a cama. 

Baú

Um baú antigo de couro pode, além de dar um toque de personalidade ao ambiente, guardar muita coisa que não se quer à vista. Revistas, pastas com documentos, álbuns de fotografia, caixas com objetos, coleções,  tudo isso pode ser acondicionado em um baú de forma discreta e prática.

Prateleiras no alto das paredes

Quartos  por Trewin Design Architects
Trewin Design Architects

Rockside, Polzeath, Cornwall

Trewin Design Architects

Um espaço com grande potencial de armazenamento é o alto das paredes, com a colocação de prateleiras. Essas prateleiras podem ser dispostas em qualquer ambiente da casa, resolvendo vários problemas de organização. E quase não interferem na decoração e estilo de cada espaço, já que não ficam na altura dos olhos das pessoas. Para outras dicas sobre organização, leia este artigo.

Qual é a a sua sugestão para ganhar espaço em casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!