6 maneiras de organizar o banheiro

Larissa Monteiro Larissa Monteiro
Loading admin actions …

Uma casa disciplinada sempre facilita a vida de todos os seus moradores. Isso se aplica para qualquer um dos cômodos. Inclusive, para o banheiro, mesmo que este seja muito pequeno. Um ambiente que se utiliza constantemente deve ter como principal foco a praticidade, ainda mais se tiver uma área compacto. Para quem tem pouco espaço no banheiro, mas tem muitos elementos para serem guardados, os armários são uma ótima opção!

Na hora de escolher o modelo de armário para compor seu banheiro, avalie se ele tem o número de divisórias necessárias para guardar tudo o que se precisa. No caso de escolher um armário sem divisórias, pode-se utilizar alguns suportes ou prateleiras que ficam dentro ou fora do móvel.

O armazenamento de itens, como cosméticos e afins, é sempre uma questão complicada em um ambiente pequeno. Se a desordem em seu banheiro está ficando um pouco fora de controle, pode ser hora de pensar em uma solução. Se seu banheiro é pequeno, nossas dicas abaixo vão te ajudar a ter um espaço mais organizado e bonito. Confira!

Gabinete de pia

A escolha referente modelo de armário ou gabinete depende muito do espaço que se tem disponível no local, assim como suas necessidades de armazenamento. Os gabinetes que ficam na parte inferior das pias e cubas tendem a ser compactos e funcionais, por isso eles são ótimos para lavabos ou banheiros. Alguns deles às vezes não vêm com muitas divisórias ou várias gavetas, mas ainda é possível encontrar aqueles que vêm equipados com prateleiras. Você ainda pode fazer as suas próprias divisórias com tiras de madeira ou outros métodos de DIY.

Gabinete de canto

Banheiro  por nexus product design
nexus product design

burgbad bel. Ganzkörperspiegel mit Koffertür.

nexus product design

Guardar suas pertences em um gabinete de canto é a chance de otimizar a metragem quadrada do seu banheiro. Mesmo se a área disponível for pouca e difícil de ser trabalhada, este aparato pode ser muito útil. Pode-se ainda incluir prateleiras que também sejam de canto, caso não seja possível ter o gabinete ou mesmo se o armário tiver um tamanho reduzido. Produtos de higiene pessoal e outros itens, como toalhas, maquiagem e lâminas de barbear, podem ficar posicionados com fácil acesso nas prateleiras de vidro, metal ou madeira.

Prateleiras

Quem diz que a roupa de banho não é importante, não sabe bem o que está falando. As toalhas de mão, toalhas de banho e de rosto são necessárias em qualquer banheiro e nem sempre ficam escondidas dentro dos armários. Na maioria dos casos, elas se encontram estrategicamente apoiadas nas prateleiras, estantes e também nos ganchos para toalhas que ficam ao alcance da vista de todos. Assim, a roupa de banho também se torna parte da decoração do banheiro. Desta maneira, as prateleiras e ganchos são elementos que vão te ajudar a organizar o ambiente, além de deixarem o banheiro mais bonito.

Suportes

Apartamento Jovem Empresário: Banheiro  por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Apartamento Jovem Empresário

Stefani Arquitetura

Na maioria dos casos, os acessórios decorativos para banheiro podem ser também úteis ou funcionais. Saboneteiras, prateleiras de parede, suporte para toalhas, porta escova de dente, cestas e ganchos são elementos que conseguem deixar qualquer banheiro com uma aparência mais organizada. É claro que é importante avaliar, se o design dos suportes faz sentido com o resto da decoração do ambiente. Itens que não são utilizados sempre, como alguns cosméticos ou sais de banho, podem ser armazenados em prateleiras menores ou suportes pequenos. Neste banheiro ao lado projetado pelo escritório Stefani Arquitetura, alguns dos produtos ficam apoiados nos suportes de parede. Assim, o balcão fica livre e com um visual mais neutro.

Nichos e caixas

Os nichos ou caixas para banheiro são ótimas opções para aproveitar o espaço vertical do ambiente, oferecendo espaço o suficiente para guardar cosméticos ou até mesmo objetos decorativos. Este tipo de móvel pode ficar embutido embaixo do balcão ou pia, dispensando qualquer suporte para sabonetes e ainda pode proporcionar mais espaço na área do banho. Você pode também adicionar nichos instalando-os na parede, otimizando assim o espaço no piso.

Armário de espelho

Apartamento Jovem Empresário: Banheiro  por Stefani Arquitetura
Stefani Arquitetura

Apartamento Jovem Empresário

Stefani Arquitetura

Os armários com espelho podem ser a maneira mais adequada para otimizar espaço em seu banheiro, oferecendo todo o armazenamento que um gabinete comum também proporciona. Pode-se encontrar no mercado uma grande variedade de modelos retangulares tradicionais ou adicionar peças únicas e inusitadas para as pessoas mais ousadas. Este tipo de peça é muito funcional na maioria das vezes e pode ser feita sob medida também. Para mais dicas de decoração e ideias para seu banheiro, confira Tendências: décor no banheiro.

Você usaria que tipo de solução para organizar seu banheiro?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!