Curta o feriado em paz! Deixe sua casa preparada

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Se você está planejando uma viagem curta para aproveitar o feriadão, é bom lembrar que sua casa precisa de devidos cuidados. Antes de se preocupar com a escolha do destino, vale ficar de olho nessas dicas. É comum muita gente sair para viajar e acabar encontrando surpresas nada boas na volta. Para se prevenir, algumas atitudes antes da viagem podem salvar sua casa de riscos e ainda gerar economia para você.

Desligue os aparelhos e tire tudo da tomada

Fazenda em Bandeirantes - PR: Salas multimídia campestres por Beth Nejm
Beth Nejm

Fazenda em Bandeirantes – PR

Beth Nejm

Essa pode ser a primeira dica da lista, mas deve ser a última a ser realizada, logo antes da saída. Desligar todos os aparelhos, tirar tudo da tomada pode prevenir curtos circuitos, além de economizar energia elétrica.

Alguns aparelhos, mesmo que em modo de espera, carregam energia e podem ser os vilões da conta de luz. Sem contar que, caso aconteça uma descarga elétrica, esses são primeiros aparelhos sujeitos a queimar. Se não há nada ligado na tomada na casa, diminuem as chances de ter um prejuízo com isso.

Feche todas as janelas

Salas de estar  por Bloomint design
Bloomint design

HOTEL CAL REIET – THE MAIN HOUSE

Bloomint design

Fechar todas as janelas pode até parecer uma dica boba, mas é de grande valia. Ninguém quer chegar em casa e ter aquela surpresa com o carpete de madeira todo encharcado, não é mesmo? Chuvas mais fortes podem acontecer no período da viagem e você nem chegar a saber. Por isso, é melhor prevenir.

Além de fechar bem as janelas por conta das mudanças climáticas, saiba até aquela frestinha pode chamar a atenção dos ladrões. É possível, através de uma pequena abertura, conseguir retirar uma esquadria inteira quase sem alarde. Feito isso, o acesso a casa está liberado. Então, antes de sair verifique travas, caso existam, ou coloque empecilhos que dificultem a abertura.

Desligue os aquecedores

Banheiro  por Drummonds Bathrooms
Drummonds Bathrooms

Drummonds Case Study: Loz Feliz Retreat, California

Drummonds Bathrooms

No Brasil, é bastante raro encontrar casas com aquecimento central. Talvez, em regiões mais frias, alguns proprietários tenham investido em um sistema com esse, mas, ainda assim, o número é consideravelmente baixo em relação às casas que possuem esse sistema ao redor do mundo.

O mais comum no Brasil é que as casas possuam aquecedor central para a água, os mais modernos são os aquecedores a gás e apenas contabilizam o consumo quando os moradores ligam alguma torneira ou chuveiro. Os aquecedores elétricos podem funcionar de modo parecido, mas há modelos bem antigos que utilizam reservatório de água para realizar o trabalho.

Seja qual for o modelo presente em sua casa, convém desligar! Além de poupar energia, essa medida vai evitar alguma surpresa desagradável na hora em você retornar.

Limpe a geladeira

Voltar de viagem, abrir a geladeira e dar de cara com aquele monte de comida estragada não é lá o melhor cenário para finalizar um feriadão. Para estar livre desse momento, livre-se de qualquer coisa que pode não durar até você voltar. Frutas, verduras, legumes e alguns alimentos processados, mas de vencimento rápido, como leite, requeijão ou sucos de caixinha. Sobras de comida do dia anterior à viagem também devem ser descartadas.

Não tenha pena, se não for possível utilizar tudo até a data da viagem ou se não há como levar tudo isso para onde você vai, jogue fora! O mais correto a se fazer para que não aconteça desperdício é planejar as compras prevendo o período da saída. Isso vai ajudar a economizar um pouquinho também. O jantar naquele restaurante bacana durante a viagem pode estar garantido com essa medida.

Veja aqui algumas dicas para fazer aquela limpeza caprichada na cozinha! 

Dê uma limpada rápida no banheiro

Banheiro  por Networks PR
Networks PR

Bad Winzergärten Radebeul, Pentagon Immobilien

Networks PR

Chegou a hora de limpar o banheiro. Calma! Não precisa usar aquele arsenal de limpeza pesada para fazer isso dessa vez. Essa limpeza pode ser apenas superficial, mas o objetivo dela é não deixar que o banheiro fique cheirando mal. É comum que após alguns dias, o banheiro sem uso acabe ficando com odores desagradáveis.

Despeje um pouco de desinfetante nos ralos e se possível, feche-os. Lave o vaso sanitário e faça o mesmo procedimento. Isso pode prolongar o cheirinho de limpeza de seu banheiro.

Há algumas casas e apartamentos os registros também devem ser fechados antes de um período prologando de ausência. Verifique se há a necessidade em seu caso.

Coloque para fora o lixo e separe os recicláveis

Depois de organizar a geladeira, limpar os banheiros e dar aquela verificada em tudo, é bom se livrar de todo o lixo acumulado. Não deixe nenhuma lixeira com resíduos antes de viajar. Lembre-se dos odores desagradáveis que você pode encontrar em casa ao voltar. Organize-se para levar para a fora até o lixo dos banheiros e da refeição anterior à viagem.

Os recicláveis também devem estar limpos e organizados conforme a coleta seletiva. Se a coleta acontece em dias determinados, deixe tudo organizado antes para que, caso um vizinho fique responsável pela casa no período, ele possa retirar os recicláveis no dia correto.

Lave as roupas

Quando você voltar de viagem vai ter que organizar e lavar toda a roupa usada no passeio. Nem sempre há tempo para fazer isso no dia da chegada. Por isso, não há nada pior que chegar em casa e ainda encontrar lá roupas acumuladas da semana passada. Pode ser que aquela peça que você pretendia usar no dia seguinte esteja suja. Para evitar tamanho desgosto, deixe tudo organizado antes de partir.

Lave todas as roupas acumuladas, passe e guarde! Não deixe nenhuma pendência para quando retornar, afinal, nunca se sabe se algum imprevisto pode acontecer. Essa tarefa antecipa seu trabalho e evitar que você fique com diversas peças sujas. Não se esqueça que dependendo do tamanho da família o trabalho será ainda maior.

Esse projeto é assinado por Camila Fleck Arquitetura

Avise os vizinhos

Conservar uma boa relação com a vizinhança é fundamental. Antes de sair para viajar, converse com os vizinhos mais próximos, ou com aqueles que você julga ter mais intimidade. Fale o período que pretende ficar fora e verifique se eles também não irão se ausentar. O ideal é que pelo menos um vizinho esteja ciente para que ele possa tomar alguma providência caso seja necessário.

Se você não cancelou serviços de assinatura de jornal ou revista nesse período, peça para ele recolher as entregas todos os dias. Revistas, jornais e correspondências acumuladas chamam a atenção dos ladrões. Aquela velha técnica de deixar uma luz externa sempre acessa já está manjada. Caso o vizinho possa acender a luz durante a noite e apaga-la durante o dia não hesite em pedir.  

Sem abusar da boa vontade do vizinho, peça que ele mantenha a casa com cara de habitada, tirando folhas e poeira que possam juntar na área de entrada. Quando voltar, traga uma lembrança para ele ou presenteie com algo que ele aprecia. Gentilezas sempre devem ser retribuídas.

Gostou das dicas? Já se programou para a viagem?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!