Dicas para limpar a sua máquina de lavar a roupa

I. Gaspar – homify I. Gaspar – homify
homify Cozinhas escandinavas
Loading admin actions …

Preservar um eletrodoméstico é também garantir a sua longevidade, o que quer dizer que também poupa com isso, uma vez que não precisa de comprar um novo tão rapidamente, pois como diz o ditado é no poupar que está o ganho. 

No caso de uma máquina de lavar roupa, o tempo médio de vida é de 9 anos. Porém, poderá durar mais ou até menos, tudo depende da qualidade do material, mas também dos cuidados que tem no dia a dia. Além disso, uma máquina de lavar roupa precisa estar (minimamente) limpa para que tenha uma roupa bem lavada e cheirosa. Já pensou que a sua roupa pode não estar bem lavada ou ter aquele mau cheiro e nada agradável pelo facto da sua máquina estar suja?

Pois bem, se nunca pensou sobre este assunto, depois de ler as dicas da homify vai começar a tratar a sua máquina de lavar por você! Cuide bem dela, porque é quase todos os dias a sua amiga e empregada doméstica, pois quando deixa de funcionar é o caos e o pânico lá em casa. 

Pequenos gestos, para grandes diferenças!

Dica 1: 3 produtos para limpar a sua máquina de lavar e remover o mau cheiro

a) Ácido cítrico:

O ácido cítrico limpa e remove o calcário da máquina de lavar roupa. Coloque 8 colheres de sopa de ácido cítrico diretamente no tambor e ponha a máquina de lavar a trabalhar (vazia) a 95°.

b) Água a ferver

Para se ver livre de depósitos de sujidades ou de detergente seco, coloque no tambor 1 litro de água a ferver no tambor. Cuidado para não se queimar. 

c) Vinagre branco

Ponha a máquina de lavar vazia a funcionar, entre 40 e 60°, despejando no tambor (vazio) apenas 5 litros de vinagre branco. Faça esta limpeza mais ou menos duas vezes por ano. Se a água da sua região for muito calcária, se usa detergente em pó e costuma lavar roupa a frio, faça este processo mais que duas vezes por ano, para preservar a sua roupa e ter um resultado de lavagem mais eficiente. 

Dica 2: Bolas de lavagem para máquina de lavar roupa e máquina de secar roupa

Já ouviu falar em bolas de lavagem para máquina de lavar roupa e máquina de secar roupa? Pois bem depois de ler o que temos a dizer sobre elas, irá imediatamente comprá-las!

Um gesto tão simples, como colocar uma bola de lavagem dentro da máquina quando lava ou seca a roupa permite não só tornar a sua roupa mais macia e suave, como poupa dinheiro em água e energia!

Além disso, também permitem que reduza o calcário na máquina e depósitos de detergente na roupa.

Dica 3: Limpeza e manutenção da gaveta da máquina de lavar roupa

Aquela pequena gaveta que puxa sempre para colocar o detergente, o amaciador ou outros produtos de lavagem também merece ser limpa e desinfetada, pois por lá acumula-se detergente seco e humidade que se transforma em bolor. 

Como essa gaveta da máquina de lavar roupa é, geralmente, removível, pode lavá-la com água morna, diretamente debaixo da torneira. 

Se o detergente permanecer seco, use água quente.

Em seguida, antes de a colocar no seu lugar, limpe com um pano microfibras.

Nota: se as manchas de bolor persistirem pode pulverizar um pouco de lixívia ou vinagre branco, como preferir. Deixe agir uns minutos e passe por água quente. Limpe com um pano microfibras. 

Dica 4: Limpeza e manutenção do filtro

- Desligue a máquina de lavar da tomada elétrica.

- Coloque um esfregão e uma bacia sob a máquina, pois a água pode verter.

- Abra a tampa do filtro atrás da máquina, usando uma moeda ou uma chave.

- Retire o excesso de água.

- Puxe a mangueira de drenagem de emergência e remova a tampa sobre a bacia.

- Desparafuse a tampa do filtro girando-a para a esquerda.

- Limpe o filtro com água morna e limpe as sujidades que possam estar à volta.

- Depois de ter tudo limpo coloque adequadamente o filtro, depois a tampa e feche-a, apertando-a bem, para evitar qualquer tipo de fuga.

Dica 5: Limpeza e manutenção do tubo de drenagem de água

A mangueira da máquina de lavar a roupa pode ser a causa de maus cheiros da máquina e consequentemente da sua roupa.

Por isso, uma a duas vezes por ano deve remover as impurezas da mangueira.

Aproveite esta limpeza para verificar se a mangueira está bem apertada e se está em boas condições. Se estiver gasta, deve ser substituída. 

Dica 6: Como limpar a borracha entre a porta e o tambor da máquina de lavar roupa

Às vezes, a sujidade acumula-se entre a vedação e o tambor: bolor, resíduos, detergente… Portanto, é necessário verificar regularmente para evitar manchas que dificilmente irão sair. Retire com muito cuidado a vedação, para não danificá-lo. Mas antes de retirá-lo deve remover a sujidades à volta, com uma esponja ou um pano seco e depois com um ou vários cotonetes.  

Uma junta com bolor:

Se houver manchas de bolor passe sobre a borracha uma escova de dentes macia impregnada com água quente, misturada com um pouco detergente de loiça e algumas gotas de amoníaco. Depois, limpe com uma esponja húmida e seque cuidadosamente com um pano seco. 

Uma junta húmida:

Passe sobre a junta um pano polvilhado de pó talco. Pode esfregar a junta de borracha quantas vezes for necessário, uma vez que é de borracha é resistente. 

A porta: 

Depois de cada lavagem deve limpar com um pano seco a porta da máquina de lavar roupa. Adquira o hábito de verificar o interior da borracha, pois muitas das vezes, ficam lá presas algumas peças de vestuário ou acessórios, tais como meias ou ganchos de cabelo, por exemplo.

Dica 7: Remover os maus cheios da máquina de lavar roupa

Para remover os maus cheiros da sua máquina de lavar pode mergulhar dentro de uma bacia uma toalha grande com vinagre branco. Depois, coloque-a na máquina de lavar e ponha o programa de centrifugação.

Pequenos gestos simples e económicos que farão diferença nos cheiros e na higiene das suas roupas. Como vê, não precisa de gastar fortunas em produtos especiais para limpar máquinas de lavar roupa. Com produtos caseiros pode fazer verdadeiros milagres na limpeza da máquina, mas também da sua casa. Confira mais dicas de limpeza: 7 ideias de limpeza que provavelmente ainda não lhe passaram pela cabeça.

Outra solução passa também pela troca de detergente: produtos com muita fragrância nem sempre são as melhores escolhas. Pode optar por um detergente mais neutro e acrescentar um amaciador, para um cheiro mais agrádavel.

Usar muito detergente não significa uma roupa cheirosa e bem lavada, respeite as doses indicadas. Para manchas e nódoas, faça um programa de pré-lavagem

Dica 8: Limpar a máquina de lavar roupa depois de tingir uma peça de roupa

Se precisou de tingir uma peça de roupa também lavar a sua máquina de lavar a seguir, para não tingir as outras peças de roupa, na próxima lavagem. Tenha cuidado!

O que deve fazer é simples (duas dicas): 

Mergulhe uma toalha velha em lixívia, centrifugue-a, rapidamente-a, na máquina de lavar roupa a 60°. Outra solução é de pôr a funcionar a máquina de lavar roupa vazia, entre 40 e 60°, com apenas 5 litros de vinagre branco.

Dica 9: Procurar um profissional

Se tiver problemas maiores com a sua máquina de lavar roupa deve procurar ajuda profissional, tal como um canalizador ou um marceneiro

Onde procurar? 

É fácil, está na página certa! Para aceder aos contactos, clique no separador que diz profissionais e aceda a todos os contactos nacionais. Pesquise-os por zona, introduzindo o seu código postal, desta forma é mais fácil e mais económico, uma vez que os custos de deslocação serão menores. Não hesite em pedir mais informações ou orçamentos diretamente. 

Mais dicas?

Sim, há mais, mas para isso deve continuar com este livro de ideias: Máquina de lavar roupa na casa de banho? Descubra como!

Mais dicas: como limpar a máquina de lavar roupa

Assim como é necessária uma limpeza de toda a casa regularmente, a máquina de lavar roupa não é exceção. Neste sentido, reunimos algumas dicas neste artigo de como tirar mau cheiro da máquina de lavar roupa.

Talvez a forma mais conhecida seja limpar a máquina de lavar roupa com vinagre, pois todos sabemos os poderes do vinagre na limpeza doméstica.

A maioria das pessoas opta por ter este eletrodoméstico na cozinha, outras na casa de banho, mas nós sugerimos que se tiver oportunidade aposte por uma lavandaria, como vemos na imagem. Um arquiteto de interiores irá ajudá-lo a criar este espaço e não perca mais ideias: aqui.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista