SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como fazer a manutenção de estruturas em madeira

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Beleza, charme e funcionalidade. Apostar na madeira para a composição dos ambientes sempre traz bons resultados. Seja na composição dos móveis, na decoração de pequenos espaços ou na estruturação de casas, as peças de madeira oferecem ambientes acolhedores e sempre confortáveis. Em regiões onde as temperaturas são mais baixas, a utilização da madeira confere um ambiente mais aquecido, já que elementos em madeira são condutores naturais de calor.

A utilização da madeira na estruturação de casas é uma prática milenar. Em séculos passados, quando a utilização do cimento ainda era incomum, as madeiras conferiam a estruturação de cidades inteiras. Com o passar dos anos e a evolução tecnológica dos materiais, as casas totalmente feitas de madeira perderam parte do espaço, mas, nem assim, deixaram de ser utilizadas. Optar por madeiras na estrutura do lar requer cuidados. Existem diversos tipos de árvores utilizadas na extração de madeiras que podem conferir diferentes acabamentos. A mais forte, sem dúvidas, é a aroeira, capaz de suportar as condições mais diversas por longos períodos de utilização. A mais comum é o eucalipto, de fácil reflorestamento e manuseio para as mais variadas utilizações. O mais importante no momento da escolha, é direcionar a preferência por materiais previamente tratados contra cupins e outros insetos que se alimentam da madeira e podem provocar grandes estragos na estrutura interna deste tipo de material.

Da utilização dos pisos aos telhados, a versatilidade de elementos em madeira é algo muito apreciado por profissionais. Entre os tipos e direcionamentos estruturais, podemos citar a maçaranduba, itaúba e jatobá para as construções, enquanto a peroba-rosa é tradicionalmente voltada para o telhado. Fique atento às indicações do seu arquiteto para que a melhor escolha estética e estrutural seja feita.

Para seguirmos com outras boas indicações sobre o uso da madeira em estruturas e a maneira como a manutenção delas é feita, convidamos você a, mais uma vez, seguir conosco por boas inspirações que ajudarão a preservar as características originais da madeira escolhida. Seguindo estas dicas básicas e as orientações do profissional de sua confiança, certamente as peças de madeira que estruturam a sua casa, ficarão preservadas por muitos anos. 

Venha conosco e aproveite!

Compra

BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS: Casas  por Arquitetando ideias
Arquitetando ideias

BEACH HOUSE – TRAMANDAÍ/RS

Arquitetando ideias

Após o momento de definições sobre quais os tipos de madeiras que servirão como estrutura para a casa, é chegado o momento de compra do mesmo. Para que você acerte em cheio nas melhores opções disponíveis na loja escolhida e evite comprar madeiras com a qualidade comprometida, algumas dicas devem ser seguidas. A primeira delas é evitar a escolha de peças que aparentem umidade. Quando a madeira está aparentemente úmida, é sinal de que a sua conservação estava sendo feito de forma errada e, logo, ela apodrecerá. Fique atento também à origem do material. Isto pode ser conferido através do DOF, um documento criado pelo IBAMA, que atesta a legalidade na origem da árvore. Esta prática é essencial para que a venda de madeira proveniente de desmatamento seja facilmente comercializada. 

Ao fim do projeto, você certamente ficará grato a si mesmo por ter feito boas escolhas, que poderão se transformar em casas fantásticas, como esta, projetada pelo escritório Arquitetando Ideias, de Porto Alegre (RS). 

Impermeabilizante

Se a estrutura de madeira estiver na área externa, é inevitável que o contato com a chuva ocorra. Como a madeira absorve naturalmente a água, é preciso cuidado no tratamento para que o apodrecimento das peças não ocorra. Para isto, a impermeabilização é fundamental. Os impermeabilizantes agem reduzindo a porosidade das peças, fazendo com que a umidade não penetre nas peças. A utilização deste produto é essencial para assegurar a durabilidade das peças de madeiras escolhidas e, por consequência, assegurar também a sua segurança. Você poderá encontrar os impermeabilizantes facilmente em diversos tipos, como verniz, tinta, argamassas e outros materiais utilizados no acabamento das construções. 

Limpeza

A limpeza das peças em madeira é fundamental para manter o brilho e beleza das peças. A limpeza das peças deve ser feita com a utilização de materiais simples, como pano úmido e apenas uma pequena quantidade de detergente neutro. Efetue a limpeza cotidiana dos móveis e, se desejar, aplique uma pequena quantidade de óleo de peroba para lustrar as peças. As estruturas internas feitas com madeira proporcionam a sensação de aconchego e acolhimento. Logo, mantê-las sempre com uma boa aparência faz toda a diferença, como neste lindíssimo projeto desenvolvido pelo arquiteto de interiores, David Guerra, de Belo Horizonte (MG). 

Verniz

A utilização do verniz é uma boa opção para dar um acabamento brilhante e mais bonito nas peças, especialmente na decoração dos espaços onde a madeira está presente. Encontrados em diversos tons de cor, a utilização do verniz naval é ainda fundamental contra a incidência de insetos, a umidade e para que as peças estejam sempre com bom aspecto. A indicação para este tipo de material é sua utilização anualmente, após uma leve lixada nas peças. Tenha o cuidado de fazer poucas aplicações nas peças, já que, excessos, podem deixar colorações amareladas nas peças. 

Um ambiente com estrutura de madeiras bem cuidado será sempre brilhante e bonito, como podemos perceber neste belo projeto do arquiteto de interiores, David Guerra, de Belo Horizonte (MG).

Troca de peças

Se a instalação das peças tiverem sido feitas há muito tempo e sem a manutenção correta, é possível que ocorra o desgaste natural das peças em madeira, seja por causa da umidade local, a exposição excessiva ao sol ou pelos ataques de insetos, como os cupins. Neste caso, a troca da peça é fundamental. Em caso de danos em peças estruturais, a recomendação é que toda a peça seja trocada. Em caso de peças decorativas, com danos estéticos, o enxerto seguido de tratamentos específicos pode ser uma ótima solução. 

Na imagem, uma ótima ideia de área de piscina com estrutura vazada de madeira, desenhada pelo escritório Tupiniquim Arquitetura Brasilis, de Salvador (BA). 

Economia

Por fim, podemos afirmar com segurança que a manutenção de estruturas em madeira é muito econômica. Com os cuidados específicos, certamente as madeiras utilizadas no seu lar poderão ficar lindas por muito mais tempo para manter a decoração sempre perfeita!

E você, quais cuidados você toma para manter as madeiras da sua casa sempre conservadas?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!