Faça seu próprio vaso de concreto

Milena Pinheiro Milena Pinheiro
Loading admin actions …

Decorar uma casa com plantas permite criar um ambiente agradável e alegre. Além de vegetação, um adorno imprescindível para a composição de um espaço mais verde, são os vasos. Estes podem ser feitos de distintos materiais como cerâmica, barro, metal ou concreto. 

O concreto é um material fácil de ser encontrado e por muito tempo foi utilizado apenas com funções de revestimento, base para a construção e arquitetura. Nos últimos anos, o material industrial foi resignificado e serviu de matéria prima para objetos delicados como luminárias, potes e vasos. Simultaneamente, a facilidade de acesso à materiais e informações, permitiu a popularização do DIY, conceito em que você pode fazer manualmente seus objetos em casa sem ter que contratar um serviço.

Com esta proposta o homify trouxe algumas dicas de como você pode fazer seu próprios vasos de concreto com inúmeros formatos, tamanhos e possibilidades decorativas. Você poderá se inspirar, colocar a mão na massa e deixar a sua casa com pequenos detalhes que são a sua cara!

Escolha seu molde

Jardins de inverno escandinavos por Connox
Connox

OK Design – Cibele Blumentopfständer

Connox

Para fazer o seu vaso de concreto, primeiramente você deverá escolher o molde. Vamos ensinar como fazer um vaso simples, por isso sugerimos inicialmente formatos não muito complexos para que você consiga entender o processo. Por exemplo: duas caixas, uma maior do que a outra, ou dois recipientes como copos e potes com o mesmo formato porém em tamanhos diferentes. Após você dominar a técnica será possível criar formas com desenhos mais elaborados!

Materiais necessários

Casa  por Catorce/21
Catorce/21

Catorce/21 producción

Catorce/21

- Escolha dois moldes de diferentes tamanhos com o mesmo formato, exemplo:  caixa de leite e caixa de creme de leite. Coloque um dentro do outro, entre os dois recipiente deve haver um espaço de 5 cm. Moldes de vidro, plástico, papelão, vidro e aço inoxidável são alguns exemplos comuns. Para começar, vai precisar dos seguintes materiais:

- Tesoura;

- Lixa;

- Spray ou óleo lubrificante;

Para a mistura da multimassa: 

– Multimassa ( Se você não achar a multimassa pronta, pode fazer uma mistura de cimento e areia.) 

– Luvas para proteger suas mãos; 

– Recipiente para misturar essa massa; 

– Água; 

– Algo coisa para você mexer a massa.

Preparo da massa

Casa  por SMIN
SMIN

SMIN Rest collection

SMIN

Proteja suas mãos com luvas, despeje dentro de um recipiente e misture uma parte de cimento para duas partes de areia. Adicione água aos poucos sempre misturando, a pasta não pode ficar muito dura nem muito líquida. Aplique a óleo ou o spray lubrificante na superfície interna e externa dos moldes e coloque um molde dentro do outro, no centro, coloque o menor pra determinar onde é que vai ficar a planta. 

Despeje o concreto

Casa  por Pitaya
Pitaya

PICACHOS Sujetalibros de concreto

Pitaya

Despeje o concreto delicadamente sobre o vão interno do maior molde. Agora, coloque dentro do molde maior o molde menor na parte interna, pressione este para baixo, o menor molde formará um espaço interno oco em que você poderá colocar a terra e a planta. Com uma espátula, alise a superfície do concreto com uma certa pressão, deste modo elimina-se as imperfeições das bordas. A base e as paredes devem conter espessura semelhante, embora a base possa ser maior do que as paredes (normalmente não o contrário).

Deixe endurecer

Casa  por Pitaya
Pitaya

Cubo Maceta de concreto / Base metalica

Pitaya

Embrulhe os molde num plástico e deixe endurecer aproximadamente por 36 horas. Depois, ao perceber que o cimento já endureceu, teste a força do concreto com um estilete ou uma faca, deste modo você saberá se o concreto continua umedecido. 

Tirando o molde

Lentamente remova o molde interno. Se você utilizou papelão, será possível rasgá-lo. Se você utilizou vidro, você talvez tenha que quebrá-lo. Embora a vaselina e o lubrificante pode permitir que você salvar moldes de vidro. Retire o molde externo e alise a superfície do vaso com uma lixa áspera. Você deve esperar por mais alguns dias antes de colocar a planta.

Acabamento

Casa  por Dust
Dust

Ail + El Concrete Planters

Dust

Para o acabamento isso você precisará de lixa grossa, além de polir a peça, é possível decorar o seu vaso com a pintura com tinta acrílica. Pense em cores, padrões e desenhos diversos. Você pode criar uma composição entre eles com diferentes tamanhos, espécies de plantas além de suportes variados para apresentar os seus vasos.

E você, já se inspirou para colocar a mão na massa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!