Sala de Estar : Salas de estar modernas por Renata Basques Arquitetura e Design de Interiores

10 ideias de móveis para TV: escolha a melhor solução para sua casa

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

Na maior parte das casas brasileiras, é em torno da televisão que a sala de estar se organiza. Apesar do uso frenético da Internet ou de plataformas como a Netflix, as pessoas ainda não dispensam este aparelho que, aliás, é muitas vezes ligado ao computador.

Há não muito tempo, a televisão era grande e volumosa, o que, convenhamos, não dava a sala do ponto de vista estético. Hoje, já não é assim. As televisões modernizaram-se, são mais finas e têm um design bonito que não surge disfarçado no contexto em que se inserem. Ainda assim, é importante encontrar uma solução prática para a colocar no ambiente independentemente de ser a sala de estar, o quarto ou cozinha. Por isso, selecionamos 1o ideias para você escolher o móvel ou o painel ideal para acomodar a sua televisão. 

Siga conosco e inspire-se!

1. ​Considere o tamanho da televisão

Antes de escolher o suporte para a sua televisão, deve ter em conta o tamanho da mesma. Pode optar por um aparador, por um painel ou até por inseri-la em uma estante, mas tem que se assegurar que a estrutura aguenta bem o peso e que, ao mesmo tempo, irá enquadrar o aparelho de forma agradável na sala de estar.  Não esqueça que a proporção é tudo. O móvel de televisão deve ainda permitir-lhe a inclusão de acessórios adicionais (se for o caso) como colunas de som, consolas, box, coleções de DVDs, entre outros itens decorativos.

- Mais ideias para a sua sala, acesse: Vinil adesivo: a solução rápida e bonita para a decoração da casa.

​2. Medida correto do espaço para colocar a TV

O tamanho do espaço no qual vai acomodar a televisão e o respectivo móvel também deve ser equacionado. Não faz sentido uma área pequena ter um aparelho enorme e vice-versa. Mais uma vez, tem tudo a ver com as proporções. Em termos visuais, a televisão deve fazer sentido dentro do painel e não parecer perdida ou a impor-se demasiado. Para que isto não aconteça, tire as medidas. Até pode marcá-las a lápis ou com fita colante na parede.

​3. Quais os materiais mais usados para os suportes de TV?

Na construção de mobiliário, há um material que leva sempre a melhor em termos de popularidade. Sabe qual é? A madeira. Porém, também encontramos móveis em diferentes materiais como o aço cromado, o  alumínio ou o vidro temperado. Este último é mais perigoso para casas onde há crianças pequenas, pois pode-se partir. Por isso, que a madeira é uma ótima opção.

​4. O estilo do móvel de TV tem que ser igual ao dos outros móveis?

A resposta a esta pergunta está relacionada com o seu gosto pessoal. O suporte para a televisão pode repetir o estilo do espaço onde se insere, mas também pode surgir como um contraste. No entanto, deve sempre haver harmonia entre as peças e cada caso é um caso. Felizmente, há uma diversidade de soluções disponíveis no mercado pelo que não terá dificuldade em encontrar uma do seu agrado. Se não se identificar particularmente com nada, pode, simplesmente, suspender a televisão na parede ou colocá-la num nicho ou no centro de uma prateleira.

​5. O layout/configuração do espaço

Outro aspecto a considerar é a configuração do espaço e aquilo que o define em termos arquitetônicos ou de recursos pré-existentes. A sala de estar? O perímetro é assimétrico? Onde estão as portas? E as janelas? A luz que entra vai bater na televisão, tornando o visionamento de programas desconfortável? Onde estão as tomadas e as ligações? Posso ter que as mudar de lugar? Não se esqueça destes detalhes que o tamanho da televisão irá influenciar o seu posicionamento.

​6. Distância entre a televisão e o sofá

E como nos preocupamos com a sua saúde e bem-estar, não podíamos deixar de incluir neste artigo a distância a que se deve ver televisão. Segundo a Zap em Casa, estas são as distâncias recomendadas entre a televisão e o sofá:

Para salas maiores, ideais para Home Theaters

TV 46 polegadas 1,75m 3,5m 

TV 50 polegadas 1,9m 3,8m 

TV 52 polegadas 2m 4m 

TV 55 polegadas 2,1m 4,2m 

TV 60 polegadas 2,2m 4,6m

A melhor TV para ambientes pequenos, como quartos e salas menores

TV 26 polegadas 1m 2m

TV 32 polegadas 1,2m 2,4m

​7. Painel de TV e televisão suspensa diretamente na parede

Suspender a televisão na parede ou optar por um painel é uma boa opção que irá fornecer espaço útil no chão e ainda tornará o ambiente mais leve. Contudo, não se esqueça que as televisões são pesadas – até mesmo as modernas – pelo que é importante saber se a parede aguenta o peso – do painel e/ou da televisão. As paredes de Drywall, por exemplo, não servem para o efeito.

Além disso, verifique se a televisão LCD pode ser suspensa. Se não encontrar nenhuma informação no manual, veja se na parte de trás, tem furos para ser montada na parede.

8. Escolha o painel certo

Em seguida, tem que escolher o suporte. Há suportes fixos e outros que permitem inclinar e girar a televisão. Estes últimos são melhores. Verifique como pode ser feita a passagem dos cabos e se há qualquer obstáculo à mesma.

Com o recurso à fita-cola ou a um lápis, como já mencionamos, defina a área que o televisor vai ocupar. Sente-se no sofá e ajuste consoante as suas preferências e da sua família. A televisão deve, posteriormente, ser fixada de acordo com as instruções. Se não se sente à vontade para levar a cabo esta tarefa, contrate um profissional.

​9. Colocar a televisão em um nicho

Em muitas salas de estar, vemos os sofás orientados para uma estante – que ocupa uma parede na totalidade – com a televisão ao meio. Esta solução é muito oportuna não só porque o nicho preenche a parede e compõe a decoração da sala, deixando-a mais acolhedora, como também porque oferece espaço de arrumação adicional que dá sempre jeito numa casa. Assim, em torno da televisão, pode arrumar os seus livros, vinis, DVDs e ter vários objectos de decoração como molduras, jarras, entre outros. O compartimento onde a televisão se situa tem, claro está, que ser aberto ou semiaberto por detrás para os cabos passarem.

10. Que profissionais o podem ajudar?

Como em tudo o que diz respeito à nossa casa, a ajuda de um profissional para nos ajudar a determinar o melhor local para a televisão e a fixá-la (se for o caso) é sempre bem-vinda. Aqui na homify, dispomos de uma vasta lista de profissionais organizados por categoria.

- Continue a sua leitura, acesse: Interiores modernos: como conseguir este estilo em casa?

Em qual móvel você colocaria a sua televisão? Comente
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!