8 ideias de como deixar a luz natural invadir sua casa | homify

8 ideias de como deixar a luz natural invadir sua casa

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
JJT00 | Escritório Kali Arquitetura Escritórios clássicos
Loading admin actions …

Ter uma casa escura é das coisas mais deprimentes que pode acontecer a alguém e, infelizmente, nem sequer é assim tão incomum, mesmo nos dias que correm.

Áreas mal dimensionadas, espaços constrangidos por construções vizinhas que limitam a exposição solar, janelas demasiado pequenas e todo um número de armadilhas de decoração e design de interiores são os principais responsáveis por ambientes tristes, onde a luz natural tem muita dificuldade em entrar. Mas nós sabemos da importância para conseguir as melhores condições em qualquer área. Por isso, selecionamos 8 ideias e sugestões para conseguir mais luz natural nos seus espaços interiores. 

Venha conosco e tome nota!

1. Vantagens de uma boa iluminação natural

Provavelmente você já percebeu que se sente melhor em um ambiente cheio de luz natural do que em um espaço escuro, onde o sol não entra, mas provavelmente não saberá bem o porquê. No entanto, as razões são muito simples, de ordem psicológica, fisiológica, econômica ou ambiental, mas inatas ao ser humano.

Vantagens da luz natural: 

É benéfica para a visão – o sol emite um espectro completo de radiações visíveis, que impõe menos esforço visual ao olho humano.

- Marca o ritmo biológico, estabelecendo o padrão de sono, o que a torna também fundamental a nível psicológico, e desencadeando os processos de síntese da vitamina D, uma vitamina essencial à fixação de minerais nos ossos.

- Desencadeia o processo de produção de endorfinas, as chamadas hormonas da felicidade, aumentando a nossa sensação de bem estar. 

- É gratuita – lembre-se de que a iluminação artificial é um dos fatores que mais peso tem na sua conta de eletricidade.

2. Abra janelas

Casa Horto OBM 79 Maria Claudia Faro Quartos tropicais Azul
Maria Claudia Faro

Casa Horto OBM 79

Maria Claudia Faro

A iluminação natural residencial é muito importante assim como abrir as janelas para renovar o ar para manter o dormitório saudável. Por isso, logo pela manhã antes de arrumar a sua cama abra as janelas ou a janela e deixe o seu ambiente ser invadido pela luz natural.

- Mais ideias para renovar o seu lar, acesse: Vinil adesivo: a solução rápida e bonita para a decoração da casa

3. Mesmo que seja em locais improváveis

Instalar janelas no teto é uma forma elegante de aumentar a iluminação solar em espaços escuros, melhorando as condições de habitabilidade sem alterar muito a fachada da construção. Faça uma mini janela espelhada no teto como vemos na imagem e aumente a área de claridade do ambiente.

5. Faça uma coluna de luz ou um jardim de inverno

SDP00 | Jardim de Inverno Kali Arquitetura Jardins de inverno rústicos
Kali Arquitetura

SDP00 | Jardim de Inverno

Kali Arquitetura

Uma solução perfeita para conseguir mais luz natural, seja em projetos de construção ou numa remodelação profunda, é fazer um jardim de inverno. Estes jardins são caixas de luz, com paredes de vidro que deixam entrar luz natural a partir de uma janela no teto, o que significa um obra mais abrangente do que apenas instalar a janela no telhado. Esta solução é uma ótima ideia para moradias cuja proximidade de vizinhos impede a construção de janelas para o exterior.

Outra solução, mas um pouco diferente, e que possivelmente só será viável com planejamento antes da construção, é a criação de uma parede de empena aberta no topo e na parte da fachada onde é possível instalar janelas. Esta opção é uma engenhosa forma de contornar a impossibilidade de fazer janelas numa determinada parte da fachada, deixando entrar a luz e mantendo a privacidade. Fale com o seu arquiteto e estudem as melhores soluções para o seu caso em particular.

4. Acabe com a ditadura das paredes

Paredes que dividem e aperta… Cozinha fechada, salas separadas, corredores compartimentados. Sabia que os espaços pequenos, mesmo que tenham uma janelinha, vão sempre dar a sensação de serem mais escuros do que são? Então, se puder acabe com o máximo de paredes possível. Deixe a luz entrar sem obstáculos!

Um bom projeto de design de interiores vai ajudá-lo a otimizar os ambientes e a achar uma solução ótima para manter a coerência funcional num espaço onde as paredes foram abolidas. Uma divisória que estabelece uma fronteira, mas deixa passar a luz é uma sugestão sempre útil que, se for bem executada, vai permitir uma melhor distribuição da luz natural por todo o cômodo.

Quer separar um ambiente, mas sem perder luz? Cobogós: 20 ideias para iluminar ou separar um ambiente em sua casa


A não ser que sejam de vidro

Uma parede de vidro é uma solução radical para deixar entrar a luz natural num espaço interior, mas é mesmo eficaz.

- Mais ideias para a sua inspiração, acesse: Em Porto Alegre: o perfeito apartamento para o jovem moderno.

6. Aposte no branco

Agora vamos falar de algumas alterações que pode fazer no interior da sua casa, sem grandes obras e com investimentos mais pequenos, que embora tenham resultados mais limitados do que a abertura de uma janela, ainda assim serão determinantes a melhorar a qualidade da luz natural que recebe nos seus ambientes.

A chave é apostar no branco e cores claras. Nos móveis, nos têxteis, nos acessórios decorativos. Apostar em ambientes monocromáticos de tons muito claros vai ajudar a aumentar a quantidade de luz natural disponível nos espaços, tornando-os mais vivos e dando até a sensação de serem maiores do que na realidade são. 

7. As superfícies brilhantes, espelhadas ou refletoras são grandes aliadas

Dotar os seus espaços com pouca exposição solar de objetos espelhados, polidos ou com superfícies brilhantes, como parte integrante da decoração é uma opção relativamente simples de executar, embora implique um determinado estilo, mais moderno, que pode não ser bem o seu.

As superfícies refletoras ajudam a distribuir a luz natural a partir do ponto da exposição solar, refletindo-a e multiplicando-a até chegar aos pontos mais interiores. Isto inclui móveis de madeira lacada, brilhantes, espelhos, acessórios prateados ou dourados, ou mesmo móveis cobertos de espelhos, como nesta interessante proposta.

8. Sabia que há soluções técnicas avançadas para melhorar a captação da luz solar para os interiores?

E por último damos uma solução que pode ser uma novidade para você: – revestimentos técnicos para os vidros que redirecionam a luz natural proveniente da exposição solar direta das janelas para o interior do edifícios! 

Sabia da existência destes produtos? São películas feitas de micro prismas que se aplicam na parte mais superior da janela e que refletem a luz, direcionando-a para cima em direção ao teto e levando-a até fundo dos espaços. No fundo são expedientes que permitem uma melhor difusão e distribuição da luz a partir da sua entrada! As escadas interiores são dos espaços que menos luz natural costumam receber.

- Continue a sua leitura, acesse: 14 coisas que você precisa fazer para limpar e manter a casa em ordem.

Confira mais ideias de como iluminar um ambiente com luz natural

Você quer dividir ambientes e colocar uma estante, mas não quer perder luz, certo? Já pensou em utilizar uma estante vazada? Assim você consegue o resultado da delimitação de ambientes, organização e consegue manter a luz entre os espaços em questão.

Portas janelas para ambientes com tons escuros

Todos sabemos que móveis escuros acabam diminuindo a claridade dos ambientes. Por isso é preciso pensar em alternativas para que a luz natural esteja presente também quando temos esse tipo de tonalidades. Este projeto conta com uma cozinha com tons escuros, mas optou por colocar uma porta janela de vidro, que vai desde o teto ao chão, integrando a cozinha com a área da piscina. Essa alternativa é ideal para que toda a iluminação solar tome conta do ambiente interior. 


Janelas em corredores e escadas

Inserir janelas em lugares onde normalmente não existiriam também é uma solução para quem busca mais luz natural no projeto da sua casa. Janelas nos corredores ou até mesmo nos tetos das escadas podem ser uma ótima alternativa para um toque de luz solar extra.

Saiba Tudo Sobre Quartzo e Silestone a Partir de 11 Cozinhas Maravilhosas
Arrow navigation 3b3136b1
Gostou das ideias para tornar o seu ambiente iluminado naturalmente? Comente
Casas inHAUS Casas modernas

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!