Que intercomunicadores de prédio existem e como funcionam?

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Que intercomunicadores de prédio existem e como funcionam?

Ida Gaspar – homify Ida Gaspar – homify
  por homify
Loading admin actions …

Quando é para falar em segurança e privacidade da nossa casa e respetivo bem-estar, todos os elementos são importantes, tal como o intercomunicador de prédio, de moradia ou de escritório. Funcionam todos da mesma maneira, mas a verdade é que num prédio podemos não ter a mesma visibilidade que numa habitação, para espreitar quem está a tocar à campainha. Por isso, é primordial ter um intercomunicador funcional e atual. Nos dias que correm, os cuidados com a nossa segurança nunca são de mais.

Se tiver o seu intercomunicador avariado ou precisar de atualizar o seu, veja este artigo homify, pois reunimos todas as dicas e informações importantes, para que faça uma compra assertiva. 

Seja bem-vindo e continue por esta porta fora, aqui o território é seguro!

1. Por que deve escolher um intercomunicador?

Um elemento de segurança

Um intercomunicador de prédio ou de moradia é um equipamento que lhe traz segurança e conforto, graças a ele consegue filtrar quem está a tocar à sua campainha, claro que o sistema de vídeo porteiro permite uma maior segurança em relação ao intercomunicador áudio que pode não ser tão seguro, embora conheça as vozes dos seus familiares e amigos. 

Neste sentido, um intercomunicador permite um primeiro contacto, para que possa abrir a porta ou não, sem ter que enfrentar cara a cara a pessoa, sem dúvida que oferece uma proteção significativa.

 O funcionamento do intercomunicador 

O funcionamento do intercomunicador é bastante simples: na maioria dos casos é composto por um terminal externo e um aparelho interno, equipado com microfones e alti-falantes, este dispositivo permite a comunicação de áudio e/ou vídeo entre dois postes, separados a uma distância razoável. Conectado a um sistema de abertura, o intercomunicador permite ativar remotamente a abertura ou fechamento de uma porta, um portão, etc.

2. Os diferentes tipos de intercomunicadores

Existem no mercado intercomunicadores duas categorias de produtos: intercomunicadores áudio e intercomunicadores vídeo porteiro:

O intercomunicador de áudio 

Como o seu nome indica, o intercomunicador áudio é um dispositivo que fornece apenas comunicação de áudio entre dois interlocutores. É menos caro comparado com um intercomunicador de sistema de vídeo, mas não permite identificar visualmente a pessoa. Apenas a voz dá uma pista para a identidade do visitante. A menos a voz de pessoas próximas e talvez do carteiro, o intercomunicador de áudio apresenta-se como um primeiro elemento de proteção que requer uma certa confiança dos visitantes e do seu discurso.

O vídeo porteiro

Este intercomunicador está equipado de um dispositivo de vídeo, sendo que traz um nível de segurança e conforto superior ao intercomunicador de áudio, oferecendo a possibilidade ao seu proprietário de observar o seu visitante. Além da fala, é possível ter uma imagem da pessoa que acabou de tocar e, assim, ser capaz de identificar claramente quem é, podendo analisar se o discurso do visitante é compatível com a sua postura e traje (por exemplo, um comercial que deseja vender produtos está vestido, geralmente, de fato).

3. Os diferentes tipos de transmissão

Corredores e halls de entrada  por C evolutio Lda
C evolutio Lda

Viver com prazer by C EVOLUTIO LDA.

C evolutio Lda

Da mesma forma que existe distinção entre as duas categorias de intercomunicadores, o tipo de transmissão também permite classificar os intercomunicadores em duas outras categorias:

Porteiro electrónico com fio 

Para este primeiro tipo de transmissão é necessária uma fonte de alimentação, normalmente feita a partir de um fio de 2.5 mm2, este conecta as duas partes do dispositivo, a campainha e intercomunicador. A instalação é exigente, já que todos os cabos elétricos devem estar escondidos, bem como deve estar tudo ligado conforme as normas. Esta solução é a mais eficaz quando a distância entre os dois elementos do dispositivo é relevante.

Porteiro electrónico sem fio

Extremamente fácil de instalar, já que não requer uma conexão elétrica, o intercomunicador sem fio funciona com baterias e fornece comunicação entre os dois dispositivos por ondas. Embora alguns modelos tenham um alcance de até várias centenas de metros, podem existir problemas de transmissão quando o intercomunicador sem fio e o receptor são instalados a uma distância significativa um do outro.

4. As diferentes opções de um intercomunicador

  por homify

Para fornecer o conforto ideal, para uma melhor segurança ou simplesmente para seduzir os potenciais compradores, os fabricantes de intercomunicação associaram à função principal do seu dispositivo algumas opções, entre as quais podemos encontrar:

o tamanho do ecrã: pequeno, permite ser discreto no seu interior, mas requer aproximar-se do aparelho para identificar claramente o visitante. Maior que 18 cm, permite facilmente observar de relance quem acaba de tocar à porta. Além disso, saiba que os intercomunicadores não escaparam à revolução de ecrãs táteis. 

- qualidade de imagem: digital, oferece uma imagem ideal que não será interferida com outros equipamentos. Analógica, será muito menor e poderá estar sujeito à mesma interferência.

- a cor: ainda no campo do ecrã, alguns modelos de intercomunicadores propõem substituir o monótono preto e branco por cor. É cada vez mais comum, apenas os modelos mais baratos conservem os tons pretos e brancos. 

controle remoto: esta opção ativa a abertura ou o fecho de uma instalação. Uma opção confortável para evitar deslocar-se para abrir a porta. 

uma opção de memorização: é possível, com alguns intercomunicadores de vídeo, gravar uma imagem dos visitantes que tocaram à sua porta. Armazenadas num mapa digital, essas imagens permitem ver se uma pessoa veio à sua casa durante a sua ausência.

Telefone: Alguns modelos de intercomunicadores estão associados a um telefone. Uma opção conveniente que permite, por exemplo, transferir a chamada de um intercomunicador para um telefone fixo ou telemóvel quando estiver longe do aparelho.

vídeo porteiro extra: Alguns intercomunicadores oferecem um ou mais dispositivos para a instalação e monitoramento de vários locais da casa.

multi-habitação: para uma casa com várias unidades, o intercomunicador multifamiliar é uma solução essencial para proporcionar o mesmo nível de segurança a todos os residentes.

toques: do mais clássico ao mais extravagante, o toque de um intercomunicador pode ter várias melodias, dependendo do modelo. Pode variar o toque sem que se fartar.

a partilha de mensagens: substitua os papéis colados na porta onde escreve uma mensagem, por intercomunicadores. Por exemplo, em vez de informar aos seus visitantes que volta em cerca de vinte minutos, o intercomunicador é responsável por entregar as informações apenas àqueles que tocam à campainha.

5. Dicas e conselhos para escolher o seu intercomunicador

As suas necessidades

Recebe poucas pessoas, mora numa zona onde há pouco movimento, passa muito tempo em casa e não tem medo de abrir a porta a estranho? Ou pelo contrário, vive numa zona agitada e tem o hábito de ficar longe por muito tempo e teme que uma pessoa possa entrar em sua casa sem o seu consentimento? A escolha de um intercomunicador será logicamente diferente de acordo com as necessidades expressas por estas duas situações.

A facilidade de instalação

Extremamente fácil de instalar, um porteiro electrónico sem fio não requer habilidades especiais de bricolage, por isso, pode ser instalado rapidamente sem dificuldade. Por outro lado, um porteiro electrónico com fio pode requerer alguma habilidade e trabalho de instalação. Quando possível (construção ou renovação), é melhor antecipar e comprar um novo intercomunicador.

6. Quanto custa um intercomunicador?

O preço de um intercomunicador depende inevitavelmente do tipo e do modelo escolhido, bem como das diferentes opções selecionadas. Se a opção de cor aumentar substancialmente a fatura, outras, como o tamanho da tela ou a opção de controle remoto, podem levar a uma reflexão financeira adicional sobre a sua necessidade. 

No entanto, pode contar em média, um orçamento entre 30 e 150 €, a este preço será suficiente para equipar a sua casa com um intercomunicador de áudio. Para um vídeo porteiro, os preços podem subir até aos 500 €, para os modelos mais potentes. 

Finalmente, para um modelo que oferece os mesmos serviços, um porteiro electrónico com fio será vendido a um preço mais alto do que um porteiro electrónico sem fio.

Quem instala o intercomunicadores de prédio?

Casas  por ARCHDESIGN | LX
ARCHDESIGN | LX

Remodelação Prédio

ARCHDESIGN | LX

Na maioria dos casos, o intercomunicador de prédio é instalado durante a construção da residência ou do edifício. No entanto, em edifícios mais antigos, o sistema pode ser instalado depois, após uma decisão do proprietário.

Para mudar o intercomunicador do prédio poderá necessitar da autorização do condomínio. Exponha esta questão numa próxima reunião, para que fique em ata. 

A instalação por um profissional especializado (electricista) permitirá escolher as conexões correspondentes aos cabos disponíveis para a comunidade, assegurando ao mesmo tempo o funcionamento adequado do novo equipamento.

Conclusão

Comprar um intercomunicador não é um processo complexo, tudo depende do nível de conforto esperado, bem como do orçamento disponível. Mas não se esqueça que são nestes pequenos detalhes que a sua casa fica mais valorizada, além de mais segura. 

Seja qual for a sua escolha de intercomunicação, lembre-se de verificar regularmente o seu funcionamento.


 Recomendado: Apartamento com decoração moderna e de muito bom gosto.

Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!