Como decorar sua lavanderia de forma prática e fácil

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Cheirinho gostos de amaciante, aroma perfeito de desinfetantes, limpeza gostosa do sabão em pó. Estar em uma lavanderia pode ser tão gostoso quanto imaginar um ambiente como este. Deixadas para serem os últimos espaços a serem organizados na casa – e muitas vezes instaladas em qualquer cantinho que sobrar, já faz bastante tempo que as lavanderias são essenciais para que as pessoas possam ganhar tempo com suas atividades rotineiras. A função principal das lavanderias é otimizar o tempo, seja com as horas passando roupa ou com as lavagens rotineiras. Ainda que nem todo mundo goste de passar horas neste local, tê-lo no lar é uma vantagem sem igual, afinal, quem é que gosta de esfregar roupas inclinados sobre um tanque? 

Embora as lavanderias sejam, na maioria das vezes, instaladas em espaços pequenos, suficiente apenas para a instalação da máquina e cestos de roupas, saiba que a decoração deste espaço é uma ideia que pode tornar suas atividades mais leves com um ambiente decorado de forma caprichada para dar leveza, beleza ou simplesmente tornar o espaço mais prático, seja um cantinho na varanda ou na sua cozinha. 

Por isso, praticidade, funcionalidade e organização serão as palavras chaves que iremos levar adiante para que mostremos, através de excelentes projetados assinados por profissionais homify, ideias simplesmente perfeitas e práticas para o seu espaço de limpeza do lar. Venha conosco e sinta o cheirinho gostoso de perfumes dos produtos de limpeza somados à boas ideias. Temos certeza de que, ao final, você estará com olhos brilhando ao ver as excelentes formas de deixar a sua lavanderia ainda mais especial.

Aproveite e inspire-se! 

Branco e luz

Os pequenos espaços são sempre grandes desafios para qualquer tipo de decoração. Embora não pareça, a lavanderia requer cuidados especiais. É sempre importante estar atento a qualquer resquício de sujeiras ou mofo que poderão cair na roupa. Por isso, se você é uma das muitas pessoas que sofre com o pouco espaço disponível para organizar sua lavanderia, prefira decorar o espaço com a cor branca, como neste ótimo ambiente organizado pelo escritório Tríade Arquitetura, de Curitiba (PR). Com a predominância do branco no ambiente pequeno, mas perfeitamente planejado, a luz espalha-se melhor no ambiente, facilitando a percepção de qualquer tipo de sujeira, seja na roupa ou no ambiente. O balcão planejado para organizar a máquina ficou ótimo também para ajudar na separação de objetos e roupas. Como toque decorativo, as presenças das pequenas plantinhas ficaram perfeitas para contrastar com o ambiente branco.

Madeira

Conjuntos em madeira sempre oferecem uma beleza singular em qualquer ambiente. Elegantes, práticas e excelentes para compor qualquer decoração, a utilização da madeira é sempre uma ótima pedida, seja na sala de estar ou na lavanderia. E foi este o principal recurso que o escritório Serra Vaz Arquitetura, de São Paulo (SP), utilizou para decorar o ambiente integrado entre cozinha e lavanderia. Aproveitando a beleza da madeira em tom natural, este projeto ganhou a presença de um extenso espaço alinhado que serve como ambiente polivalente, o que facilita e muito a movimentação no espaço e, consequentemente, o ganho de tempo na utilização do espaço. A escolha pelo contraste do armário amarelo com as cores escuras dos eletrodomésticos, proporcionou elegância e jovialidade ao ambiente, que ficou com um resultado simplesmente lindo.

Prateleiras e nichos

A funcionalidade das prateleiras é um recurso perfeito para qualquer ambiente. Ótimos para proporcionar ganho de espaço, as prateleiras e nichos são presença certa em qualquer ambiente, seja pequeno ou grande. Com estes objetos, a possibilidades de decoração e organização são sempre ótimas. Uma boa dica para a organização da sua pequena lavanderia é seguir esta boa ideia utilizada no projeto do escritório Novitá – Reformas e Soluções em Ambientes, de Belo Horizonte (MG). Com a presença de um nicho, a lavanderia ganhou espaço para um conjunto de cestos – ótimos para organizar pregadores e outros pequenos objetos. Com isto, a lavagem de roupa e a organização no balcão estão sempre à mão, facilitando toda a movimentação no pequeno espaço. O toque verde dos cestos traz alegria e ótima soma no contraste entre as cores preta e brancas, utilizadas para decorar o ambiente. 

Decoração Criativa

Não é porque a lavanderia é um espaço deixado à parte na casa, que merece ter uma decoração sem graça. Lembre-se de que você passará muitas horas no local, logo, ter uma decoração agradável será uma ótima forma de amenizar o cansaço no ambiente. Para isto, a utilização de cores alegres pode ser um ótimo começo, como podemos ver neste incrível projeto da Carmello Arquitetura, de São Paulo (SP). Com uma ótima ilustração feita em papel de parede, a lavanderia ficou lúdica e aproveitou ainda a vibração da soma entre as cores vermelha e amarela. Utilizando muitas prateleiras e uma pequena mesa com cadeira, o espaço facilita o descanso e uma melhor organização em meio a rotina no lar.

Secreta

Banheiro  por isabella maruti architetto
isabella maruti architetto

sotto lo studio una lavanderia con vista lago

isabella maruti architetto

Lavanderias acabam sempre ficando, na maioria das vezes, com um espacinho que sobra em meio a decoração do lar. Pensar em possibilidades para um espaço pequeno nem sempre é fácil. Mas, uma alternativa muito criativa é deixar o espaço secreto! E esta brilhante ideia foi realizada neste projeto com paredes que se somam ao ambiente e deixam o espaço da lavanderia praticamente embutido na decoração do lar. Uma ideia simplesmente fantástica.

Praticidade

Praticidade é a palavra chave na decoração de uma lavanderia. Com espaço pequeno, excesso de tarefas e pouco tempo, facilitar a sua rotina de todas as formas é essencial. Uma ótima forma de fazer isto, é seguir os passos nesta excelente ideia do escritório Ésse Arquitetura e Interiores, de Caxias do Sul (RS). Com uma ideia prática e perfeita, os profissionais utilizaram um longo varão de metal onde foram penduradas sacolas com tags para organizar roupas claras e escuras, facilitando a limpeza. Uma ótima ideia também para organizar tipos de peças de roupas e etc. O tanque combinando com a cortina persiana com transparência, deixou o ambiente mais elegante e perfeito para a organização da máquina lava e seca e um ótimo balcão com tamanho suficiente para organizar roupas e outros objetos do ambiente. 

Aproveitando a luz natural

Na decoração de sua lavanderia, organize as peças do espaço para que a luz natural seja sempre aproveitada ao máximo. Isto reduzirá os gastos com energia elétrica e facilitará a secagem das roupas, além de também deixar o ambiente naturalmente úmido sempre fresco. Opte por janelas amplas e as mantenha abertas sempre que possível. 

Na imagem, um ótimo exemplo de lavanderia naturalmente iluminada. O projeto é do Lembi Arquitetura, de São Paulo (SP). 

E você, gostou das nossas dicas?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!