Fazendo espaço no banheiro

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Temos a impressão de que a cada dia os banheiros estão menores. Mas as necessidades relativas ao espaço continuam sendo as mesmas, o que gera um problema: onde guardar tudo que pertence ao banheiro?

Parece que são poucas coisas, mas não são: toalhas de rosto e de banho, artigos de higiene, cosméticos, produtos de limpeza, papel higiênico, remédios e por aí vai. Cada coisa precisa do seu cantinho para que o banheiro possa ficar organizado e, consequentemente, limpo e agradável.

Entre algumas dessas soluções estão o armário de espelho, que pode armazenar muita coisa sem interferir em nada na aparência do banheiro. Ou então o armário da pia, que é incontornável e tem capacidade ainda maior de estocagem no espaço, já que apresenta espaços e gavetas que podem guardar uma grande variedade de produtos.

Outros mobiliários mais delicados também podem ajudar a acomodar artigos, produtos e equipamentos. O armário de vidro serve de display para os seus perfumes, enquanto os nichos abertos, fechados ou embutidos podem ser o espaço que falta para guardar algumas coisas. Versão mais rústica do nicho, a caixa pendurada na parede do banheiro deixa o ambiente simpático e ainda ajuda a acomodar material necessário.

Dois tipos de estantes também têm potencial no banheiro: as estantes laterais, que ocupam aqueles cantinhos nas quinas das paredes que nunca são aproveitados para nada; e as estantes de madeira e metal, que dão outra atmosfera ao banheiro e ainda são excelentes para armazenar artigos e produtos.

Conheça todas essas alternativas e as instale no seu banheiro: você vai ganhar mais espaço e ter um ambiente muito mais encantador!

Armário do espelho

O armário do espelho é perfeito para guardar objetos e produtos de uso diário: escovas, pentes, sabonetes, cremes hidratantes, escova e pasta dental, produtos dermatológicos e remédios em uso, perfumes, loções, barbeadores e muito mais. No projeto do Espaço Cypriana Pinheiro, os armários de espelho são apresentados em dose dupla, prevendo o uso do mobiliário de forma independente pelo casal. Além disso, eles têm portas duplas e grande profundidade, o que significa que muitos produtos e objetos podem ser estocados neles. O visual é limpíssimo graças aos espelhos, que ampliam o espaço do banheiro. Como divisória entre eles, optou-se por prateleiras de vidro que exibem perfumes e outros artigos, o que também significa um bom aproveitamento do espaço disponível.

Armário da pia

Sala de Banho Diferente: Banheiros rústicos por Régua Arquitetura
Régua Arquitetura

Sala de Banho Diferente

Régua Arquitetura

O armário da pia é outro espaço excelente para se guardar produtos e outras coisas. No caso da imagem acima, o ambiente rústico pede que ele seja aberto, mostrando seus pertences. Mas, nesse caso, aproveita-se muito menos o espaço do que em um armário fechado com portas e gavetas, onde se pode guardar toalhas, papel higiênico e produtos de limpeza no armário e pequenos objetos nas gavetas, tais como tesouras, apetrechos para fazer as unhas, algodão, remédios, unidades adicionais de pasta e escova dental, lixas, esponjas, sabonetes, maquiagem e muito mais, incluindo toalhas de rosto. Tudo guardadinho, fica fácil de achar e de limpar e o banheiro só mostra o que se quer mostrar. 

Armários de vidro

Uma solução bem elegante para exibir os perfumes é o armário estreito de vidro, que funciona como um display. Além disso, os produtos ficam mais protegidos da umidade e do calor, que podem alterar a qualidade das fragrâncias. Este armário não ocupa quase nenhum espaço, portanto é fácil encontrar um cantinho para ele no banheiro. Se preferir, pode-se optar por vidros coloridos ou escuros, sendo que estes protegem da luz natural que afeta sabidamente a integridade dos produtos. Nunca deixe seus perfumes junto à janela, pois o sol os modifica. Uma solução para isso é justamente esse tipo de armário em vidro escuro.

Nichos

Outra coisa que vai muito bem no banheiro são os nichos. Eles podem ser totalmente abertos, como os da imagem acima, com paredes e embutidos na parede, podendo até ganhar destaque com luzes planejadas. Os nichos são ideais para guardar toalhas ou, então, secadores de cabelos e outros aparelhos do mesmo gênero. Os nichos ocupam muito pouco espaço e proporcionam a possibilidade de mais mobiliário para armazenar coisas de variados tamanhos. Além disso, eles dão um toque de descontração ao banheiro, tornando-o muito mais simpático e agradável. Também são fáceis de retirar quando não se quiser mais tê-los no espaço.

Estantes laterais

Banheiro das princesas sereias: Banheiros modernos por Projeto Bem Bolado
Projeto Bem Bolado

Banheiro das princesas sereias

Projeto Bem Bolado

As estantes laterais são boas para ocupar aqueles cantinhos nas quinas das paredes, que geralmente não servem para nada. Na imagem acima, o banheiro infantil recebeu estantes laterais na quina do espelho sobre a bancada da pia. Nos espaços, pequenos vidros com miudezas,  escovas de dente, shampoo, entre outras coisas enfeitam a lateral do espelho e deixam o banheiro ainda mais descontraído. As estantes laterais combinam perfeitamente com a bancada com armários e gavetas coloridos e, por serem de madeira, dão um ar aconchegante ao ambiente. 

Caixas rústicas

As caixas rústicas não deixam de ser nichos, só que são feitos de caixas aplicadas às paredes na horizontal ou na vertical. Pintadas em cores suaves ou vibrantes, essas caixas dão um toque divertido, descontraído e despojado ao banheiro, sendo perfeitas para jovens. Elas podem ter tamanhos diferentes, abrigando portanto produtos de diferentes dimensões. E não precisam receber apenas coisas práticas, não: flores, enfeites e livros também podem fazer parte do estoque das caixas. Elas podem alegrar muito um banheiro pequeno e resolver problemas básicos de armazenagem, tudo com muito bom-humor. 

Estante

Alguns banheiros podem receber uma estante de madeira ou metal, com a parte inferior fechada com portas. Na parte inferior, coloca-se tudo que não quer que apareça e nas prateleiras superiores, pode-se colocar de tudo: toalhas, artigos de higiene, cestos com miudezas, até plantas pequenas e resistentes à umidade. O modelo em madeira é mais recomendado justamente por causa da umidade, já que o modelo em metal pode ser danificado por ela. É uma solução bonita, simpática, com um quê de rústico, que deixa bonito um banheiro com detalhes clássicos. Para outras dicas sobre banheiros, leia este artigo.

Qual é a melhor solução de armazenagem no banheiro?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!