Casa 581: Quarto infantil  por Patrícia Azoni Arquitetura + Arte & Design

7 ideias incríveis para a decoração do teto!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Poucos lugares são mais especiais do que o nosso lar. Em cada pedacinho de espaço, deixamos a nossa marca na decoração. Estamos completamente presentes em meio às quatro paredes que nos cercam. E também entre estas paredes estão nossas escolhas que procuram deixar visíveis as formas de colocar a nossa marca no mundo. Afinal, a decoração nada mais é do que as experiências que cultivamos e um toque de nossa personalidade no ambiente. 

Quando pensamos em decoração para a casa, a lembrança é sempre rápida sobre os revestimentos das paredes, o tipo de piso, o estilo dos móveis, as cores predominantes e assim por diante. Revisitamos cada ideia para que as paredes estejam sempre lindas e o conforto esteja sempre disponível para todos os momentos de proveito no lar. Mas, existe uma parte do nosso lar pela qual sempre acabamos passando batido: o teto. 

Embora escolhido geralmente na cor branca e assim deixado, o teto envolve muitas possibilidades de decoração. Pesquisar, explorar e trabalhar estas possibilidades com o acompanhamento de bons profissionais sempre faz toda a diferença. 

Dentre as possibilidades mais comuns nas decorações de tetos, estão o uso de forros e gessos. Os forros podem ser variados em diferentes tipos de materiais, como o PVC ou a madeira. Já os gessos oferecem opções mais criativas, como o uso de sancas ou frisos. Tudo depende da preferência de cada pessoa e, certamente, do acompanhamento de um bom arquiteto ou designer de interiores, sempre indispensáveis em qualquer projeto.

Para explorarmos juntos um pouco mais destas boas ideias, selecionamos alguns projetos incríveis de tetos decorados, seja na sala de estar, quartos ou varandas. Cada projeto aqui selecionado tem características incríveis que, certamente deixarão o seu lar ainda mais especial e perfeitamente decorado em todos os lados. 

Venha conosco e inspire-se! 

Quais as vantagens de rebaixar o teto?

Rebaixar o teto é uma ideia ótima para fazer com que os ambientes fiquem mais aconchegantes, intimistas e elegantes. Além disso, os tetos mais baixos podem favorecer a distribuição da iluminação, proporcionando até mesmo alguns ótimos efeitos com LED nos vãos das sancas -- quando utilizadas. 

Esse efeito decorativo é especialmente indicado para espaços mais amplos, já que locais menores poderiam repassar a sensação de aperto. 

Além disso, caso utilize luminárias no formato de pendentes, é necessário que o rebaixo não ocorra de maneira a interferir no espaço. De certa maneira, é indicado até que esses tipos de peças sejam trocados por spots ou peças menores. 

Quais as vantagens do teto mais alto?

Já os tetos mais altos trazem como principal solução a sensação de maior espaço e arejamento, o que é ótimo para regiões mais quentes. Soluções com forro de PVC ou madeira podem funcionar muito bem nessas soluções. 

Além disso, tetos mais altos permitem o uso de luminárias mais alongadas, como lustres ou pendentes modernos -- e isso pode ser especialmente interessante para valorizar os espaços. 

O principal cuidado ao escolher que o teto fique mais alto é com relação a instalação de lâmpadas e outras peças que deverão ficar acessíveis de maneira fácil. Lembre-se: a consulta com um arquiteto ou decorador é muito importante para que o resultado fique perfeito. 

O que é pé-direito duplo?

O pé-direito de uma casa refere-se à distância entre o piso e o teto. De maneira geral, o padrão para essa distância é de 2,70 m., mas é possível que seja o dobro dessa medida: assim é desenhado um pé-direito duplo.

Entre as vantagens dessa escolha estão o fato de que a casa fica melhor arejada e mais elegante. Além disso, habitações com esse tipo de estrutura são mais valorizadas no mercado.

Entre as soluções para criar espaços em casas com pé-direito duplo, está a ideia de construir um mezanino -- uma maneira inteligente que os arquitetos encontram para desenhar um novo ambiente, como quarto, escritório, banheiro ou qualquer outro espaço que contribua com a casa. 

Com isso em mente, é hora de ver abaixo alguns ótimos projetos com decoração no teto que, com certeza, irão fazer reforçar ótimas inspirações para a sua casa! Confira!

1. Rebaixo com sancas

O tipo de decoração pretendida para o teto sempre dependerá do quão alto está o seu forro. Quanto mais alto o teto for, maiores são as possibilidades de decoração nele. Uma boa dica para ambiente com o teto alongado, é trabalhar o rebaixo com o uso de sancas. 

Com a utilização de diversas peças em diferentes tamanhos, é possível proporcionar efeitos muito interessantes no teto do ambiente. Um bom exemplo disto, é este lindo projeto que optou pelo empilhamento contrário de peças de gesso, proporcionando um ambiente com o teto mais rebaixado com relação aos demais ambientes. 

Esta ótima ideia ficou perfeita para reforçar a iluminação na cozinha, onde são preparadas as refeições. A utilização de lâmpadas embutidas que proporcionam um lindo efeito nas laterais das peças deixou o ambiente ainda mais incrível! 

2. Iluminação

A iluminação é, sem dúvida, a principal forma de trabalhar a decoração no teto. Com um bom planejamento para a distribuição de lâmpadas, é possível destacar o ambiente de diferentes formas, cores e efeitos. Lâmpadas embutidas, mangueiras LED e dicroicas são as principais alternativas para que o ambiente ganhe destaque por meio da iluminação. 

Escolher luminárias coloridas e de formatos criativos é outra excelente opção de chamar a atenção para o teto. O mais importante é sempre saber o equilíbrio correto na distribuição de lâmpadas para que todo o ambiente fique perfeitamente iluminado.

Neste lindo projeto de ambientes integrados, podemos notar o quanto as luminárias deixaram interessante o teto rebaixado. Com duas linhas de luminárias diferentes, uma posicionada sobre a bancada da cozinha e outra acompanhando o contorno do teto em gesso, o ambiente ficou incrivelmente criativo e moderno, mostrando o quanto a decoração no teto pode fazer muita diferença no ambiente. 

3. Madeira

A utilização da madeira na estruturação do teto é perfeita em decorações com tons mais rústicos, com o uso amplo de pedras no revestimento e decoração. Além disto, a utilização da madeira é perfeita para proporcionar um um ambiente mais aconchegante e confortável. 

Neste projeto, por exemplo, a utilização de grossas toras de madeira para dar sustentação ao forro e dar a sensação de alongamento na sala, proporciona um visual rústico e elegante no ambiente. Perfeito para ser somado às paredes e piso de pedras, a cor natural da madeira proporciona um belo contraste no local.

4. Vazado

Terraços  por Micheas Arquitectos
Micheas Arquitectos

ALBERCA – TÓRTOLAS / MICHEAS ARQUITECTOS

Micheas Arquitectos

A utilização do forro com desenho vazado é uma ótima ideia principalmente em varandas e quintais, já que aproveitam perfeitamente a iluminação natural do dia e ainda proporcionam um ambiente acolhedor e rústico durante a noite. E é este aconchego perfeito que podemos observar neste excelente projeto para uma varanda. 

Utilizando pequenas ripas espaçadas abaixo do teto de vidros, o arquiteto deu mais frescor ao ambiente. A combinação com a parede de pedras encaixadas no estilo canjiquinha – empilhadas uma sobre as outras – proporcionou rusticidade à varanda, mas sem perder a leveza da iluminação natural sempre presente no espaço. 

O piso em madeira foi o complemento perfeito para deixar o ambiente ainda mais incrível. 

5. Sancas

Opções elegantes sempre contribuirão perfeitamente para que a decoração não passe despercebida em nenhum pequeno espaço – mesmo que seja no teto. E para destacar tetos, a utilização de sancas é algo perfeito. 

Utilizadas em muitos formatos e possibilidades, as sancas são placas de gesso que são encaixadas no teto para que a altura do ambiente seja rebaixada e, assim, distribuir iluminação nos ambientes. 

Neste incrível projeto da talentosa designer de interiores e paisagista Iara Kílaris, de Americana (SP), a utilização de sancas curvadas proporcionou movimento e muita beleza no espaço. Além das curvas, a utilização de luminárias LED escondidas nas placas de gesso deram um efeito excelente ao teto. Um projeto para ser apreciado em cada centímetro. 

6. Cores

A utilização de cores não poderia ficar de fora das possibilidades na decoração do teto. Seja com a utilização de tintas ou com os efeitos de luminárias, o uso de cores pode dar diferentes efeitos para o ambiente. 

Cores escuras no teto, por exemplo, podem deixar o ambiente mais rebaixado, enquanto que, cores fortes entre paredes claras podem dar o efeito de amplitude no espaço. O ideal, em ambos os casos, é que a cor utilizada no teto esteja presente também na decoração. 

Neste projeto da arquiteta Patrícia Azoni Arquitetura + Arte, de Curitiba (PR), a utilização de mangueiras LED na cor azul, deixadas escondidas entre os espaços da sanca aberta, deram um efeito calmo e aconchegante no pequeno quarto infantil. 

7. Texturas

Para ambientes ainda mais trabalhados, a utilização de texturas é uma ótima alternativa para deixar o teto dos espaços ainda mais interessante. Neste projeto, a utilização de diferentes texturas dá uma ambientação clássica e impressionante por todo o teto da sala de estar, trazendo um resultado absolutamente espetacular ao local. 

E você, como gostaria de decorar o seu teto?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!