Um apê que reflete o morador

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Não importa o tamanho da casa ou do apartamento, grande ou compacto, o mais importante é saber utilizar bem os espaços disponíveis e personalizar os ambientes de modo que cada ambiente e cada detalhe comuniquem um traço da sua personalidade. Afinal de contas, não tem sensação melhor do que se sentir em casa, ou seja se sentir em um lugar, cujos espaços expressam exatamente quem somos e do que gostamos. Isto sim é se sentir em casa.

Homify apresenta hoje um apartamento sensacional de uma carioca independente, que trabalha viajando por todos os cantos do mundo, trazendo consigo sempre lembranças inesquecíveis e, claro, artigos e souvenirs das incontáveis viagens. O projeto de interiores do apê, localizado em Brasília e com área de 87 m², de autoria do estúdio Miguel Arraes Arquitetura, foi pensado com o objetivo de receber com muito conforto e aconchego sua cliente, carioca e viajante. A inspiração, conforme o arquiteto, veio do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, onde os distintos centos cariocas convergem e transformam-se numa brisa culturalmente rica, divertida e hospitaleira.   

O apartamento de estilo eclético e descontraído esbanja funcionalidade, versatilidade e personalidade. Todos os detalhes e imagens incríveis você confere a seguir. As imagens são de autoria do fotógrafo Rafael Nadler.

Living room

Como ocorre com a maioria das pessoas que compra um apartamento novo, a proprietária desta imóvel recebeu um apartamento novo com paredes brancas, sem mobiliário e sem muita personalidade. O projeto de interiores buscou então devolver aos elementos estruturais uma aparência mais honesta, com a aplicação de cimento queimado, evidenciando assim a função de cada elemento estrutural. Esta solução permitiu a transformação de um aglomerado de pilares numa estante, à esquerda, que abriga as diversas e constantes lembranças trazidas das viagens da moradora. Os artigos de viagens são expostos como objetos decorativos e dão mais personalidade ao ambiente. O living room abriga a cozinha, sala de jantar e sala de estar.

Sala de jantar

Outro ponto de extrema importância no partido arquitetônico foi a escolha pela remoção de quase todas as paredes do apartamento, mantendo a privacidade apenas da suíte principal. Salas de jantar e estar, cozinha e o segundo quarto, que também exerce função de escritório, home e quarto de hóspedes, foram visualmente integrados de maneira a transformar a sensação de opressão do pé-direito em um espaço fluido com a possibilidade de comunicação entre praticamente todos os cômodos do apartamento. Ao substituir uma parede por uma extensa porta de correr, os cômodos tornaram-se versáteis de forma que toda modificação espacial seja de fácil manipulação.

Divisões móveis

Um cômodo coringa, é como podemos definir este ambiente, o segundo dormitório, que pode servir de escritório, sala de estar e quarto de hóspedes. As portas móveis de madeira permitem à integração do ambiente com o living room, criando uma sensação de maior fluidez e maior profundidade espacial. Quando se desejar maior privacidade no ambiente, basta fechar as portas de correr e curtir a sensação de intimidade e acolhimento. A parede revestida de tijolinhos ingleses à vista dá um toque de personalidade e maior sensação de aconchego.

Sala de estar

Uma das exigências da cliente era não trocar o piso original, feito de porcelanato claro e polido. Portanto, além do piso de porcelanato, o projeto de interiores utilizou o cimento e tijolos à vista para recriar a lembrança carioca de uma maneira calorosa, contrastando com os elementos originais de um prédio contemporâneo. Outra solução adotada pelo projeto foi a apropriação do pé-direito de 3,5m como elemento acolhedor, o que pode parecer um tanto controverso de início, mas se pensarmos nessa magnitude espacial, como espaço de estar, ela claramente aumenta o respiro do espaço e a busca do olhar por surpresas.

Como os ambientes são todos integrados, o mobiliário é que delimita cada espaço. A sala de jantar é composta de uma mesa de vidro temperado e de cadeiras metálicas, enquanto a sala de estar é composta de um sofá de design contemporâneo e de cor branca.

Cozinha

A cozinha é marcada pela combinação de superfícies brancas com o revestimento cerâmico de cores marcantes, preto, vermelho e amarelo. As cores dão mais personalidade e um toque de descontração ao ambiente. Os armários planejados de madeira com acabamento em laca realçam a elegância e a funcionalidade do ambiente.

Mais informações sobre projetos de cozinhas, você encontra aqui.

Sala de TV aberta

Nesta imagem podemos experimentar a sensação de fluidez e integração espaciais no espaço coringa, quando as portas de correr estão abertas. A solução agregou versatilidade e funcionalidade ao ambiente.

Nos dias de hoje é fundamental contar com ambientes versáteis e acolhedores. Além de servir como home e escritório, o cômodo coringa pode acomodar as visitas esporádicas.

Sala de Tv fechada

Quando as portas estão fechadas, o ambiente coringa se isola, proporcionando ao usuário mais privacidade e aconchego. As cores neutras dão o tom na decoração, com destaque para a parede revestida de tijolinhos ingleses à vista, que agregam charme e requinte ao ambiente.

Para obter mais inspiração e dicas de como otimizar espaços, leia este artigo.

Suíte

A suíte principal é o espaço íntimo da casa, dedicado ao repouso da moradora. O ambiente conta com a mesma combinação de revestimento cimentício com tijolos à vista e com cores neutras, que realçam a sobriedade e a elegância do ambiente. Um nicho discreto no painel revestido de cimento acomoda a Tv, agregando personalidade e funcionalidade ao ambiente.

Um lugar para repousar

As colunas revestias de tijolos à vista têm sua textura realçada por duas luminárias de cabeceira. Na suíte os elementos em marcenaria, como os armários do closet com acabamento em laca branca, garantem a funcionalidade e dão um toque de elegância ao ambiente. E, as cortinas brancas controlam a luminosidade e incrementam a decoração e a sensação de conforto do ambiente.

Qual ambiente da sua casa você transformaria em um ambiente coringa, com várias funções? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!