Casa de campo moderna

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Quando se fala em casa de fazenda vem à mente a imagem de uma casinha rústica de madeira ou de pedras, com telhado cerâmico e uma varanda circundando a residência. Mas os proprietários desta casa desejavam uma casa de fazenda diferente deste estereótipo. Eles queriam desfrutar de uma casa de campo com toda a modernidade e funcionalidade de uma construção contemporânea. Esta é a origem desta casa de fazenda espetacular e única, concluída após dois anos e meio de obras.

Homify desembarca na cidade de Aiuruoca, em Minas Gerais, para apresentar uma casa de campo incrível, que se ergue na serra da Mantiqueira e explora as vistas deslumbrantes da paisagem natural circundante. Com uma combinação de traços retos, pátios, terraços, cor branca e muita madeira, a residência realça o seu estilo contemporâneo, contrastando com a paisagem verde e natural do seu entorno. Os ambientes buscam a integração com o espaço externo e através de generosas aberturas permitem a entrada abundante de luz natural e dos ventos refrescantes.

Curioso para desvendar a combinação da paisagem bucólica com a arquitetura moderna? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta casa de campo espetacular, situada no alto de uma encosta, com vistas privilegiadas para o entorno e com ambientes amplos e aconchegantes, que restabelecem a possibilidade de viver no campo com comodidade e praticidade. Quem assina o projeto é o estúdio Carlos Salles Arquitetura.

Localização privilegiada

A residência goza de uma localização privilegiada, erguendo-se isolada e imponente na parte alta do terreno em meio a serra da Mantiqueira. O programa de necessidades da casa, de 1.600 m2 de área construída, está divididos em dois blocos, residência, na parte mais elevada do lote e lounge da piscina, na parte mais baixa do lote. Para inserir a edificação em um lote de inclinação acentuada, foi executada terraplenagem, que criou platôs, áreas planas, e sistema de drenagem eficiente, que no entanto preservaram as árvores nativas e frutíferas do terreno. A posição privilegiada permitiu ao projeto explorar as vistas panorâmicas da paisagem natural circundante.

Traços modernos

Nesta imagem podemos perceber a organização espacial da residência em torno de um pátio central, evidenciando a forma de U da edificação.

A residência destaca-se pelos seus traços retos e seu aspecto moderno. Além das linhas retas e das superfícies predominantemente brancas, a casa de campo possui um bloco revestido de tijolinhos à vista, pátios e amplos terraços, situados na cobertura. O bloco de tijolos abriga a caixa d’água, o boiler e o aparelho de aquecimento solar.

Terraço jardim

De acordo com o arquiteto Carlos Salles, a sustentabilidade orientou todo o projeto. Além de grandes aberturas, que otimizam o aproveitamento da luz e da ventilação naturais e geram economia de energia, foram construídas fossas ecológicas e a casa aproveita a água das chuvas. O piso e as portas principais são de madeira de demolição. No terraço jardim, situado na cobertura, podemos notas as generosas aberturas de vidro.

Aqui os moradores e convidados têm contato com a natureza e podem contemplar a vista magnífica da serra da Mantiqueira.

Living room

No interior da residência a madeira foi utilizada de modo intensivo, a fim de estabelecer uma relação harmoniosa com a paisagem externa e criar uma sensação de calor e aconchego nos ambientes. A decoração mistura estilos e épocas. Já as superfícies brancas e a luz natural equilibra esta combinação de peças contrastantes.  

A sala de estar exibe uma obra de arte abstrata contemporânea, que dá toque de cores ao ambiente, uma luminária de ferro, de estilo rústico, uma lareira a lenha e mobiliário sóbrio e de cores neutras, que realçam a elegância e charme do ambiente.

Sala de jantar

A sala de jantar destaca-se pelo requinte das peças de Tiradentes, como a mesa de jantar de madeira e as cadeiras de madeira maciça, que dão um toque de tradição ao ambiente, que conta ainda com um aparador de madeira e com uma obra de arte, que complementam a decoração do espaço com toques de requinte.

Área de lazer

O projeto também priorizou a diversão e a sensação de bem da família em diversos detalhes. Aqui temos a área de lazer interna, composta da sauna e de uma piscina indoor. O mobiliário de madeira dialoga com o piso de pedras e realça a sensação de aconchego e calor do ambiente, que esbanja claridade e luz natural.

Cozinha

A cozinha sintetiza bem o estilo da decoração, combinando itens rústicos, como o armário de madeira, na cor verde, com itens contemporâneos, como o revestimento em azulejos na cor preta e armários de madeira. O espaço da cozinha, amplo e funcional, integra-se à paisagem natural por meio de um amplo painel de vidro e abriga ainda uma bancada que serve como área de apoio para refeições.  

Espaço gourmet

O espaço gourmet com cozinha rústica, fogão a lenha e churrasqueira permite aos moradores receberem convidados sem precisar passar pela casa, agregando funcionalidade e comodidade. A bancada do espaço gourmet é feita da mesma madeira de demolição do piso que reveste o resto da casa. E, o forro de palha natural dialoga com os materiais naturais do ambiente e dá um toque rústico ao ambiente.

Suíte master

A suíte é marcada pela neutralidade das cores e pelo piso de madeira, que dá um toque rústico ao ambiente e realça a sensação de aconchego. O piso de madeira também estende-se ao banho do casal, reforçando a sensação de integração e continuidade espacial. O espaço tira proveito da vista privilegiada, abrindo-se totalmente à paisagem natural circundante, criando um ambiente relaxante e agradável.

Banho da suíte

O banho da suíte também explora a vista para a paisagem, proporcionando aos moradores a opção de tomar banho de banheira apreciando a vista da serra da Mantiqueira. Os elementos do ambiente, a banheira e a bancada, dialogam com a arquitetura da residência e realçam o estilo moderno da decoração.  

Mais informações sobre projetos de banheiros, você encontra aqui.

Área de lazer externa

Na parte inferior do terreno foi construída a área de lazer externa, com piscina e espaço lounge. A piscina possui forma sinuosa e dialoga com as curvas do terreno e da paisagem natural circundante. A residência comprova definitivamente que o estilo que combina com a atmosfera campestre e rural é o estilo que expressa a sua personalidade.

Em busca de inspiração para incrementar a sua área de lazer? Então sugerimos a leitura deste artigo.

Em qual estilo você construiria sua casa de campo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!