Dicas: como ter um jardim bonito e barato

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Beleza e simplicidade. Duas palavras que resumem muito bem a decoração utilizando plantas. Benéficas em qualquer ambiente, muitas vezes esbarramos a vontade de criar um jardim com as dificuldades econômicas e de espaço no lar. Embora muitas pessoas desistam facilmente disto por acreditar que as dificuldades são muito grandes quanto a valores, a verdade é que ter um jardim em casa é algo econômico e que sempre vale a pena ir em frente.

Existe uma infinidade de espécies de flores e plantas que facilmente se adaptam aos mais diversos tipos de espaço, assim como, provavelmente, existem bons espaços disponíveis em sua decoração que facilmente poderiam abrigar a beleza de uma planta. Aproveitar a oportunidade depende de apenas um pouco de pesquisa e preferências pessoais. Com algumas dicas em mente como, qual o tipo de planta fácil de criar, quais os modelos mais simples de decoração com vasos e espécies e quais as formas mais econômicas de adubar suas plantas, certamente você ficará muito mais animado para criar um mini-jardim e espaços bem distribuídos em sua decoração.

A decoração com plantas traz inúmeros benefícios ao lar. Em meio a decoração, as plantas filtram o ar do ambiente interno, tornam os cômodos mais refrescantes e propiciam a sensação de acolhimento. Plantas floridas traz delicadeza e simplicidade no complemento da decoração, enquanto plantas ornamentais podem deixar o lar mais elegante. Isso, sem mencionarmos as espécies hortaliças, cultivadas sem a adição de agrotóxicos, que deixam a alimentação ainda mais saudável.

Hoje, para ajudar em algumas dicas básicas sobre como manter um jardim bonito e barato, trouxemos algumas sugestões que poderão ficar lindas em meio a sua decoração, sem que para isto você precise ter grandes gastos. Aproveite cada uma de nossas dicas e veja em cada projeto incrível de nossos profissionais, o quanto o seu lar poderá ficar ainda mais lindo com a decoração com plantas.

Aproveite! Venha conosco e inspire-se!

Plantas de sua região

Ambiente Bali- Mostra Mesas Decoradas BiaDecor : Jardins asiáticos por Eneida Lima Paisagismo
Eneida Lima Paisagismo

Ambiente Bali- Mostra Mesas Decoradas BiaDecor

Eneida Lima Paisagismo

Caso você sinta dúvidas sobre quais plantas utilizar na decoração com o uso de plantas, tente dar uma volta pela sua região e preste atenção nas principais espécies que costumam se adaptar facilmente ao clima local. Se preferir, vá até a locais como orquidários ou, ainda, a lojas de paisagismo. Optando por espécies facilmente encontradas na sua região, você não terá dificuldades econômicas em obter a planta desejada, bem como facilidades para saber quais os tipos de adubos necessários para que sua plantinha cresça sempre forte e saudável, já que o clima será sempre o ideal para o cultivo. Nesta busca, certamente você se surpreenderá com as belas espécies que são originárias do local onde você mora. Para isto, lembre-se: extraia espécies do ambiente natural somente em locais onde isto é permitido.

Na imagem, uma linda decoração com diferentes espécies utilizadas neste projeto da paisagista Eneida Lima, de Bauru (SP). 

Suculentas

O novo xodó dos lares brasileiros vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Fáceis de serem cuidadas e sem a necessidade de cuidados muito específicos, as suculentas são excelentes para compor qualquer parte da casa. Você pode encontrá-las em praticamente qualquer supermercado e depois de levada para sua casa, basta separar um local bem iluminado, onde a planta possa aproveitar a luz do sol indiretamente. No verão, a rega desta espécie é necessária somente uma vez por semana, enquanto que, no inverno, as regas devem ser feitas apenas duas vezes por mês. Fazer um pequeno jardim com essas lindinhas é super fácil. Basta organizá-las em uma prateleira ou próximas à janela. O resultado é uma docemente encantadora, como podemos ver neste projeto da paisagista Luiza Soares, de Contagem (MG), que precisou apenas organizar as pequenas em pratos largos de barro.

DIY

Você adora plantas, tem amigos que podem fornecer algumas mudas, mas tem dificuldades na decoração com os vasos? Os caixotes de feira são uma excelente solução! Basta forrar o interior dos caixotes com um pedaço de lona e fazer a composição de argila, terra e adubo no interior do material. Com isto, qualquer espécie de tamanho médio poderá ficar facilmente adaptada para ser parte do seu jardim. Uma excelente dica de decoração com estas peças, é seguir o exemplo da paisagista Marisa Lima, de São Paulo (SP), que organizou os caixotes de forma muito criativa em um alinhamento pela parede do quintal – que pode ser a de sua varanda –  para que o jardim com DIY – Faça você mesmo – esteja pronto para deixar o seu lar ainda mais encantador! 

Vasos

Outra ótima dica para quem não possui grandes espaços em casa para decorações com diferentes espécies, é a escolha criativa de vasos. No mercado, especialmente em casas do ramo, existe uma infinidade de peças em materiais diversos que poderão ser utilizados de maneira criativa na decoração do seu lar. Isto trará um ambiente diferente e com muita personalidade em qualquer espaço, como nesta ótima ideia utilizada pelo escritório Dunder Koch Arquitetura, de São Caetano do Sul (SP), que optou por vasos com formatos de rostos para abrigar as lindas plantinhas que crescem como se fizessem a parte do cabelo nos vasos. Uma ótima e muito criativa ideia!

Terrários

Terraços  por Fractales
Fractales

Terrario Galea

Fractales

Lindos, muito ornamentais, facílimos de serem feitos e o melhor de tudo: econômicos. Optar por terrários será uma ótima forma de substituir os tradicionais jardins, caso você prefira peças mais decorativas e fáceis de serem cultivadas. Com a utilização de um recipiente de vidro, diferentes tipos de suculentas, terra, adubos e pedrinhas decorativas, você poderá montar um terrário incrível para a decoração do seu lar. Basta soltar a criatividade!

Cactos

Paisagismo de interior  por Abigail Ahern
Abigail Ahern

Abigail Ahern faux cactus collection

Abigail Ahern

Para quem não tem tempo, precisa de espécies facilmente adaptáveis e gosta de decorações mais exóticas, uma excelente opção é a escolha por diferentes espécies de cactos para a decoração do lar. Com muitas espécies diferentes disponíveis no mercado, os cactos são perfeitos para um cultivo fácil e prático. Tendo o cuidado de regar a planta uma vez por semana durante o verão e apenas uma vez por mês durante o inverno, você terá plantas fortes, resistentes e de muita personalidade para uma decoração em estilo rústico. 

Adubos caseiros

Nos casos em que a economia do lar está passando por tantos apuros, que a melhor saída é economizar até mesmo nos adubos, uma boa alternativa é optar por soluções caseiras para levar a melhor nutrição às plantas. Para isto, uma boa solução é utilizar como adubo alimentos que fazem parte do nosso dia a dia, como cascas de ovos secas e trituradas ou cascas de bananas secas e trituradas depois de 5 minutos no micro-ondas. Estes são apenas bons e econômicos exemplos que poderão manter fortes e saudáveis suas companheiras fortes, assim como podemos ver neste maravilhoso pequeno jardim perfeitamente cultivado pelo escritório MC3 Arquitetura, Interiores e Paisagismo, de Santo André (SP). 

Quais destas ideias vai ficar perfeita na sua decoração?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!