Piso de madeira: 6 ideias de como escolher o revestimento para sua casa

Área externa - Condomínio Jardim Mediterrâneo, branco arquitetura branco arquitetura Varandas, alpendres e terraços tropicais
Loading admin actions …

Antigamente, o piso de madeira era escolhido por ser o material mais disponível. Por vezes era por outras razões, mas sempre por questões práticas ou econômicas. De momento, é a estética que prevalece. A madeira é um elemento quente e acolhedor nos mais diversos aspectos.

De fato, o revestimento proporciona muito estilo e elegância, pois fica bem em qualquer divisão. Sim, já não há receios ou medos de o colocar na cozinha ou mesmo no banheiro, porque hoje sabemos como cuidar da madeira, para que seja sempre saudável e impecável. Quer integrar o piso de madeira em sua casa? Então confira o livro de ideias, onde compartilhamos 6 dicas que lhe possam ser (muito) úteis! 

Siga conosco e inspire-se!

1. Por que deve escolher um piso de madeira?

A madeira é um material nobre no mundo da arquitetura, além de ser sustentável confere elegância a um espaço, seja no chão, no teto, nas paredes, nas fachadas ou no mobiliário. Em resumo, a madeira é sempre uma excelente opção, é intemporal e muito versátil a qualquer estilo, casa e ambiente. 

Além disso, ela apresenta bom desempenho térmico, ou seja, a sua temperatura é sempre agradável ao toque, sem ficar muito quente ou muito frio. E é um elemento acústico, ou seja, os sons não rebatem tanto na superfície, ajudando a tirar o efeito de eco dos cômodos.

- Mais ideias para renovar o seu lar, acesse: 4 dicas para cuidar do seu piso de madeira envernizado.

2. Existem desvantagens?

Claro. É como qualquer outro material, há sempre prós e contras. Mas acreditamos que as desvantagens de um piso de madeira são poucas e não irão questionar a sua compra e aplicação. Porém, compartilhamos quais são para que possa considerar todo o material. 

- Pode ser mais vulnerável à umidade se não houver certos cuidados, pois uma quantidade de água em cima da madeira pode deteriorá-la. Por isso, precisa ter cuidado para não derramar líquidos.

- O valor da madeira (maciça) pode apresentar um preço mais elevado comparado com outros materiais, além do custo de instalação que é também mais caro. Mas como já referimos a madeira tem uma grande longevidade. 

- Embora o revestimento não seja difícil de manutenção, exige alguns cuidados frequentes para garantir que o seu brilho dure por um longo tempo. Deve encerar a madeira regularmente.

3. Que tipos de piso pode encontrar

Quem procura revestir o seu chão com madeira fica cheio de dúvidas na hora de escolher, porque existe uma vasta oferta no mercado. Há muitas opções: parquet, tacos de madeira etc. Ou os que imitam o seu padrão, como o porcelanato, laminado de madeira, piso vinílico, carpete de madeira… Estas acabam por ser opções mais acessíveis e rápidas de montar.

Neste ponto vamos falar dos tipos de chãos de madeira mais comuns: 

- parquet: são pequenas peças de madeira que formam um desenho geométrico ou uma espinha de peixe, ziguezague ou entrelaçado, criando um certo requinte ao piso. É montado em placas constituidas de lamelas (2,4cmx12cmx7mm), cada placa tem um tamanho padrão 24x24 ou 48x48 e são montadas alternando quadrados, no sentido horizontal ou vertical. Pode ser alternado com um ou dois tons de madeira. 

- taco: difere-se do parquet pelo tamanho das peças e na forma como é montado. Os tacos são de madeira maciça, instaladas a uma espessura de 20 mmm, largura e comprido que pode variar de 7x14cm ou 10x40cm.

- Porcelanato: ideal para quem procura funcionalidade e conforto. O piso porcelanato é simples de instalar e limpar, além de ser resistente, por isso é muito utilizado em ambientes externos e internos.

4. Revestimento de madeira no exterior é possível?

Sim e é cada vez mais comum. O chão de madeira no exterior, nomeadamente o deque é uma excelente alternativa à relva natural, evita gastos de água e manutenções mensais. Este pode ser aplicado em varandas, terraços ou jardins maiores (em toda a área ou apenas uma parte, como à volta da piscina, por exemplo). 

É um material bastante resistente e durável, sendo que a sua composição (50% de madeiras recicladas) proporciona um caminhar confortável, proporcionado a qualquer espaço exterior um toque de simplicidade e qualidade, com a tonalidade e as nuances únicas da madeira natural. Apresenta uma elevada resistência aos insetos, fungos, térmitas e outros agentes biológicos. Além disso, tem uma elevada resistência às condições climáticas: chuva, água salgada e sol.

- Mais ideias para a sua casa, acesse: Quanto custa construir uma piscina em casa?

5. A manutenção

A manutenção de qualquer piso é fundamental, por questões de higiene, mas também para a preservação do revestimento. Quanto aos pisos de madeira deve ser um processo frequente e contínuo.

Para tal deve usar um aspirador de pó, uma vassoura macia ou uma com pano microfibras seco. Alguns revestimentos de madeira podem ser limpos com água, mas outros não para não retirar o brilho do verniz ou não causar deformações do revestimento, a longo prazo. Se tiver um chão de madeira, tipo parquet, não deve utilizar detergentes ou outros produtos em água que irá danificar a madeira. 

Deve limpar com produtos específicos para pisos de madeira e que não sejam prejudiciais ao material, conferindo brilho à superfícies. Estes produtos não precisam de ser diluídos em água, basta aplicá-los diretamente sobre um pano seco. Caso tenha um piso que não seja 100% madeira, como o porcelanato ou o laminado de madeira existem, no mercado, produtos específicos que prometem remover sujidades mais difíceis e conservar a qualidade do piso. 

Para preservar a boa aparência do seu chão de madeira aconselhamos que evite andar com sapatos, nomeadamente os de salto alto. Pode também forrar os pés das cadeiras e as bases dos móveis com feltro ou borracha também, para proteger o piso de arranhões. E evite cadeiras giratórias! Atenção com os raios solares que penetram dentro de casa, pois o contacto direto modifica a cor da madeira, assim, aposte em cortinas de boa qualidade bloquear ou filtrar o sol.

6. Onde comprar e quem instala o chão de madeira?

Onde comprar o seu revestimento de madeira não será difícil. Lojas de bricolage perto de você terão uma vasta oferta de material, a preços e acabamentos diferentes. Se for adepto de compras on-line também existe esta possibilidade, até porque desta forma terá logo uma ideia mais abrangente do que existe, assim com mais calma pode procurar a melhor oferta. 

No entanto, se não quiser ter preocupações com esta questão, há sempre a hipótese de entregar tudo a um profissional, tal como um arquiteto, marceneiro ou colocadores de piso. Se precisar de alguma referência, a homify tem tudo o que precisa, basta procurar pelo o profissional na nossa plataforma.

- Continue a sua leitura, acesse: 7 ideias de como utilizar o concreto aparente na decoração.

Gosta do piso de madeira? Comente

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista