6 projetos que te ajudarão escolher a cor ideal para decorar a sua casa

Júlia Borges Alves – homify Júlia Borges Alves – homify
Apto Moema Start Arquitetura Salas de jantar minimalistas
Loading admin actions …

Na hora de decorar a casa, a escolha da cor pode ser uma dor de cabeça. Pode parecer fácil e ser um detalhe, mas a cor é capaz de mudar totalmente o ambiente, para bem ou para mal. Sendo assim, é fundamental escolher bem as matizes que vão compor a decoração do seu lar.

Estudos comprovam que cada cor tem um significado que transmite sensações que influenciam no nosso bem estar e que despertam diferentes reações. Existes algumas coisas que podemos fazer que nos ajudarão a escolher a cor certa, seja para a parede ou então o mobiliário. A primeira delas é analisar o espaço e ver as cores do mobiliário existente, se são de tons neutros então podemos adicionar uma cor mais vibrante, por exemplo. A segunda é ver a iluminação, se o espaço não tem uma iluminação generosa, pode ser que cores muito escuras não sejam as mais adequadas. A terceira e mais importante é buscar a orientação de um profissional que poderá ajudar e tirar as dúvidas necessárias.

A decisão entre uma cor e outra, pode estar, muitas vezes, associadas à uma questão subjetiva e não racional, porém isso não tira a importância de como a sensação cromática interferirá na sua sala de estar, quarto, banheiro… Por ser um tema importante e que por gerar muitas dúvidas, neste livro de ideais selecionamos alguns projetos que souberam utilizar a cor certa.

Continue lendo e se inspire com os lindos exemplos selecionados para você!

Amarelo

Apartamento no cond Barra Bali, Barra de São Miguel Al Cris Nunes Arquiteta Salas de estar clássicas
Cris Nunes Arquiteta

Apartamento no cond Barra Bali, Barra de São Miguel Al

Cris Nunes Arquiteta

Luz, alegria e sol, esses são alguns dos significados do amarelo. Uma cor que nos lembra do verão  e eu também ativa a nossa criatividade.  Na decoração, porém deve ser usada com cuidado já que a sua intensidade pode ser excessiva. Aqui vemos um exemplo de como o projeto soube deixar esta sala incrível através do equilibrado uso do amarelo.

Branco

A cor branca, também chamada “cor da luz”, pois reflete todas as cores do espectro, significa paz, pureza e é símbolo da espiritualidade. Na decoração ela é capaz de propiciar frescor, maximizar a iluminação dando a sensação de maior amplitude. Neste exemplo, os acabamentos, paredes, caixilhos, forro e instalações pintados de branco favoreceram a integração espacial, além disso, tirou proveito da neutralidade da cor para agregar elementos pontuais com cores vibrantes, como por exemplo, as almofadas.

Rosa

MM apartment Studio ro+ca Salas de estar industriais
Studio ro+ca

MM apartment

Studio ro+ca

Não tenha medo do rosa. Relacionada ao amor, gentileza e ternura o rosa pode ser uma cor aliada numa decoração moderna, despejada e que quer dar a sensação de hospitalidade e acolhimento.

Laranja

Assim com o amarelo, a cor laranja desperta alegria e vitalidade e também ela estimula a comunicação e novas ideias. Porque não escolher as cadeiras laranja para a sua sala de estar e combiná-las com acabamentos em tons de madeira?

Azul

Esta cor é a preferida dos logos de empresas porque ela está associada à criatividade, inspiração e à tomada de decisões. Mas também, esta cor está associada à tranquilidade e equilíbrio. Um espaço com as paredes pintadas de azul, como vemos na imagem a cima favorece a estimulação do intelecto de maneira moderada.

Roxo

Os estudos associam a cor roxa ao mundo místico e ao misterioso. Ela é capaz de despertar o nosso lado mais espiritual e tranquilo. Por isso, na decoração não tenha medo de usar esta cor na decoração, busque o melhor tom e decore a sua sala como o exemplo acima que optou por um tapete roxo escuro lindo.

Que cor você gostou mais? Comente!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!