Apê antigo ganha cara moderna e jovial

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Quem nunca sentiu vontade de renovar o apartamento inteiro e deixá-lo mais funcional e personalizado? No entanto, dar uma cara nova ao apartamento não é uma tarefa das mais fáceis. Que materiais de acabamento utilizar? Quais cores, quais móveis e o que preservar do antigo apartamento? Para acertar na reforma e atingir o resultado esperado, o ideal é contar com a competência técnica de um profissional, arquiteto ou designer de interiores, que são as pessoas capazes de materializar em cada espaço os desejos abstratos dos clientes.

Homify apresenta hoje um projeto sensacional de reforma de um apartamento, localizado em Curitiba, no Paraná, de autoria do estúdio Patrícia Azoni Arquitetura + Arte. O projeto buscou preservar o que o apartamento tinha de expressivo e funcional, como o exuberante e tradicional piso parquet de madeira e incrementar as qualidades estéticas e ambientais do apartamento através da demolição de paredes e reestruturação dos ambientes, renovação dos materiais de revestimento, renovação das instalações elétricas e hidráulicas, troca de peças do mobiliário e inserção de obras de arte, de autoria da própria arquiteta, que também é artista plástico.

Curioso para desvendar todos os encantos deste apartamento inteiramente renovado? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta reforma sensacional, que deu nova vida e uma cara moderna e jovial a este apê de 120 m².

Living room

Assim que entramos no apartamento, experimentamos o salão principal que abriga a sala de jantar e a sala de estar, ambientes integrados. Na verdade, o projeto de reforma envolveu a demolição de algumas paredes e a reorganização espacial dos ambientes. Alguns elementos foram preservados, como o piso de parquet de madeira, que dá identidade ao ambiente e realça a sensação de aconchego.

No interior do apartamento predominam as cores neutras, que realçam o piso de madeira, peças do mobiliário e os artigos decorativos, como obras de arte e o piano que ornamenta o ambiente como um objeto decorativo.

Detalhe em pedra

Um dos destaques do projeto de reforma é a paleta de novos materiais de revestimento, que trouxeram um aspecto moderno e mais decolado ao apartamento. No living room, a parede revestida de pedras filetadas marca o novo caráter da intervenção e dá um toque rústico e de aconchego ao ambiente.

Sala de jantar

A sala de jantar é o cartão de vista da casa. É o ambiente que causa a primeira impressão no visitante. O ambiente amplo e minuciosamente decorado, conta com uma mesa de jantar com tampo de vidro temperado, com o conjunto de cadeiras Panton, na cor branca, e com dois assentos vermelhos, posicionados nas extremidades da mesa, que dão um toque de cor e ousadia ao ambiente. E, a porta deslizante, revestida de espelhos, dá um toque de sofisticação e elegância ao ambiente.  

As obras de arte também têm um papel de destaque nos ambientes. Aqui, a tela Chuva, de autoria da própria Patrícia Azoni, de 2009, feita de madeira recortada a laser e com pintura laqueada, incrementa as qualidades estéticas do ambiente, dando-lhe um toque de requinte.

Sala de estar

Na sala de estar predomina a sensação de conforto e privacidade. A parede revestida de pedras dialoga com o piso de madeira, realçando a atmosfera aconchegante do ambiente. Elementos em marcenaria, como o rack e as estantes para armazenar objetos, agregam funcionalidade e sofisticação ao ambiente, O sofá, de design contemporâneo, a mesa de centro e o tapete circular, dialogam entre si e dão um toque de elegância ao ambiente. Outra obra de arte da arquiteta e artista plástico, Circuitos, feita de madeira e realçada pela parede de cor bege, complementa a decoração do ambiente, dando-lhe um toque de requinte. 

Interessado em mais projetos de salas de estar deslumbrantes? Então leia este artigo.

Cozinha

A cozinha foi totalmente repaginada, ganhando novos materiais de revestimento, como as pastilhas cerâmicas da parede e o porcelanato do piso, e novos armários planejados, feitos de madeira. Um dos destaques do ambiente é o granito que reveste a bancada da pia, na cor preta, que agrega praticidade e elegância ao ambiente.

Mais informações sobre projetos de cozinha, você encontra aqui.

Sala de almoço

O projeto criou ainda uma sala de almoço, integrada à cozinha, mas dividida por uma parede de cor bege. Em meios às superfícies predominantemente brancas destacam-se a mesa de vidro e o armário de madeira de estilo rústico, que dá um toque de tradição e personalidade ao ambiente.

Lavabo

O lavabo ganhou um novo lavatório, com destaque para a cuba de apoio de forma oval que repousa sobre a bancada de madeira. O ambiente ganhou ainda novo revestimento de pastilhas cerâmicas na cor marrom, que deu um toque de elegância e mais praticidade e personalidade ao espaço.

Dormitório

O quarto infantil foi lindamente decorado. As cores suaves realçam a delicadeza e sensação de tranquilidade do ambiente, com destaque para o papel de parede listrado, de cor amarelo em tom pastel. O mobiliário de madeira de estilo provençal, como a cama, o criado-mudo e a cômoda, agregam charme e elegância ao ambiente.    

Detalhe da colcha colorida

O enxoval é sempre e pode ser utilizado para incrementar a decoração do quarto e para dar-lhe mais personalidade. Aqui, a colcha colorida, composta de flores de cores variadas, dá um toque de cores ao ambiente e torna-o mais personalizado.

Suíte II

Na suíte principal predominam as cores neutras, que realçam o piso de madeira original, restaurado e preservado, como marca do apartamento antigo. A suíte ganhou novos elementos como o forro de gesso rebaixado, novo closet, feito de madeira, e uma nova cabeceira de cama, feito de madeira laqueada em branco, que realçam o charme e a elegância do ambiente.  

Detalhe: oratório

Vale ressaltar que a suíte ganhou ainda um oratório privativo para a prática de orações e culto da fé, composto de um pequeno altar de vidro, que serve de apoio para a bíblia, e de uma capelinha de madeira, que dão um toque de personalidade e liturgia ao ambiente.

Se você reformasse sua casa ou apê, o que você manteria de original?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!