7 vezes em que a palha deu um show na decoração

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Versatilidade é a palavra chave para coisas incríveis. Pensar em algo que se modifica conforme a necessidade do momento é algo sempre inspirador. Quando isto é feito em favor de nossa decoração, utilizando matéria-prima vinda da natureza, então tudo fica ainda melhor. Afinal, a decoração com o uso de artesanato sempre trabalha em favor de um lar com o seu jeitinho e a sua personalidade. E isto de uma maneira simples, bonita e elegante utilizando a palha. 

A palha vem sendo utilizada com muita versatilidade nos mais diferentes cômodos, seja no quarto ou no banheiro. Utilizada muito além dos comuns cestos, a palha vem se tornando uma forte tendência na decoração dos brasileiros, já que as peças feitas com este material são encontradas facilmente em diversos tipos de lugares, tem custo baixo e longa durabilidade nas peças produzidas – uma soma perfeita em tempos de crise econômica.  Por ser um material simples e com presença neutra, a palha pode ser ótima na decoração de qualquer estilo de decoração, dos ambientes mais simples aos refinados e sua presença confere um aspecto de simplicidade e valor cultural. 

Criativos, os objetos feitos com este material ajudarão a reforçar a identidade marcante do lar e, ainda, poderão ser facilmente deslocados durante as mudanças na decoração.  Com um aspecto de leveza, o uso da palha na decoração confere um ambiente rústico e elegante, com a sensação de que a ambientação foi cuidadosa e manualmente feita para deixar o lar mais especial. Utilizar este material como complemente na decoração e, ao mesmo tempo, aproveitar os contrastes nos tons da decoração é uma ótima solução. E são outras ótimas soluções que encontraremos entre as imagens abaixo, onde a criatividade, a simplicidade e a versatilidade da palha estão perfeitamente exploradas por meio de projetos decorativos dos melhores profissionais de arquitetura e decoração do mundo, sempre presentes aqui, no homify. 

Por isso, venha conosco, aproveite as dicas e inspire-se!

Espaço acolhedor

Apartamento Guarujá: Sala de estar  por Andréa Gonzaga
Andréa Gonzaga

Apartamento Guarujá

Andréa Gonzaga

Decorações com palha são realmente muito versáteis. Desde a confecção do objeto à composição do ambiente, os objetos de palha auxiliam quanto ao preenchimento de espaços de uma forma a deixar a decoração com tons artesanais e acolhedores. Além disto, a utilização de objetos feitos de palha serve como ótimas opções para compor qualquer tipo de ambiente, já que sua combinação com qualquer tom é muito fácil. 

Um bom exemplo é esta decoração projetada pela arquiteta Andréa Gonzaga, de São Paulo (SP). Aproveitando diferentes texturas e a vista para o mar, a arquiteta ambientou o espaço em tons agradáveis e utilizou uma linda mesa de centro feita em palha para valorizar ainda mais a simplicidade e aconchego das salas integradas.

Revestindo a sala de jantar

sala de jantar: Salas de jantar ecléticas por korman arquitetos
korman arquitetos

sala de jantar

korman arquitetos

Embora nossa primeira lembrança tenha sido por uma das boas peças artesanais que sempre nos lembram do uso da palha, o uso deste ótimo material vai muito além disto. Sua versatilidade é tanta, que a palha pode ser utilizada como revestimentos de parede, como neste belíssimo projeto do escritório Korman Arquitetos, de São Paulo (SP). 

Utilizada na sala de jantar, o revestimento com palha cinza conferiu aconchego e beleza ao ambiente. O tom de cor clara escolhido para a palha ficou ótimo para contrastar com as cores escuras das cadeiras e a porta de entrada, proporcionando um resultado discreto e muito elegante.

Revestindo o banheiro

Assim como na sala, o revestimento de palha pode ser utilizado em outros locais, para que o ambiente fique mais elegante e, ao mesmo tempo, mais acolhedor. Esta é uma ideia que poderá ser ajustada a um pequeno espaço de parede ou em toda ela – sendo que, nesta segunda opção, a decoração terá um resultado ainda mais rústico. 

Para este banheiro, o projeto do escritório Koman Arquitetos, de São Paulo (SP), ficou ainda mais incrível com o uso da palha. Revestindo todo o pequeno espaço com a cor vermelha, o material proporcionou um fundo ideal para a elegante luminária e o quadro, assim como ficou perfeito para contrastar com a linda bancada de mármore. Um dos destaques quanto ao projeto, dá-se pela profundidade que o pequeno espaço ganhou com o uso da cor escura.

Nos móveis

Tradicionais e muito procurados, os móveis feitos com palhas também são protagonistas para ambientes que procuram a soma da elegância com a beleza artesanal deste material. A grande vantagem neste tipo de decoração é, sem dúvidas, a versatilidade quanto a utilização da palha somada a qualquer estilo e cor empregados no restante do ambiente. 

Neste projeto da Hipérbato Arquitetura, de Curitiba (PR), a beleza das linhas retas somadas à beleza de materiais naturais, como a palha, deixou o ambiente perfeitamente aconchegante. O grande destaque, sem dúvidas, é quanto à combinação do conjunto de poltronas em palha no ambiente plenamente neutro com contrastes nas almofadas, clareada e destacadas ainda mais pelo uso da cortina em cor branca ao fundo. Um resultado de unidade e perfeito equilíbrio na decoração.

Natural

A leveza e a beleza da utilização da palha como material artesanal são tantas, que seu uso não deixa qualquer barreira, seja qual for o ambiente. Assim como a palha pode ser livremente utilizada com cores que destacam ainda mais o material, seu uso com as cores naturais proporcionam um aspecto mais aconchegante e elegante no ambiente. 

E é esta elegância de sobra que podemos notar neste lindo projeto da talentosa arquiteta Karla Silva, de Florianópolis (SC). Neste lindo lavabo, a arquiteta aproveitou a beleza natural da palha para contrastar com o branco das peças no ambiente, que têm ainda a companhia das luminárias retrôs para tornar o local simplesmente perfeito.

Protagonistas

Banqueta Cuiabá Rattan: Casa  por Rivatti Móveis
Rivatti Móveis

Banqueta Cuiabá Rattan

Rivatti Móveis

O protagonismo dos materiais feitos em palha, assim como o material, é natural. Optar por peças feitas que destacam a beleza do artesanato é sempre uma forma de dar ainda mais personalidade ao ambiente. E o protagonismo é pleno na presença das duas banquetas feitas de palha que se somam ao ambiente que utiliza de maneira perfeita o contraste das peças em madeira e o branco predominante da cozinha. 

O projeto idealizado pela Rivatti Móveis, de Caxias do Sul (RS), utiliza um par de banquetas feitas de palha, mas no mesmo tom das madeiras, esbanjando elegância e beleza na decoração do espaço.

Simplicidade

mmagalhães estúdio_Apartamento Parque: Quartos  por mmagalhães estúdio
mmagalhães estúdio

mmagalhães estúdio_Apartamento Parque

mmagalhães estúdio

Por fim, um projeto lindo e simples do escritório Magalhães Estúdio, de Belo Horizonte (MG). A opção por um quarto decorado com a beleza e luminosidade do branco ficaram perfeitas para a composição simples, mas acolhedora das peças feitas de palha, que, somadas à banqueta de madeira, deram um destaque simples e perfeito ao ambiente. 

O que você acha da palha como material decorativo?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!