Contraste fantástico entre madeira e concreto neste lar em Brasília

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Apartamento 308.C, Brasília, Design de Interiores, 1:1 arquitetura:design , SAINZ arquitetura SAINZ arquitetura Armários e bancadas de cozinha Concreto
Loading admin actions …

Hoje nós conheceremos o projeto de uma residência que nasceu da necessidade de adequar um apartamento a um novo morador, alguém interessado pela história do lugar onde vive: Brasília, uma cidade relativamente nova, mas muito interessante e essencialmente moderna.

O partido do projeto deste lar baseia-se em questões relacionadas com os ideais modernistas, que estão por trás da construção da cidade em si. Preocupados em criar uma releitura contemporânea do estilo, o projeto resgata conceitos típicos dos anos 1960, quando a vida acontecia com mais calma a partir de atividades simples, como sentar na sala para conversar tranquilamente sem ligar a televisão. Ou ainda, preparar uma boa refeição em uma bela mesa de jantar para a família ou os amigos.

Com um contraste marcante entre a naturalidade da madeira e a frieza do concreto, este apartamento é inspirador e você não pode perder. Continue a leitura e descubra mais!

Sala de estar

Os 115 m² deste apartamento trazem espaços comuns integrados a fim de oferecer amplitude e uma circulação fluida, o que traz praticidade ao dia-a-dia familiar. Além disso, esta é uma boa maneira de fazer com que os ambientes sociais sejam descontraídos e perfeitos para receber amigos e familiares em pequenos eventos.

Como podemos observar a partir desta primeira imagem, a sala de estar faz tributo ao concreto, elemento deixado completamente aparente nas paredes. Por outro lado, a madeira também tem um papel importante na composição deste espaço, pois é utilizada como elemento conector entre os ambientes sociais e íntimos, conformando um percurso visual e uma atmosfera aconchegante.

Sala de jantar

Projetada especialmente para este ambiente, a mesa de jantar foi construída em alvenaria para trazer mais singularidade ao espaço. A partir de uma geometria pura e íntima, o mobiliário projeta-se dentro da sala de estar ao mesmo tempo que guia o percurso para a cozinha, como veremos na imagem a seguir.

Um elemento conector

De forma sútil, e portanto muito elegante, a mesa de jantar funciona como um conector entre as áreas sociais e a cozinha, pois seu desenho desenvolve-se de forma a guiar o percurso de um ambiente a outro. Com tampo de alvenaria e apoios em aço, esta é uma peça de mobiliário única, feita especialmente para compor estes espaços. Desta forma, a sala de jantar dispensa grandes objetos decorativos, contando apenas com uma luminária pendente e cadeiras, ambas com design simples e moderno.

Cozinha

O cobogó é um elemento que faz parte da história de Brasília, sendo presente em muitas das construções existentes ali. Seu desenho permite um melhor aproveitamento da iluminação e ventilação naturais. Por isso, as áreas funcionais e de serviço ficam condensadas neste espaço.

Porta de correr

A cozinha fica isolada das áreas sociais a partir de uma porta de correr que abre-se quase que completamente. Assim, o projeto oferece grande versatilidade para quando deseja-se integrar ou isolar o ambiente.

Dentro da área disponível, suas funções foram distribuídas da maneira mais prática possível: de um lado a área de trabalho fica concentrada, onde há a pia, o fogão e uma bancada de apoio; do outro lado, muitos armários oferecem tanto área de armazenagem quanto nichos para instalar os eletrodomésticos de forma discreta e sofisticada.

Corredor multifuncional

Geralmente, os corredores são elementos conectores que ficam restritos à sua função. Mas aqui, os arquitetos responsáveis pela obra, resolveram aproveitar melhor este ambiente do ponto de vista funcional. Assim, o corredor incorpora armários ao longo de sua extensão, oferecendo espaço para guardar peças importantes, como roupas de cama e toalhas, o que colabora para a organização geral da casa.

Banheiro

E para finalizar o livro de idéias, visitamos um dos cômodos que compõem as áreas íntimas, o banheiro, um espaço tão moderno quanto os demais e com uma atmosfera fresca e descontraída.

Do que você mais gostou neste apartamento?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista