Uma casa moderna muito mexicana

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
CASA OLIVOS, Loyola Arquitectos Loyola Arquitectos Casas modernas
Loading admin actions …

Convidamo-lo a dar um passeio por Querétaro, onde se encontra a maravilhosa residência que vamos conhecer hoje: Casa Olivos, um projecto dos geniais e criativos profissionais do estúdio Loyola Arquitectos. Trata-se de uma casa com toques coloniais e clássicos ainda que adaptada aos tempos modernos, de marcado estilo contemporâneo, confortável, plena de comodidade, desenho sofisticado, materiais finos e acabamentos de excelência. Com muito espaço, luz e fluidez tanto nos seus interiores como no vasto espaço exterior, esta vivenda vai surpreendê-lo a cada passo até descobrir, no final, algo que o deixará verdadeiramente fascinado. Curioso? Vamos começar a visita.

Um rosto atractivo

A fachada principal promete uma visita muito agradável. De formas geométricas, planos e grandes volumes intercalando alturas e profundidades, a fachada mostra-se aberta, oferecendo de forma honesta a beleza de cada textura e cor que a veste e deixando perceber uma certa influência da arquitectura colonial.

Vista nocturna

Uma vista de frente, mais clara, menos dramática mas não menos surpreendente, permite-mos dimensionar a grandeza da residência. Desde esta perspectiva o toque colonial que era perceptível do outro lado perdeu força e agora o edifício mostra-se mais contemporâneo, geométrico e funcionalmente moderno. Um par de grandes cubos brancos resguardam a fragilidade da entrada, colocada debaixo da estrutura de madeira e atrás do muro de pedra escura. Uma zona de estacionamento aberta partilha a luz dos seus candeeiros com a via pública.

Fabuloso terraço posterior

O terraço posterior é uma zona cheia de surpresas. Repleta de espaços dedicados ao lazer, ao relaxamento, descanso e diversão, o terraço conta com uma área de piscina, uma zona de refeições, um churrasco, jardins, fonte, bancos e um terraço no segundo nível que encerra o espaço com chave de ouro.

As luzes interiores projectadas para fora, combinadas com os detalhes da iluminação exterior e os jogos de sombras que se criam sobre as superfícies e texturas, dão um toque misterioso e encantador ao ambiente que rodeia a casa.

Integração dos espaços

Cada um dos espaços da casa comunica directa ou indirectamente com o enorme terraço posterior. Esta é a imagem de uma das áreas e, como podemos ver, as paredes que separam a casa dos jardins são transparentes, totalmente em vidro e com portas do mesmo material que conectam os espaços. Esta pequena área é uma mostra do estilo e elegância que reina no interior e que está em perfeita sintonia com a beleza que existe também no exterior.

Uma cozinha plena de vida

A cozinha transborda modernidade e estilo, mas mantém certas reminiscências das grandes cozinhas das casas de campo de outros tempos: uma grande mesa ao centro, rodeada de móveis e prateleiras e conectada com o terraço. No interior existe um pequeno jardim privado, com plantas sobre os armários, suspensas sobre a mesa e entre gavetas e prateleiras. Madeira escura de um lado, madeira claro de outro. Um espaço pleno de vida e funcionalidade.

No que diz respeito à iluminação, estamos perante spots embutidos no tecto, apontados a diferentes pontos do espaço, criando uma atmosfera suave e subtilmente encantadora.

Sala de jantar clássica

A mesa de jantar é simplesmente fantástica e não deixa qualquer dúvida em relação à nostalgia clássica que o desenho da residência contém. É uma peça de gosto requintado e corte colonial: uma grande mesa de madeira escura com cadeiras forradas a couro negro e detalhes esculpidos por toda a parte. O espaço é coroado por um par de delicados candeeiros suspensos, uma espécie de candelabros invertidos que formam um detalhe bastante interessante, sofisticado e luminoso.

Sala de estar

A sala de estar é um espaço que se mostra acolhedor e confortável. A gama de cores quentes entre os castanhos e os cinzentos, a lareira ao fundo, os grandes sofás cobertos de almofadas e o tapete em tons dourados e café, fazem com que este espaço se mostre convidativo. Um local perfeito para passar o seu serão em frente ao fogo da lareira.

Um espaço de luxo

Desde de que entramos nas áreas sociais da casa já visitamos vários ambiente, desde a acolhedora sala de estar, à elegante sala de jantar e até à memorável piscina. Ainda assim, este espaço que agora mostramos. fica na nossa memória como o melhor de todos. Trata-se de um bar, uma área ampla que comunica directamente com o jardim e onde é possível passar horas de convivência e diversão, enquanto desfrutamos de uma bebida em boa companhia. O espaço conta com um grande balcão, mesa de jogos, área de televisão, uma invejável garrafeira e uma iluminação ténue e misteriosa. Podemos pedir mais alguma coisa? Bem, nesta casa parece que sim.

A última surpresa

O que poderia faltar para que esta casa fosse perfeita? Por exemplo, uma adega. Colocada num canto do bar, esta adega protege o valioso tesouro a média luz e oferece-lhe repouso em condições adequadas. Um nicho que não é apenas invejável pelo seu valor funcional mas também pela beleza da sua estrutura: uma textura de pedra rugosa ao fundo, uma série de traves de madeira e uma luz ténue que sai por trás da madeira… uma beleza incrível para fechar com chave de ouro esta visita.

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista