SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Como melhorar o isolamento acústico em casa

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Silêncio é o som da paz. E se você sofre com alguns vizinhos barulhentos, pode fazer esta afirmação sem medo, principalmente quando eles resolvem viajar. Ouvir música em volume alto, deixar a criança jogar bola na sala ou se divertir com os amigos é sempre uma forma de extravasar. O problema é quando isto passa do limite do bom senso. Se você mora em uma casa, ainda pode se dar ao luxo de manter alguma distância dos sons que saem portão a fora na vizinhança e entram sem pedir a mínima licença em sua casa. Porém, quando a moradia é em prédios, o problema fica bem mais desconfortável, já que a vizinhança muitas vezes está muitas vezes em todos os lados do seu apartamento. 

Embora o bom senso seja sempre a melhor solução, o problema de ruídos pode ser atribuído ao acabamento estrutural do seu apartamento ou casa. Isto porque, até pouco tempo atrás, as construturas entregavam os projetos sem as espessuras e materiais necessários para que a parede ou o teto pudesse reduzir o som emitido ou barrassem os sons externos. No entanto, a partir de 2013, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estabeleceu índices mínimos de isolamento acústico para as composição da estrutura, seja em apartamentos ou casas.

Por ser uma norma muito recente, muitas pessoas ainda sofrem com os ruídos que vêm de casa ou mesmo, se preocupam em não incomodar a vizinhança com os sons do seu lar. Para isto, existem alguns truques de decoração que merecem ser levados em conta. E é este o tema do artigo de hoje.

Com algumas dicas para a decoração do seu lar com materiais específicos, você poderá ter dias e noites mais agradáveis com o silêncio tão almejado. Para isto, basta seguir alguns de nossos projetos aqui citados e anotar s soluções facilmente encontradas no mercado em geral.

Sendo assim, convidamos você a vir visitar conosco alguns ambientes incríveis que trarão ótimas dicas para que o som leve do descanso tenha sempre presença garantida no seu lar, sem que você se preocupe com os berros alheios das caixas de sons de seus vizinhos. Aproveite!

Portas e janelas vedadas

Casa Corrego grande: Casas  por Roma Arquitetura
Roma Arquitetura

Casa Corrego grande

Roma Arquitetura

Para o som bater na sua porta e não conseguir entrar, é preciso fechar o principal caminho dele: as frestas. Para isto, uma boa solução são as vedações em portas e janelas do lar. Trocar as janelas por caixilhos acústicos ou optar por vidros que tenham estrutura dupla ou tripla é uma excelente solução para evitar as frestas na instalação destes componentes do lar. Isto, certamente, diminuirá sensivelmente os ruídos externos em sua casa. Nesta lindíssima casa projetada pela Roma Arquitetura, de Florianópolis (SC), a instalação de uma porta mais comprida faz uma ótima combinação com a fachada de vidros espelhados que se alonga do chão ao teto. Além disto, o conjunto de janelas alinhadas ao longo do imóvel reforça a vedação e privacidade do local. 

Tapete Felpudo

Objetos com material macio e com grande quantidade de tecidos ajudam a absorver parte do eco, principalmente em casas com o pé direito amplo. Por isso, uma ótima dica para decorar o seu lar e diminuir a propagação do som no ambiente é optar pela decoração de tapetes felpudos. Se possível, escolha lugares próximos à parede para que a multiplicação do som no ambiente seja ainda menor. 

Neste belo projeto, a arquiteta Lívia Martins, de Goiânia (GO), utilizou todo o charme do tapete felpudo para aumentar o acolhimento e conforto na sala de estar. A instalação da peça sugere que as pessoas presentes fiquem mais à vontade, retirando os calçados para afofar os pés no excelente tapete nas cores que trabalham com sintonia com o restante da decoração.

Piso laminado

Salas de estar  por SANSON ARCHITETTI
SANSON ARCHITETTI

SANSON ARCHITETTI

SANSON ARCHITETTI

Trabalhar uma decoração onde a qualidade na rotina do ambiente esteja em cada pequeno espaço é fundamental. E cada vez mais o piso laminado vem sendo procurado por pessoas que não abrem mão do conforto. O piso laminado é formado por placas que se encaixam por todo o ambiente, proporcionando uma fácil e prática instalação. Além desta facilidade, com o uso do piso laminado os ambientes têm um conforto acústico melhor, já que o material deste tipo de piso auxilia na absorção do som. Outra boa alternativa para o piso quanto a diminuição do ruído no ambiente é a escolha por pisos feitos de madeira, que também melhoram muito o efeito acústico do ambiente. 

Gesso

O som seco do salto de sua vizinha de cima é um problema a parte. Embora ela pareça andar devagar e não utilize o calçado no cotidiano, não há ruído que pareça incomodar do que o toque do salto no piso dela que, por infelicidade, é o seu teto. Uma boa medida para isto é optar pela instalação de placas de gesso acartonado, que aliviará muito o barulho vindo do andar superior. Além de proporcionar um maior conforto sonoro no seu lar, a utilização de gesso poderá deixar o seu lar ainda mais interessante, como neste lindíssimo projeto da designer de interiores e paisagista Iara Kílaris, de Americana (SP), que utilizou placas de gesso desenhadas com curvas que dão movimento e deixam o ambiente incrível quando somadas ao uso de iluminação LED. 

Estofado

Excelentes para a decoração, os estofados são ótimos também para absorver o som no ambiente. Embora muitas pessoas não saibam, a utilização de peças estofadas espalhadas pelo lar melhora o conforto acústico do local. Por isto, experimente decorar sua sala de estar ou quarto com pufes e outras peças estofadas, além do sofá. Isto reduzirá sensivelmente a reverberação do som no ambiente. Neste belo projeto, o escritório Studio Arquitetura, de Taquara (RS), centraliza o uso de sofás, poltronas e pufes na sala de estar, fazendo com que o eco do ambiente seja amenizado pelos móveis presentes.

Cortina grossa

DORMITÓRIO CASAL 01: Quartos  por Pura!Arquitetura
Pura!Arquitetura

DORMITÓRIO CASAL 01

Pura!Arquitetura

Outra dica muito interessante é a utilização de cortinas grossas no ambiente. Quanto mais grosso o tecido, menor será a possibilidade de o som invadir ou  se esvair do cômodo. As chamadas cortinas blackout são um ótimo exemplo para a decoração voltada à diminuição de barulhos. 

Neste projeto, o escritório Pura! de Porto Alegre (RS), deixou o quarto muito mais privativo com a instalação de cortinas grossas que combinaram com os demais elementos em cinza no ambiente. Um ótimo resultado de elegância e simplicidade. 

Jardim vertical

Paisagismo de interior  por ENVERDE
ENVERDE

Jardín Vertical

ENVERDE

Por fim, a nossa dica é usar e abusar das decorações nas paredes, como as plantas verticais. Com elas os impactos no ambiente diminuem bastante, deixando o espaço mais confortável e relaxante, além de manter o local sempre em temperatura fresca. Caso não tenha a possibilidade de utilizar as plantas, os quadros com molduras de madeira farão perfeitamente esta função de deixar o ambiente com menos ruídos.

E você, tem outras dicas para ter mais silêncio em casa?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!