Quanto custa construir uma piscina em casa? | homify Quanto custa construir uma piscina em casa

Quanto custa construir uma piscina em casa?

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Jardim das Cores - Casa Cor MS 2014 Adines Ferreira Paisagismo Piscinas modernas
Loading admin actions …

O sonho de ter uma piscina em casa é comum a muitos brasileiros. Afinal, em quase todas as regiões do país, o clima tropical chega sempre caprichando nas altas temperaturas. Com isso, ter um espaço para se refrescar e relaxar em casa não é nada mal. 

Com esse desejo em mente e o incrível elenco de profissionais de arquitetura que temos no homify, resolvemos ajudar com informações interessantes sobre quanto custa ter uma piscina em casa. Vale lembrar que foram considerados valores médios praticados no país, portanto, sempre verifique as condições em sua região. 

Portanto, se você vem pensando na ótima ideia de construir uma boa piscina para mergulhar não só no verão, mas ao longo de todo o ano, aproveite as informações abaixo e comece a planejar hoje mesmo esse sonho! 

Confira e inspire-se!

Quais são os principais modelos de piscina para o quintal

O mercado oferece uma série de modelos de piscinas que podem atender muito bem as principais necessidades de sua família. A variação nos materiais traz consigo maior ou menor demanda no processo de construção e manutenção. O ideal é que um bom arquiteto seja consultado para garantir que a melhor escolha seja realizada de acordo com o orçamento e o espaço disponível no quintal.

Entre os principais tipos de piscinas, estão a piscina de alvenaria/concreto, a piscina de fibra de vidro, a piscina de vinil e as piscinas de vidro. Confira as características de cada uma:

Piscinas de alvenaria/concreto: esse tipo de piscina pode ser construído em praticamente qualquer tamanho e profundidade, o que faz dela uma opção interessante para quintais pequenos. O acabamento com azulejos, pedras ou pastilhas coloridas estão entre as principais opções. Entre os principais cuidados estão as necessidades de impermeabilizações constantes. Quanto ao custo, estão entre as mais caras do mercado e a manutenção deve ser com limpezas cuidadosas nos rejuntes.

Piscinas de fibra de vidro: são opções que demandam menos esforços na manutenção e podem ser encontradas em baixo custo. A desvantagem está no fato de que são piscinas vendidas em formatos definidos, o que impossibilita a personalização. O custo é baixo e a manutenção pede cuidados com as paredes lisas que podem ficar manchadas por algas ou cloro, além de evitar que a água seja retirada em mais da metade para evitar a quebra da estrutura.

Piscinas de vinil: são piscinas construídas em alvenaria que recebem revestimento em vinil nas paredes. São de baixo custo na manutenção e fácil limpeza, o que faz desse modelo uma das principais opções do mercado. São piscinas que demandam o uso de caminhões pipa para enchê-las. Entre os principais cuidados está com o uso de objetos pontiagudos, que podem estragar a estrutura.

Piscinas de vidro: são elegantes e modernas, trazendo experiências mais do que agradáveis para o uso, remetendo a grandes aquários. Ainda que incríveis decorativamente falando, estão entre as opções mais caras do mercado, pois pedem estruturas específicas com quadros de aços que sustentem os vidros.

1. Quanto custa uma piscina?

Qual o tipo de piscina que melhor se encaixa no seu quintal? Redonda, quadrada, com linhas curvas? Seja qual for a sua escolha, é ideal que ela ofereça tamanho suficiente para proporcionar lazer à sua família. Por isso, estude bem o espaço livre disponível e perceba o melhor projeto para ser escolhido.

A variação de valores é grande quando consideramos piscinas convencionais de 8 m de comprimento x 4 m de largura e 1,40 m. de profundidade. Saber quanto custa uma piscina pode trazer variações de R$ 4 mil e chegar a R$ 8 mil, sendo que os materiais de fibra e vinil são mais baratos. 

Além da instalação da piscina em si, é importante pensar em complementos que encarecerão o projeto, como o mobiliário e o paisagismo. Lembre-se de que decorações com LED, um amplo deck e uma cascata podem valorizar ainda mais o espaço. 

2. Como construir uma piscina

Piscina de Alvenaria com revestimento em Vinil SODRAMAR Vila Nova Piscinas Piscinas de jardim Concreto Azul
Vila Nova Piscinas

Piscina de Alvenaria com revestimento em Vinil SODRAMAR

Vila Nova Piscinas

É um desafio que pede auxílio de profissionais e muito cuidado com características topográficas do terreno, bem como a estrutura hidráulica necessária. Saber como construir uma piscina envolve todos esses e muitos outros cuidados que apenas profissionais especializados poderão indicar com assertividade. Vale a pena conversar com nossos arquitetos que atendem online.

E abaixo, muito mais dicas que você pode colocar no papel para considerar o projeto.

3. Defina a técnica de construção e os materiais

São diferentes técnicas que podem ajudar na construção da piscina. Desde a escavação à opção por piscinas suspensas, o que irá afetar a sua escolha é o espaço e o orçamento disponível. 

Piscinas de concreto armado ou alvenaria demandas mão de obra com escavação e infraestrutura, sendo que é preciso entender que estarão permanentes no espaço escolhido. Já as piscinas de fibra de vidro e vinil demandam escavação, mas não trazem a necessidade com mão de obra para construir a estrutura. 

De maneira geral, é fundamental contar com mão de obra especializada para que o resultado não traga prejuízos com o decorrer da obra. É importante, também, solicitar documentações específicas na prefeitura ou companhia de saneamento local para o uso de recursos hídricos em maior quantidade. 

4. Leve em consideração o tamanho, a profundidade, a topografia

Algo que irá interferir diretamente no orçamento para a técnica de construção, é a condição do solo em seu terreno. Locais próximos a manguezais, rochas no subsolo e lençóis freáticos são algumas das possibilidades que podem interferir no prazo e custo estimado. Caso esses impedimentos existam, é interessante procurar recursos alternativos, como a construção de decks suspensos. 

É fundamental que os profissionais contratados possam fazer um estudo aprofundado do solo e também com as instalações, de rede de água, esgoto, gás natural ou cabos de fibra ótica. 

5. Não esqueça de aparelhos e acessórios

O próximo passo é a instalação de bombas e sistemas de limpezas dos dutos e a casa de máquinas. Ao contratar a instalação desses recursos, considere também os custos de limpeza e manutenção. Produtos para a higienização da estrutura e limpeza da água são muito importantes. 

Além disso, lembre-se dos acessórios decorativos, como espreguiçadeiras, mesas, escadas de acesso e ducha. Afinal, tudo isso será muito importante para fazer da sua piscina um local perfeito para desfrutar o descanso sempre que você desejar. 

6. Por fim, o paisagismo.

Lembre-se de que sua piscina não é um local apenas para descansar. Ela será muito importante para valorizar a sua casa, ou seja, é um ótimo investimento. Portanto, soluções com projetos paisagísticos poderão fazer toda a diferença para fazer com que o espaço fique ainda mais agradável. 

Nesse ponto, vale uma dica muito importante: evite que árvores ou arbustos fiquem próximas à borda, já que o acúmulo de folhas poderá entupir os dutos e, com isso, gerar grandes prejuízos. Jardins verticais são especialmente interessantes e merecem sua atenção para deixar o projeto perfeito!

Com tudo isso em mente, vale a pena definir cada detalhe e, com isso, realizar o sonho incrível de ter uma piscina em sua casa!

Como fazer uma piscina: muito mais inspirações

Depois de todas essas dicas sobre como fazer uma piscina, nada melhor do que se inspirar com muitas piscinas que nossos profissionais construíram para realizar os sonhos dos clientes, aliviar as temperaturas do verão e oferecer hábitos saudáveis à família.

Você pode sempre conferir modelos incríveis em nossa página exclusiva sobre piscinas -- e muitas delas, estão logo abaixo.

Confira muito mais ideias para piscina em casa

Tem para todas as preferências e famílias de todos os tamanhos: exemplos de piscina em casa para ninguém colocar defeito!

1. Com uma pequena queda d'água

Retrofit - Residência Alphaville Moran e Anders Arquitetura Piscinas modernas
Moran e Anders Arquitetura

Retrofit – Residência Alphaville

Moran e Anders Arquitetura

2. Com formato personalizado

4. Em L no deck de madeira

5. Piscina no projeto de arquitetura

Espaço Gourmet, piscina e fachada - Residência RJ Konverto Interiores + Arquitetura Piscinas modernas
Konverto Interiores + Arquitetura

Espaço Gourmet, piscina e fachada – Residência RJ

Konverto Interiores + Arquitetura

6. No pátio com jardim

7. Piscina pequena no quintal

9. Em um pátio grande

10. Na casa de campo

Piscina - Salão de festas homify Piscinas coloniais
homify

Piscina – Salão de festas

homify

11. Piscina em um projeto de paisagismo

12. Com bordas em curvas

13. Minimalista

Construir piscina em quintal pequeno: 15 piscinas imperdíveis

E então, se inspirou com todas as dicas que trouxemos? Então continue conosco porque temos dicas perfeitas para quem não tem muito espaço em casa. Confira estas 15 piscinas lindas que cabem em um quintal pequeno e inspire-se muito mais!

E você, o que acha de ter uma piscina no quintal?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!