SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Cozinhas pequenas, grandes soluções!

Patricia Smaniotto – homify Patricia Smaniotto – homify
Google+
Loading admin actions …

Sendo tão importante para a nutrição e a convivência, a cozinha deve ser muito bem pensada, não importa o seu tamanho. No caso de cozinhas pequenas, isso é ainda mais verdadeiro, já que as suas dimensões reduzidas não devem ser motivo para que elas sejam, necessariamente, lugares desprovidos de beleza ou funcionalidade. 

Existem muitas maneiras de dar aquele toque especial a esse espaço tão vital dentro de uma casa ou apartamento. O uso das cores, a definição de estilos, o planejamento do mobiliário,  a escolha dos eletrodomésticos, o tipo de materiais utilizados, enfim, tudo isso conta muito no resultado final. Sabendo projetar adequadamente, as cozinhas pequenas podem comportar tudo que existe nas grandes – e com a mesma graça ou requinte.

Por isso, selecionamos uma série de imagens que vão servir de exemplos para essa grande empreitada. Confira!

Cozinha estreita II

Esta cozinha estreita apostou tudo no branco, aproveitando completamente o espaço com armários inferiores e superiores, de um lado, e uma longa bancada para refeições, do outro. As cadeiras que a acompanham também são brancas, com estrutura em metal. Já o forno está embutido na parede ao final do corredor. Mas o que diferencia esta cozinha branca de outras é o piso em madeira, que dá uma sensação de aconchego ao ambiente, e a decoração mural na parede da bancada de refeições. Simples, mas bonito e eficiente. Para outras dicas sobre cozinhas pequenas, leia este artigo.

Projeto sustentável

Casa ReFit: Cozinhas  por Ferraro Habitat

Esta cozinha rústica, que faz parte de um projeto de residência sustentável realizado pela Ferraro Habitat, tem tudo de que precisa em pouco espaço – incluindo personalidade. As paredes de tijolos de demolição exibem objetos e prateleiras para a louça, que fica aparente. O fogão e a geladeira, reaproveitados de outras habitações, ladeiam a pia simples, cujo gabinete é fechado por uma singela cortininha. A parede do fundo faz as vezes de lousa e recebe uma prateleira com temperos. Já a bancada em madeira, que separa a cozinha da sala de estar, é também mesa de refeições. Para finalizar, os pendentes são reaproveitamento de garrafas, o que dá um toque divertido ao ambiente.

Bancada integrada à sala de jantar

Nesta cozinha moderna, o destaque é a bancada amarela em L, que apresenta pia e cooktop, além de armários na parte inferior. A bancada – sobre a qual existe uma coifa – é integrada à sala de jantar, tendo um conjunto de mesa e cadeiras como extensão dela. O espaço conta ainda com um móvel de apoio, com prateleiras na parede, tudo em madeira. Na parede fora da imagem encontram-se os demais eletrodomésticos. O piso colorido complementa o ambiente com um toque alegre.

Cozinha planejada I

Cozinhas  por Architetti di Casa
Architetti di Casa

Ambiente Open space – Soggiorno e cucina Skyline

Architetti di Casa

Também integrada à sala de jantar, esta cozinha planejada com muitos armários superiores e inferiores se destaca pelas linhas suaves e pelas cores branca e pistache, o que confere modernidade ao espaço. O cooktop e o forno são embutidos na marcenaria, assim como a pia. A área é separada da sala de jantar por uma pequena bancada branca em formato de meia lua, a qual também pode servir para refeições rápidas. O resultado é leve, bonito e funcional.

Cozinha planejada II

Revestimento cerâmico vintage: Cozinhas  por Neoarch
Neoarch

Revestimento cerâmico vintage

Neoarch

Neste reduzido espaço, o projeto conseguiu reunir pia, cooktop, forno, geladeira e armários superiores e inferiores, todos em tons neutros. A graça fica por conta do revestimento cerâmico supercolorido, que dá um ar alegre ao ambiente. A janela larga também ajuda a aumentar a luminosidade da área, que também é integrada à sala de jantar por meio de uma bancada em madeira. Prática e agradável, a cozinha cumpre todas as suas funções com louvor. 

Com ilha central

Cozinhas  por My First Cabane
My First Cabane

Vue linéaire et ilôt

My First Cabane

A cozinha desta residência clássica se resume à bancada branca com tampo e laterais em madeira, onde estão a pia, o cooktop elétrico e o forno, e à ilha central, também em madeira com ornamentos em couro, que separa o espaço dos demais ambientes. A ilha tem, em sua parte inferior traseira, armários e gavetas com aproveitamento total do móvel. As linhas dos móveis são puras, limpas e claras, assim como o piso de madeira. A presença de plantas traz vida ao espaço. Perfeito para quem gosta de elementos minimalistas. 

Cheia de estilo

Esta cozinha instalada em uma mansarda, onde há predominância da cor branca na bancada planejada, na mesa e nas cadeiras, ganha um toque vibrante com a geladeira vermelha, assim como com as banquetas que acompanham a bancada. Pia, cooktop e forno são embutidos na marcenaria, que conta com armários e gavetas. Uma coifa prateada complementa o espaço, que, embora pequeno, atende a todas as necessidades próprias de uma cozinha.

Totalmente branca

Lançar mão da cor branca o máximo possível também pode ajudar a dar a sensação de amplitude à cozinha. É o caso desta imagem, em que toda a marcenaria abusa desta cor. E espaço, de fato, não falta, já que o gabinete da pia é amplo, assim como os armários ao lado da zona de cocção – a qual, por sua vez, conta com cooktop e forno. A persiana e a coifa de metal prateado conferem elegância ao espaço de maneira clean.

Com adega

Neste apartamento moderno em que predominam as cores monocromáticas, a cozinha não foge à regra: o gabinete que reúne pia, cooktop e forno tem tampo preto e base branca. Já os armários superiores são brancos com detalhes em metal, sendo que uma pequena adega foi planejada sobre a geladeira. Para completar, o piso branco faz um contraste harmônico com a bancada de mármore preto que separa a cozinha da sala de jantar.

Cozinha estreita I

Cozinhas  por De Vivo Home Design
De Vivo Home Design

AD Loft – Interno

De Vivo Home Design

Outra combinação de cores que vai bem com cozinhas pequenas é branco e tons de bege. No caso desta cozinha estreita, essas cores são usadas ao lado de detalhes em madeira. A bancada comprida com tampo branco abriga a pia e o cooktop. Na mesma parede, dois armários superiores – entre os quais se encontra uma coifa – providenciam mais espaço para louças e utensílios. Na parede oposta, uma pequena bancada serve de mesa de refeições para duas pessoas. O forno também está embutido nesta parede. 

Como você aproveitaria melhor o espaço de uma cozinha pequena?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!