Fachada discreta: casa moderna em Piracicaba é perfeita para família

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Residência MR - Condomínio Reserva do Engenho - p, Kako Braga Arquitetura e Design Kako Braga Arquitetura e Design Casas modernas
Loading admin actions …

Hoje a equipe da homify te guiará por um projeto inspirador se deseja construir a casa dos sonhos. Comandada pela equipe do arquiteto Kako Braga, esta residência apresenta uma fachada discreta, ambientes amplos e muitas idéias modernas, sendo perfeita para acomodar a família. Além de um interior aconchegante e amplo, o projeto também incorpora uma área externa que integra-se perfeitamente aos ambientes internos, complementada por um jardim maravilhoso.

Sem dúvidas, você está prestes a conhecer uma obra exemplar para orientar a construção ou remodelação do seu próprio lar. Quer saber mais? Então venha conosco e confira algumas fotos desta casa!

Fachada frontal

Para muitas famílias, é importante que a fachada do lar seja o mais discreta possível, tanto por motivos relacionados à segurança quanto à privacidade. A partir desta imagem, pode-se notar que as janelas da face frontal da casa são bastante imponentes, mas foram construídas com um vidro leitoso. Tal resolução é decisiva para garantir a privacidade do lar, ao mesmo tempo que facilita a iluminação natural dos ambientes internos.

Apesar da discrição com que a fachada foi construída, sua arquitetura é bastante atraente por dois motivos: por um lado, conta com volumes interessantes que se sobrepõem uns aos outros e criam um desenho dinâmico; por outro lado, a obra mescla um pouco da arquitetura moderna com a tradicional, oferecendo mais autenticidade ao projeto.

Discrição e elegância

Naturalmente, as formas arquitetônicas do projeto são o que mais nos chamam a atenção, no entanto, o paisagismo minimalista e delicado também cumpre um papel fundamental, principalmente na atmosfera que se cria para a entrada da casa. 

O jardim foi desenhado de forma simples e inteligível, sendo também bastante prático de cuidar. A disposição da vegetação serve para guiar a entrada do lar, bem como conforma um clima mais alegre ao incorporar o verde na paleta de cores claras e sóbrias da fachada. E para complementar a sensação de aconchego que o jardim traz, a porta principal foi construída em madeira, um material que é cálido por natureza.

Hall de entrada

E ao passar pela porta principal, chegamos a um hall que distribui os acessos da casa, guiando diretamente para a escada. Tal elemento possui um desenho leve e moderno, com guarda-corpo todo protegido por vidro transparente e corrimão em alumínio branco. 

Geralmente, as áreas que se conformam sob uma escada acabam ficando obsoletas, desperdiçando área útil dentro do lar. Para resolver este problema, há muitas idéias, algumas mais funcionais, outras mais decorativas. Neste caso, os arquitetos responsáveis pela obra optaram por desenhar um jardim de inverno, feito com pedriscos brancos e vasos decorativos. A idéia é interessante, pois enfeita a entrada da casa, conformando um hall convidativo e descontraído.

Sala de jantar

E para conhecer um pouco mais dos ambientes internos desta casa familiar, visitamos a sala de jantar, um espaço moderno, elegante e prático. Sem dúvidas, a mesa de jantar é o elemento protagonista deste ambiente, mas outros elementos não passam despercebidos. O lustre pendente, por exemplo, é uma peça imponente, com design contemporâneo que oferece uma iluminação cálida e aconchegante.

Varanda

O acesso da sala de jantar para a varanda não poderia ser mais fácil. Através de um caixilho amplo, com portas de correr que se sobrepõem para criar um grande vão de passagem, a varanda fica praticamente integrada com os ambientes internos. Além disso, o espaço é coberto, então pode ser utilizado nas mais variadas estações do ano.

Fachada posterior

Como já mencionamos no início do livro de idéias, a residência conta com uma área externa agradável que incorpora também um jardim. Tal ambiente inicia-se com a varanda que visitamos anteriormente, diretamente associada as áreas internas. Deste lado, a estrutura da casa segue um desenho em L que parece abraçar o jardim, conformando um ambiente acolhedor e com bastante privacidade.

Conte-nos o que você achou do projeto deixando um comentário!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista