SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

6 dicas para a limpeza correta de mármores e granitos!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Todo cuidado é sinal de amor. No seu lar, temos certeza que o amor está presente em cada pequeno espaço. A manutenção para que tudo dentro de sua casa esteja perfeito, farão seus olhos brilharem sempre, afinal, tudo o que você vê no dia a dia de sua casa, foi escolhido com o máximo de cuidado para decorar seu lar. 

Hoje, especialmente, falaremos de algo que, provavelmente, teve um orçamento pouco maior para o embelezamento do seu espaço: o uso de mármore ou granitos nas peças e revestimentos do seu lar. A escolha destas peças contribui para deixar a decoração mais elegante, rústica e especial. São peças que podem durar muito tempo – até 200 anos – quando bem cuidadas. E mesmo que o carinho esteja sempre presente, todo descuido pode levar a algo visualmente desagradável ao seu lar e, pior ainda, ao amor que você sente por ele. Para evitar isto, este artigo mostrará como manter a beleza e o brilho sempre reluzentes em sua decoração com mármores e granitos.

A utilização destes materiais em diversos espaços, seja na pia da cozinha, na parede do banheiro ou na estruturação do quintal, sempre trazem ótimos resultados. No entanto, por ficarem sempre submetidos a todos os tipos de substância, algumas vezes o brilho e a polidez destas peças ficam comprometidas com o tempo. É preciso saber as maneiras corretas de limpar e fazer a manutenção destas peças para que a durabilidade e a beleza das peças estejam sempre somadas na utilização do seu lar.

Para ajudar você nesta missão, separamos algumas boas dicas básicas para que as peças de granito e mármore de sua casa estejam sempre lindas e com um excelente aspecto. São ideias práticas que mostram uma limpeza rotineira fácil e rápida para manter as peças de pedra de sua casa sempre lindas. Aproveite cada uma delas e mantenha nos seus olhos o brilho de amor que sempre faz do seu lar o melhor lugar do mundo.

Venha conosco!

No dia a dia

Cozinhas  por ArtCore Design
ArtCore Design

Projekt kuchni glamour.

ArtCore Design

A beleza das decorações com pedras ornamentais é sempre incrível. A utilização de mármores no acabamento do lar proporciona uma decoração mais bonita, elegante e brilhante. Para que esta beleza seja de longo prazo, uma boa dica é ter sempre em mãos uma esponja macia e detergente neutro diluído em água. Bebidas, por exemplo, podem trazer diferentes tipos de manchas na superfície dos materiais feitos de mármore ou granito. Sempre que ocorrer de derramar algo sobre estes tipos de materiais, passe a mistura de detergente neutro com água sobre o local no prazo de até 3 horas depois. Esta dica servirá também para pisos revestidos com mármore ou granito. Fazendo uma limpeza rápida com detergente líquido e água, você evitará que as manchas sequem, e assim, fazer limpezas mais pesadas nos locais.

Neste projeto, uma decoração simplesmente maravilhosa com peças de mármore em cores claras somadas ao uso de luminárias e objetos decorativos metálicos. 

A cada 15 dias

Com os cuidados rotineiros sendo tomados, você contribuirá para que a beleza de sua decoração esteja sempre com um aspecto de intacta. Estas precauções valem muito a pena para que também a necessidade de grandes esforços diminua na manutenção da decoração com a maioria dos tipos de pedra. 

Outro cuidado que deixará o aspecto destes materiais mais bonito, é a escovação quinzenal. Assim como na limpeza rotineira, também são indicados os usos de detergente neutro diluído na água e materiais que se ajustem ao formato das pedras instaladas. Para isto, poderão ser utilizados esfregões, buchas, escovas de cerdas macias e outros materiais que facilitem a limpeza conforme cada textura. Para isto, utilize sempre pouca água para que sejam evitadas infiltrações em pedras não impermeabilizadas.

Na imagem, o projeto do escritório Patrícia Azoni Arquitetura + Arte, de Curitiba (PR), utilizou o granito para a decoração da pia e parede sobre o balcão, que combinaram de forma excelente com o branco predominante do espaço, assim como as peças de madeira presentes.

A cada 3 meses

Terraços  por Engel & Völkers Bodrum
Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Depois de ter em mente as limpezas necessárias no dia a dia e quinzenalmente, é hora de falar sobre a limpeza pesada, especialmente em pedras utilizadas no revestimento e que mantém textura aparente e espaços entre os encaixes. Para fazer esta limpeza mais pesada é indicado o uso de lavadoras de alta pressão sem que sejam adicionados produtos químicos. Este recurso para a limpeza de pedras deve ser empregado com cuidado e moderação, já que o uso cotidiano pode trazer desgastes às pedras, podendo acarretar deformações ao longo do tempo e, assim, a troca do material. Portanto, este tipo de limpeza deverá ser feito apenas trimestralmente. 

Este tipo de limpeza evitará o acúmulo de fungos e limo nos espaços entre as peças do revestimento, mantendo o ambiente com um aspecto sempre agradável, especialmente em quintais e áreas com a presença constante de umidade.

Sujeira Incrustada

Banheiros  por ARKITURA GmbH
ARKITURA GmbH

Wellnessoase

ARKITURA GmbH

Sujeiras com todo tipo de gordura, graxa e tinta, deverão ser removidos imediatamente dos materiais feitos com pedras. Para sujeiras mais pesadas e incrustadas, a recomendação é pelo uso de escovas que se adaptem aos espaços existentes entre a as pedras. Prefira sempre o uso de detergente neutro e água. Em casos em que esta mistura não trouxer resultado, tente a limpeza com lavadoras de alta pressão. Se ainda assim a sujeira persistir, contate um serviço profissional, para que a limpeza incorreta não cause danos à sua decoração. 

Pedras instaladas com a técnica canjiquinha (encaixadas umas sobre as outras, sem o uso de argamassa), como na parede lateral deste banheiro, podem ser limpadas com escovas com cerdas longas que alcancem os espaços mais profundos. 

O que não usar

Seja qual a periodicidade da limpeza, o uso de detergente neutro e água é sempre a melhor solução para limpar mármores e granitos, sejam eles utilizados em pias e balcões ou em revestimentos e pisos. No entanto, é preciso ficar atento a alguns cuidados básicos, como:

- Não coloque detergente diretamente na peça. Isto evitará manchas; evite o excesso de água nas lavagens, especialmente se as pedras não estiverem impermeabilizadas; nunca utilize produtos abrasivos e com composições quimicamente agressivas, como soda cáustica, querosene e removedores; nunca utilize substâncias alcalinas ou ácidas, pois isto poderá trazer a descoloração das peças. 

Na imagem, um lindíssimo projeto da arquiteta de interiores, Carolina Lisot, de Porto Alegre (RS).

Dica!

CASA J l C CONDOMÍNIO RETIRO DO CHALÉ {ÁREA DE LAZER}: Banheiros  por CAMILA FERREIRA ARQUITETURA E INTERIORES
CAMILA FERREIRA ARQUITETURA E INTERIORES

CASA J l C CONDOMÍNIO RETIRO DO CHALÉ {ÁREA DE LAZER}

CAMILA FERREIRA ARQUITETURA E INTERIORES

A principal recomendação é a compra de pedras já impermeabilizadas. Isto evitará infiltrações, mofos e a quebra fácil do material. Caso você não encontre pedras com este tratamento, peça ao profissional que que utilize um bom impermeabilizante na parte oposta do material antes da instalação.

Um cuidado constante e a devida utilização de materiais corretos para a limpeza, manterão a sua pia, balcão, parede ou piso sempre com aparência perfeita, como neste banheiro projetado pela arquiteta Camila Ferreira, de Belo Horizonte (MG).

Quais os cuidados que você toma para manter linda sua decoração com pedras?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!