7 ideias de como utilizar o concreto aparente na decoração

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
CasaCor Campinas 2016 - Praça e lounge do patrocinador, Erlon Tessari Arquitetura e Design de Interiores Erlon Tessari Arquitetura e Design de Interiores Espaços comerciais
Loading admin actions …

O livro de ideias de hoje será dedicado para quem deseja transformar aquele cantinho e deixar aparente o concreto: no teto, no banheiro, na sala de estar, na bancada da cozinha ou em qualquer ambiente. A palavra “concreto”, se refere a uma mistura de materiais — como areia, cascalho e outras pedrinhas — que pode ser combinada com água ou qualquer tipo de cimento.

Se há uns anos era usado apenas para a construção das estruturas das casas e depois revestido, atualmente representa estilo e ousadia deixá-lo à vista, para integrar a decoração da casa, dando personalidade e modernidade ao espaço. Além disso, são realizadas peças decorativas que são verdadeiras obras de arte. Enfim, neste artigo abordaremos todas as questões sobre este material de ontem e do futuro.   

Se ficou curioso e cheio de vontade de aplicar em seu lar, convidamos a seguir conosco e se inspirar nas propostas dos profissionais brasileiros da nossa plataforma.

1. O que é o concreto aparente?

Living em Concreto lapidado homify Pavimentos sala

Os romanos começaram a usá-lo a partir do século II, aquecendo o calcário e transformando-o em cal vivo. O material obtido era depois misturado com minerais como o tijolo esmagado ou o pó de rocha vulcânica, chamado pozzolan, de modo a melhorar a configuração e o endurecimento. É por isso que existem muitos restos antigos feitos em concreto.

Hoje, as técnicas são outras, mas tudo graças a este processo evolutivo. De fato, os arquitetos usam cada vez mais, já que oferece a possibilidade de combinar requisitos estruturais e estéticos inigualáveis. Este material pode exprimir uma infinidade de texturas, de aparências, de estruturas e de sombras.  Ele é um elemento mais utilizado no mundo e é também simples de trabalhar. 

- Mais ideias para renovar o seu lar, acesse: Avaré: o estilo rústico desta casa no interior de SP vai te encantar.

2. Vantagens e desvantagens do concrento aparente

Como qualquer material haverá sempre uns prós e contras, para que tenha noção de quais são, vamos enumerá-los, tome nota: 

Vantagens:

- O betão é usado por diversos artistas, profissionais e arquitetos, sendo que o seu aspecto cru, sem acabamentos oferece uma textura surpreendente. 

- Dá um leve toque rústico, graças ao seu design liso e descontraído, tudo depende da finalidade e da estrutura em questão. Pode ser um teto, uma parede ou várias, uma viga, o chão…

- O tom acinzentado é bonito, limpo, charmoso. Proporciona um ar descolado e clássico.

- É  muito versátil e econômico. Não precisa gastar mais dinheiro em outros revestimentos ou outros complementos.

- Pode ser aplicado tanto em fachadas, como em estruturas internas ou até peças decorativas.  

- É de fácil manutenção, com excelente durabilidade, dispensa maiores trabalhos e cuidados. 

Desvantagens: 

- Precisa de um profissional experiente para que tenha um bom resultado, com uma textura interessante e sem aquele aspecto de obra inacabada.

- Necessita de um bom estudo preliminar antes da implementação aparente na decoração, de modo a que fique irrepreensível.  

- A parede deve ser feita minuciosamente, uma vez que não permite muitos retoques ao contrário da tinta. Se errar, a melhor alternativa é fazer novamente. Na verdade, possíveis retoques/correções prejudicam mais do que ajudam. Neste sentido, o trabalhador deve ter muita atenção.

3. Onde e como usar o concreto aparente?

A utilização interfere diretamente na decoração da construção. Saiba que será necessário combinar elementos e móveis para garantir um aspecto agradável, moderno e aconchegante para o seu lar.

Além disso, no projeto de arquitetura deverá especificar como ele será protegido, se irá aplicar verniz ou outro produto. Como os elementos não serão revestidos com argamassa é importante considerar um revestimento adequado nas estruturas. O profissional deve projetar uma estrutura sem rachaduras.

4. Manutenção do concreto

A sua manutenção é simples e prática. Após a implantação, independente da estrutura, é primordial cuidar sempre para que seja duradoura e que permaneça sem danos. Para tal, deve passar uma camada de verniz ou silicone/resina após a execução, principalmente em áreas externas. Por ser tratar de um material poroso, o revestimento necessita de proteção. Use um tipo fosco e da mesma cor para manter a naturalidade. Não é aconselhado usar sabão, detergente ou outros produtos removedores e nocivos. A lavagem pode ser realizada apenas com água sob pressão, não é necessário mais que isso. 

5. ​O concreto aparente na decoração

A sua aparência é perfeita para dar um toque pessoal e contemporâneo para dentro da residência. Até ilhas de cozinha, base de sofá ou outros móveis podem ser feitos com betão dando um estilo incrível.

Você também pode comprar peças decorativas já feitas no mercado, mas também pode aventurar-se no DID (Did It Yourself - Faça Você Mesmo) para algo único e ao seu gosto. Por exemplo: vasos (pintados ou não); porta-revistas; base de uma mesa ou de um banco; prateleiras; recipiente para bebidas, detalhes decorativos para pendurar e a base da pia como vemos na imagem.

6. Quanto custa?

Tal como já referimos ele é um material econômico, além de oferecer um espaço completamente diferente. Não precisa de pinturas ou de outros revestimentos e a longo prazo não requer grandes manutenções, ao contrário de uma parede com tinta.

Os preços são sempre o detalhe que nos interessa saber, mas a verdade é sempre difícil mencionar valores exatos de quanto irá custar, pois, tudo depende do tipo e da mão-de-obra. Procure um profissional que lhe dará valores exatos e não hesite em pedir um orçamento para os profissionais citados no artigo.

7. Procurar um profissional

A escolha de um profissional para criar uma estrutura aparente é importantíssima, pois como referimos o trabalho deve ser minucioso para que o resultado seja realmente incrível. Recomendamos procurar de um arquiteto, construtor ou de um pedreiro.

Se precisar de encontrar um contato, não hesite em acessar a nossa página: pesquisar. Aí tem uma vasta lista de profissionais, filtre-os por área de residência, para que seja mais fácil achar um especialista perto de você, de modo a economizar tempo e dinheiro, além disso, você também pode e apreciar e analisar os projetos na nossa plataforma.

- Continue a sua leitura, acesse: Com revestimentos modernos este apartamento em Brasília vai te encantar.

Qual ambiente com concreto aparente você gostou? Deixe o seu comentário

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista