Uma casinha grandiosa

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

Em Barcelona, Espanha, especificamente na região de Bajo Llobregat, na localidade de Castelldefels, encontra-se uma pequena joia de arquitetura bioclimática: uma pequenina casa cujo projeto está focado em eficiência energética. Técnicas de construção, uso inteligente de materiais e outras técnicas de controle de temperatura passiva criam uma economia de energia ideal para se ter uma atmosfera agradável durante todo o ano dentro de casa sem o uso de aquecimento ou resfriamento convencional ou outras energias ativas.

House Habitat são os arquitetos responsáveis  por esse design ecológico, especialistas em casas que contam com controle bioclimático passivo. Os profissionais encontram-se na região catalã de Olesa de Montserrat. Venha conhecer esta grandiosa casinha bioclimática pequena mas totalmente acolhedora!

Um clássico do controle térmico passivo: a varanda

  por HOUSE HABITAT
HOUSE HABITAT

CASA ECOLÓGICA

HOUSE HABITAT

Para chegar a esta casa bem projetada com excelência, recebe-nos uma varanda, que não só oferece uma sensação aconchegante para a casa, mas também serve para criar uma área sombreada e bem ventilada, que oferece um melhor microclima para os seus habitantes. A casa foi construída tendo em conta as condições climáticas existentes e utilizando materiais da região, reduzindo assim seu impacto ambiental. Outras vantagens desta bela residência são os requisitos de manutenção e isolamento utilizados, que são igualmente naturais.

Primeira impressão

Ao entrar na casa, podemos ver a tendência que prevalece. Espaços na cor branca e muito bem equilibrados entre iluminação, luz e cor. Janelas de tamanhos generosos permitem que a luz solar siga refletindo sobre seus elementos. Vemos também o uso da madeira em cadeiras e também nos degraus da escada, acrescentando um toque quente e acolhedor para a residência.

A estadia relaxante

A sala segue o mesmo tema da cor branca predominante e duas janelas a ajudam a iluminar perfeitamente. Móveis despojados tornam o espaço mais aberto e livre, ao fornecer algumas impressões e tecidos. A lareira é o ponto focal do ambiente e sua cor preta oferece uma grade presença no espaço, servindo também como um método de aquecimento que ajuda a economizar energia.

Cozinha pequena, mas funcional

Em uma área relativamente pequena, mas funcional, encontra-se a cozinha . No fundo, podemos ver que todos os aparelhos eletrodomésticos estão dispostos na parede, enquanto uma pequena ilha serve como mesa recebendo utensílios de limpeza e alimentos, bem como servindo de separação entre a sala de jantar e cozinha. A mesa de jantar, com seu tampo na cor do café, é uma ênfase de cor sobre a paleta predominantemente branca desta excelente cozinha.

Para descansar

Esta casa conta com 170 metros quadrados, distribuídos por dois banheiros, uma sala de estar, um escritório e três quartos. Aqui mostramos o quarto em que as diretrizes de design são as mesmas que temos visto ao longo deste percurso: branco predominante e muita luz natural. A cama está posicionada ao pé da janela, que recebe calor direto do sol em dias de inverno, suavisada durante o verão com cortinas simples.

Um banheiro que contrasta

O banheiro quebra o domínio do branco. O revestimento cinzento escuro nas paredes ajuda a contrastar a mobília branca e simples. O espelho recebe 3 luminárias esféricas que ajudam a criar uma maior amplitude no espaço, enquanto o box de vidro totalmente transparente permite que a luz natural seja otimamente distribuída por todo o ambiente.

A nobreza dos materiais

A madeira utilizada na construção é, obviamente, um produto local da mais alta qualidade, ajudando a reduzir o impacto ambiental do transporte e utilização dos recursos que não são específicos para a região. Por sua vez, a madeira é tratada de modo que a sua utilização tanto ao ar livre quanto dentro de casa não cause desgaste e ao mesmo auxilie como isolante térmico natural e acústico. Também é um material excelente para utilização no interior da estrutura, uma vez que não só proporciona rigidez estrutural, mas também torna-se parte da estética da casa.

Se você gostou desta belíssima casinha, indicamos mais uma agradável leitura:

Casa espetacular com vistas de tirar o fôlego!

O que você achou desta agradável casinha? Conte pra gente sua opinião!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!