Deixe seu apartamento tão intelectual quanto você

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Se você tem mais livros que sapatos, pode estar sofrendo de um problema muito comum para aqueles que têm o hábito da leitura: a dificuldade de encontrar lugares para armazenamento de sua coleção. O grande número de livros pode representar um desafio aos leitores vorazes. Encontrar um modo de organizar tudo, sem que seja necessário vender ou doar parte do acervo, requer conhecimento e determinação. Mas, ainda assim, é possível que alguns fascículos precisem ser descartados…

Diferentes tipos e modelos de prateleiras podem ajudar nessa tarefa, mas saber qual melhor se adequa ao seu espaço e ao seu estilo te dão a chance de tornar seu apartamento tão intelectual quanto você! Conheça alguns dos principais tipos de prateleiras disponíveis e escolha qual deles fica melhor em seu espaço.

Prateleira clássica

Salas de estar modernas por xsite architecture LLP
xsite architecture LLP

The Links, Whitley Bay

xsite architecture LLP

Imponente, a prateleira clássica vai bem com qualquer estilo de decoração. Sem demagogias, ela pode ser inserida em qualquer tipo ou tamanho de projeto, o resultado será beleza e sofisticação sem igual. Desenhada para ser construída em madeira ou material metálico, ela é excelente opção por oferecer um projeto simples, de fácil execução e baixo orçamento.

Para armazenar livros, ela é excelente aliada, mostrando-se prática, pois as divisões entre as prateleiras podem ser determinadas de acordo com o desejo do cliente. Geralmente, as distâncias se mostram suficientes para que se armazenem livros de qualquer tamanho ou espessura.

Há modelos que já vem montados, basta saber a medida do local a ser instalada e eis um novo local pronto para armazenar livros, objetos e tudo o que mais a imaginação permitir!

Rack de parede

Se você possui uma parede extensa, pode encontrar como solução o rack. Além de servir como centro de entretenimento da sala, o rack organiza os itens como televisão, Blu-ray e outros aparelhos e de quebra pode armazenar livros, DVDs e outros utensílios. Se sua parede não é lá tão generosa, racks planejados podem aproveitar melhor os espaços e oferecer soluções para que tudo fiquei organizado e escondido! Uma das vantagens que podem ser citadas desse tipo de móvel é que, dependendo de seu projeto, ele pode ter como solução portas e gavetas para não deixar nada à mostra.  Ideal para aqueles que não gostam de ficar sempre organizando os espaços, até porque um pouquinho de bagunça não faz mal a ninguém.

Prateleira de parede

Desenvolvida para se adequar aos espaços pré-determinados, as prateleiras de parede ou embutidas são campeãs no aproveitamento de espaço. Pensadas no projeto inicial da casa ou do apartamento, geralmente elas já estão definidas como espaço complementar para pilares, áreas próximas às janelas ou em salas de estudo. Podem ser construídas em gesso, madeira ou outros materiais.

Em uma biblioteca pessoal, elas podem determinar o estilo do cômodo, como é o caso desse projeto desenvolvido por Idália Daudt Arquitetura eDesign de Interiores. Grandiosa e acompanhando os móveis, a prateleira de parede ocupa toda a extensão, até o teto. Com uma escada auxiliar para alcançar os objetos mais altos, a casa ganha mais espaço e mobilidade. Para realizar um projeto parecido, basta uma parede livre e imaginação!

Prateleiras minimalistas

O estilo minimalista tem como principal característica o uso essencial de objetos e móveis. Seu objetivo é fugir dos excessos em todos os sentidos. Exaltando as linhas retas e a praticidade dos móveis, o estilo minimalista vem ditando uma tendência de modo de vida. Pessoas que buscam viver com somente o essencial acabam se tornando adeptas do estilo e da linha de pensamento. Na arquitetura e na decoração, o estilo minimalista surge como precursor de tendências sustentáveis. Os materiais escolhidos para a fabricação de móveis e objetos podem ser reciclados ou alternativos, desde que apresentem longa durabilidade. A simplicidade das formas não quer dizer que itens de baixa qualidade sejam o foco. Quanto mais duráveis e multifuncionais, melhores! O aproveitamento de espaços também uma premissa bastante buscada nesse estilo.

Prateleira perfeita para o loft

LOFT DA MULHER CONTEMPORÂNEA por Adriana Scartaris: Casas ecléticas por Adriana Scartaris design e interiores
Adriana Scartaris design e interiores

LOFT DA MULHER CONTEMPORÂNEA por Adriana Scartaris

Adriana Scartaris design e interiores

Sugestão perfeita para o loft, a prateleira Cobogó inspirada nos elementos vazados muito utilizados na arquitetura dos anos 1950 foi a ideia utilizada para dividir o ambiente. O projeto bastante elogiado traz elementos retrô em sua composição e ainda permite que os ambientes por ela separados ganhem privacidade, o que pode representar um ganho para o modelo do apartamento.

Em alguns casos, a prateleira pode ganhar novas cores ou materiais, dependendo do estilo e da claridade do local. É interessante, também, se possível, escolher modelos que funcionem assim como biombos, podendo ser transportados de ambiente para ambiente ou que ofereçam a possibilidade de articulações. Com esses recursos é possível inovar nos ambientes, fazer novas divisões e decorações conforme for o caso. Com essas prateleiras, é possível ter maior aproveitamento do espaço e fazer com que ela ganhe destaque como objeto decorativo.

Prateleira em estilo Bauhaus

O estilo Bauhaus se tornou um conceito largamente difundido na arquitetura e na decoração após um movimento iniciado na Alemanha, no século XX. A escola Bauhaus propunha que os objetos e construções fossem desenvolvidos a partir materiais baratos e que tivessem longa durabilidade. Por outro lado, tudo deveria estar repleto de design. Foi aí que a reunião entre artesões conceituados e indústria surgiu e cresceu. Influenciando gerações de arquitetos e designers, o estilo Bauhaus dita a regra “a forma segue a função”, explicando em poucas palavras o que representa o estilo. Para conhecer um pouco mais sobre a história do surgimento da Bauhaus e ver outros exemplos de prateleiras, leia esse artigo!

Prateleira como elemento de decoração

Imaginou guardar livros com estilo e organização? Isso é possível com estantes que conferem design inovador e podem servir de elemento de decoração. Aliás, nem só de livros vive uma estante, mesclar itens decorativos podem deixar o ambiente mais leve e com cara de organizado. Cores diferentes em algumas tábuas ou nichos podem dar cara nova às estantes e criar pontos de destaque ao olhar. Para fazer esse tipo de modificação em sua estante, sente-se e observe qual ponto chama mais a atenção. É nele que a nova cor ou o objeto chamativo deve estar. Combine as cores e escolha elementos que sigam um padrão. O segredo é deixar a prateleira agradável ao olhar. Complemente com os livros em ordem de cor ou tamanho.

Gostou das sugestões? Qual fica melhor em seu espaço?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!