ILHA DE CUCÇÃO: Armários e bancadas de cozinha  por Fabio Gamboa Arquitetura

Uma cozinha pequena e moderna para quem quer fugir dos padrões

Nicole Nunes – homify Nicole Nunes – homify
Loading admin actions …

Que o mundo da arquitetura de interiores é cheio de desafios nós já sabemos, mas e quando a proposta arquitetônica deve ser responsável por transformar completamente um ambiente a fim de trazer mais praticidade e personalidade para o dia-a-dia da família? Obviamente, esta não é uma tarefa fácil, principalmente quando trata-se de cômodos extremamente utilizados, como as cozinhas.

Ao longo dos anos, tal ambiente passou por diversas modificações de acordo com a evolução da sociedade, especialmente em meios urbanos. Hoje, a cozinha é muito mais do que uma área de trabalho, onde apenas uma pessoa costumava ser responsável pelas tarefas domésticas, pois tornou-se um ponto de encontro da família, muitas vezes funcionando como uma área de estar. Pode-se dizer que é cada vez mais comum convidar os amigos para um jantar em casa e incluí-los no processo. Ainda que não para colocar a mão na massa, mas apenas para sentar junto e fazer companhia ao chef da vez.

Pensando nisso, hoje escolhemos um projeto exemplar para quem deseja desenhar uma cozinha moderna, com cara de gourmet, acabamentos nobres e armários e bancadas bem planejados. Sem dúvidas, um ambiente cheio de personalidade, onde o estar é agradável e o layout é organizado da forma mais funcional possível. Vai ficar de fora? Venha conosco e não perca mais uma visita inspiradora organizada pela homify!

Transformação total

Antes de começar tal intervenção arquitetônica, os profissionais responsáveis pela obra fizeram uma análise cautelosa tanto do ambiente quanto da rotina familiar, e entenderam que o quarto de empregada existente não cumpria função alguma dentro do lar. Portanto, o espaço foi integrado a cozinha, conformando um layout mais prático. No entanto, optou-se por integrar o quarto, mas não o banheiro, então a próxima questão foi como deixar o seu acesso mais discreto.

Assim, especificaram que todas as paredes fossem revestidas com um painel de madeira natural como a que reveste as portas dos armários para conseguir uma sensação de continuidade. Desta forma, a área de serviço fica separada da cozinha através de portas de correr revestidas com o mesmo material, o que confere mais privacidade para os dois ambientes.

Porém, a madeira não é o único acabamento que merece atenção especial nesta cozinha, já que o quartzo vermelho da bancada também é um dos grandes responsáveis pelo efeito impressionante deste projeto. A atmosfera cálida e aconchegante domina este ambiente por conta da naturalidade da madeira, a iluminação quente e a força do vermelho.

Bancada de trabalho

OUSADIA NA BANCADA DE TRABALHO: Armários e bancadas de cozinha  por Fabio Gamboa Arquitetura
Fabio Gamboa Arquitetura

OUSADIA NA BANCADA DE TRABALHO

Fabio Gamboa Arquitetura

Como vemos, este é um projeto bastante ousado e cheio de personalidade devido à escolha dos acabamentos. Na bancada de trabalho, notamos que os armários baixos contam com a mesma madeira que reveste as paredes, enquanto que os armários altos são fechados com portas de um vidro que, apesar de completamente transparente, possui um alto poder reflexivo.

A bancada de trabalho conta com o mesmo quartzo vermelho que vimos anteriormente na ilha central, contando com uma ilharga lateral, detalhe que traz mais sofisticação ao desenho da peça. As superfícies reflexivas estão por todos os lados e criam ao mesmo uma sensação de amplitude e claridade.

Ilha multifuncional

A ilha central ocupa o espaço onde anteriormente estava o quarto de serviços, o que nos ajuda a ter uma idéia de como a cozinha era estreita antes de sofrer esta intervenção.

Tratando-se da única cozinha do apartamento, era importante que o projeto incorporasse uma mesa para refeições, que devido à falta de espaço não poderia ser muito grande. Assim, foi prevista uma mesa de vidro temperado adjacente à ilha central. Além disso, também era desejo dos clientes que houvesse uma televisão na cozinha, que foi instalada estrategicamente na parede lateral, de forma a ser visualizada tanto por quem está na mesa quanto por quem está cozinhando.

Gostou do projeto? Conte-nos o que achou dos acabamentos!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!