Planificar a cozinha: passo a passo para um espaço de sonho!

Sílvia Cardoso – homify Sílvia Cardoso – homify
homify Cozinhas escandinavas
Loading admin actions …

Projectar uma cozinha do zero é um projecto entusiasmante, sobretudo para aqueles que gostam de cozinhar e que, por certo, já idealizaram o espaço ao pormenor. Por outro lado, também é um processo que requer atenção ao detalhe e que, por isso, pode ser stressante e consumir algum tempo. Afinal de contas, há que determinar o estilo – e são tantos e tão bons! -, os acabamentos, os armários, a configuração, entre outras coisas. O nosso conselho é: leve o seu tempo. Peça ajuda a um profissional e pondere as suas escolhas. A cozinha tem que durar muitos anos e deve proporcionar-lhe funcionalidade e conforto, sobretudo se a usa diariamente, se tem uma família numerosa e se gosta de receber.  

Um espaço bem planeado e com um bom design não é um espaço extravagante, mas sim aquele que é bonito e prático e que nos dá prazer usar no dia-a-dia. Tudo aquilo que vemos e tocamos é resultado da ideia criativa de alguém.

Hoje, deixamos-lhe algumas sugestões para planear bem a sua cozinha. Lembre-se que ela já não é apenas um espaço onde se preparam as refeições. É também um ambiente de convívio. Um ambiente de estar. Um ambiente de família.

Ora tome nota.

Passo 1: defina as suas necessidades

planeamento de uma cozinha está necessariamente relacionado com o uso que se vai dar ao espaço, por isso pense: vai usar a cozinha apenas para preparar refeições? Vai também servir para almoçar ou jantar? Precisa delas todos os dias ou raramente come em casa? Gosta de receber amigos e conversar com eles enquanto cozinha? Quantos membros tem a sua família? Para quem cozinha? Que tipo de refeições prepara? De que arrumação precisa? Se contratar um profissional para o ajudar neste projecto, deve discutir estes pontos com ele para se certificar de que estão ambos na mesma página.

​Passo 2: escolha um estilo

Nós admitimos. Escolher o estilo para a cozinha não é fácil numa altura em que a oferta é tão vasta. Se, por um lado, adoramos as linhas depuradas do estilo moderno ou minimalista, por outro, não resistimos ao conforto e ao aconchego de uma cozinha rústica. Embora as tendências importem, não se deixe influenciar totalmente por elas. Escolha um estilo com o qual se identifique e que tenha a ver com o da sua casa. Para simplificar esta tarefa, pode até criar uma mood board ou uma colagem com imagens de cozinhas que viu em revistas, páginas de decoração ou nas redes sociais.

Complete a sua mood board com amostras de cores, materiais e tecidos. É importante ter esta base para orientar o seu projecto. Se não souber o que quer e procura, sentir-se-á perdido ao longo de todo o processo. 

​Passo 3: defina o orçamento

Defina quanto pode gastar e não se esqueça de calcular o orçamento por cima  – cerca de 10% – de modo a ter algum dinheiro reservado para cobrir custos inesperados. O limite orçamental vai afunilar as suas escolhas e é essencial para o designer de cozinhas poder trabalhar. O orçamento pode ser dividido por categorias, pois há elementos que justificam um maior gasto do que outros. Pode ser, por exemplo, mais útil gastar dinheiro num excelente forno do que numa máquina de lavar louça, por isso seja inteligente e faça escolhas sensatas. Ao calcular os custos, não se esqueça dos de transporte e de instalação dos móveis e electrodomésticos.

​Passo 4: contrate um designer de cozinhas

Apesar de a contratação de um designer de cozinhas ser às vezes vista como um custo extra desnecessário, a verdade é que este profissional é extremamente importante para o ajudar a gerir o orçamento e a encontrar as melhores soluções com uma boa relação qualidade-preço. Além disso, ter uma cozinha projectada por um designer acrescentará muito mais valor à sua casa. A isto junta-se o facto de um designer conseguir ver num espaço aquilo que nós não vemos e de trazer, com ele, uma série de contactos oportunos para o planeamento e instalação da cozinha (electricistas, canalizadores, empresas de pavimentos, carpinteiros, entre outros). Já imaginou ter que fazer isto tudo sozinho? A ajuda de um designer vai tirar-lhe um peso de cima. Conte com ele para supervisionar a obra e fique descansado.

​ Passo 5: planeie a instalação eléctrica e canalização

Antes de qualquer outra coisa, é na instalação eléctrica e na canalização que tem que pensar. Essa é a base do bom funcionamento de uma cozinha, uma divisão onde a electricidade e a água são usadas amiúde e que, como tal, carece de um sistema que funcione eficazmente e de forma segura. 

Se pretende que a sua cozinha tenha, por exemplo, uma ilha com fogão, forno e/ou banca de lavar louça, tem que se certificar de que a instalação eléctrica e a canalização estão prontas a servir a ilha antes de a instalar. Outro aspecto que é por vezes descurado é o posicionamento das tomadas. Pense bem onde é que elas lhe dão mais jeito para depois não ter que andar a transportar os seus utensílios para pontos inconvenientes. 

Não menos importante é a instalação da banca de lavar louça ao pé da máquina de lavar louça e da máquina de lavar roupa (se for o caso). A proximidade entre estes elementos simplificará o projecto de canalização.

Se possível, opte por electrodomésticos da classe energética A++ que têm baixo consumo energético. Pode ver a classe do electrodoméstico numa etiqueta que inclui também informações sobre o ruído produzido ou a água que o electrodoméstico gasta. O local da compra também é importante. Pergunte na loja se podem ficar com o seu antigo electrodoméstico para que este seja reciclado. 

​Passo 6: considere a regra do triângulo

Ainda a propósito da questão da instalação eléctrica e canalização, já ouviu falar da regra do triângulo? Ora, a regra do triângulo diz respeito ao posicionamento do fogão, da banca da louça e do frigorífico (os três elementos mais usados na cozinha) que devem formar um triângulo imaginário para facilitar a circulação e a mobilidade e tornar assim a cozinha mais eficiente. Segundo esta regra, a distância total entre os três não deve passar os seis metros.

​Passo 7: estude a iluminação

A cozinha, como espaço funcional que é, deve ter um projecto de iluminação flexível e muito bem planeado. O espaço deve incluir uma luz geral complementada por luzes orientadas para determinadas áreas e tarefas que possam ser ligadas e desligadas consoante as suas necessidades. Pode, por exemplo, ter um sistema de LEDs sobre a ilha e outro, independente, sobre a mesa onde faz as refeições. Para o efeito, pode usar lâmpadas diferentes com uma luminosidade distinta (umas mais esbranquiçadas, outras mais amareladas de acordo com as suas preferências). Os tectos falsos são muito usados para engastar os pontos de luz e os volumes que eles formam criam áreas virtualmente diferenciadas.

Passo 8: instale os armários, use bem o espaço para ter arrumação e debruce-se sobre os detalhes finais

Depois da parte aborrecida vem a mais divertida: a instalação dos armários e a decoração.

Os armários devem estar ao seu alcance e oferecer bons espaços de arrumação. Não desperdice área útil. Um nicho alto e estreito pode ser usado como garrafeira ou acomodar os seus livros de receitas. Use organizadores no interior das gavetas e dos armários para que cada objecto tenha o seu lugar específico. Para além dos típicos armários e gavetas, que são fechados, também pode instalar algumas prateleiras e deixar algumas coisas expostas como peças de cerâmica bonitas, frascos de especiarias, livros de receitas, entre outras cozinhas. Nas cozinhas pequenas, as prateleiras a substituir os armários são populares porque o ambiente fica menos pesado. Contudo, não se devem sacrificar espaços de arrumação porque ter demasiadas coisas expostas também torna o ambiente visualmente mais caótico.

Como já referimos, a cozinha não é apenas um espaço de serviço pelo que não deve descurá-la do ponto de vista da decoração. Tenha em atenção os detalhes: uns puxadores especiais nos armários, quadros nas paredes, almofadas confortáveis nas cadeiras, bancos de design a ladear a ilha, plantas e flores, têxteis bonitos… todos estes elementos farão com que a sua cozinha se torne ainda mais bonita!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista