Rusticidade e modernidade: 7 casas incríveis feitas de pedras!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Rusticidade e modernidade. Segurança e elegância. Brutalidade e inteligência. Se você gosta de adjetivos extremos, sabe enxergar a beleza singular que cada elemento tem. E na arquitetura, as rochas são a pedra fundamental de todas as casas construídas desde os primórdios. Já no início das organizações familiares o homem buscava a segurança do lar para se proteger das intempéries climáticas e riscos que a natureza trazia. Cavernas em meio às rochas eram a principal forma de abrigo nestes períodos. E com o passar do tempo e a evolução humana, a arquitetura destas moradias também evoluiu. As cavernas de rochas passaram por transformações estruturais tão grandes, que as pedras passaram a ser retiradas da natureza para darem formas à pirâmides, castelos, casebres, conventos e muitas formas de arquitetura que, até hoje, resistem à passagem do tempo. 

Logo, as formas de modernizar a moradia feita com granitos e outros elementos que se amontoam em encaixes, se transformaram em exemplos espetaculares ao longo de regiões especialmente mais afastadas do centro urbano, isto porque, atualmente, cada metro de terreno é motivo de concorrência para construções de arranha-céus em médias e grandes cidades, e isto diminui a possibilidade de optar por uma construção feita de pedras, que, além de precisar de grandes espaços para seu desenvolvimento, acaba por ter um custo mais alto do que casas com estruturas mais comuns, como a alvenaria e a madeira.

A grande vantagem das casas de pedras é, em primeiro momento, a beleza bruta imponente da construção em meio a paisagem. Soma-se a isso a possibilidade da estrutura tornar-se moradia das futuras gerações da família, a contramão da verticalização abundante das cidades, a beleza que fica cada vez maior com o passar do tempo e a baixíssima manutenção deste tipo de construção. 

Citados alguns ótimos motivos para você ser mais um apreciador deste tipo de construção tão rara atualmente, convidamos você a ver conosco algumas ideias fantásticas de construções que se sobressaem pelo uso rústico das pedras no local e, também, pela modernidade das linhas que tornam estas construções cada vez mais bonitas com o passar do tempo. Por isso, venha conosco confira algumas construções espetaculares em casas feitas de pedra e inspire-se para quem um dia você tenha a sua!

Fachada imponente

A estrutura das casas de pedras nos chamam a atenção por muitos motivos. Um dos principais, certamente, é a fachada imponente que algumas construções mantêm. O visual rústico das pedras somado à fachada de linhas modernas e contemporâneas sempre traz resultados maravilhosos. E esta soma pode ser notada nesta bela casa de pedras que somam elementos do estilo clássico, com o teto em formato triangular e as janelas com tamanho amplo e detalhe em arco, marcando elegância na iluminação do projeto. As linhas retas da fachada e o pé direito amplo, dão ao visual muita imponência. Outros detalhes como as luminárias inspiradas na urbanidade do início do século XX, o abrigo à frente da entrada principal e as portas de vidro onde está instalada a garagem, fazem dessa casa um lugar perfeito para sonharmos.  

Volumes

Quando pensamos em casas feitas de pedras, logo imaginamos o conceito de uma construção alongada com linhas retangulares e a presença da pedra maciça em todas as paredes, mas, não necessariamente esta é uma regra. A capacidade de grandes profissionais e a criatividade no desenvolvimento de lindas obras é algo que você encontra facilmente aqui, no homify.

Neste projeto incrível, a forma circular da estrutura com a soma de tijolos e pedra natural dão uma personalidade única ao projeto. As paredes e as linhas que despontam na parte superior da estrutura, traduzem uma construção com a rusticidade da pedra e traços modernos singulares e brinca com a nossa imaginação. Não seria incrível se os formatos arquitetônicos atuais, com dimensões retangulares, fossem trocados por este formato circular?

Férias

Casas rústicas por homify
homify

Vista dalla Piscina

homify

As construções de pedra, são naturalmente mais frias em seu interior. Por isso, é mais comum ver estes tipos de projetos em regiões mais quentes e áridas. Mas, mesmo que sua região sofra com as baixas temperaturas, existem produtos e acabamentos que proporcionam um maior conforto térmico. Ter a orientação de um bom profissional é fato primordial para que suas ideias sejam colocadas em prática da melhor forma possível. E se você já mora em uma região quente, poderá aproveitar toda a frescor interior das construções feitas de pedras e, quem sabe, ainda somar uma piscina perfeita no quintal, que somada às pedras da construção, trouxe uma conexão maravilhosa com a paisagem linda do cenário. O lindo projeto é dos italianos do escritório Eiland.

Conexão com paisagem

Casas rústicas por Studio Luppichini
Studio Luppichini

esterno lato nord

Studio Luppichini

Por ser um elemento natural e que nos remetem a brutalidade e conforto, as construções de pedras proporcionam fácil conexão com paisagens naturais. Por este motivo, as construções em meio a zonas campestres ganham mais beleza no cenário conjunto. Nesta linda casa, a estrutura de pedras em dois pavimentos, integra o ambiente gramado com outros elementos naturais, como a aconchegante varanda estruturada em madeira. A discrição da construção traz curiosidade por conta das pequenas janelas distribuídas no pavimento que alonga a fachada, assim como a presença de uma única janela na parte superior da construção. 

Aconchego

Se por um lado a imponência das construções de pedra faz-se imponente, por outro, o revestimento externo em cores claras faz uma ótima composição com outros elementos, como madeira e vidro. A aposta por um estilo clássico com a escolha de um pequeno frontão, aquela parte triangular sobre a fachada, também traz bons acertos quando a estrutura escolhida para o lar é composta por pedras. 

Neste ótimo projeto, a parede frontal feita em vidro de tom mais escuro, proporciona modernidade e elegância na estrutura triangular que acompanha as duas bases laterais revestidas de pedras e que dão base para o telado triangular que remete a estrutura de chalé.

Chalé

Casas rústicas por KSR Architects
KSR Architects

KSR Architects | Luxury barn conversion | Exterior

KSR Architects

Como dissemos anteriormente, as construções feitas basicamente de pedra natural quando arquitetadas com o conhecido longo frontão das fachadas comuns em chalés, acabam por ter um visual mais acolhedor e aconchegante. Além disto, este tipo de estrutura é ótima para regiões mais quentes, já que as pedras da estrutura mantém as temperaturas menores. Desta forma, o teto alongado permite que a mais de ar quente, mais densa, fique ainda mais distante e com menos calor do que no piso. Neste projeto, vemos como ficou excelente a soma da estrutura feita em pedras junto com a escolha da porta e janela feitas com madeira em cores cruas, dando um belíssimo contraste à fachada. 

Incrível

Esta linda casa feita com basalto vulcânico em sua estrutura superior, poiada por uma estrutura de concreto, parece flutuar em meio a paisagem. Sua estrutura vernacular, que emprega o uso de elementos naturais para a arquitetura, proporciona um visual fantástico. As pedras em cores escuras foram colocadas em uma estrutura em cor branca para que o contraste possa ser beneficiado ao local, destacando ainda mais a construção. O resultado é simplesmente maravilhoso. 

Gostou das ideias?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!