Varanda Gourmet: Terraços  por Cláudia Hypolito Arquitetura & Interiores

Tetos transparentes: 10 opções perfeitas para aproveitar a luz do sol no seu espaço

Flavia Coe Flavia Coe
Loading admin actions …

As áreas ao ar livre são preferidas para descansar ou receber amigos e familiares. É por isso que muitos sonham com um espaço deste tipo em casa, mesmo que não seja muito grande, e independente do estilo, já que é possível adaptar este tipo de estrutura em casas em estilo campestre ou também no estilo moderno, entre outros.

Para tirar proveito de cada centímetro disponível na sua residência, uma boa opção é instalar um telhado transparente, que permite que a luz do sol invada o ambiente e, ao mesmo tempo, proteja o local da humidade e dos raios nocivos, principalmente se a ideia é passar longas horas, no caso de uma área de churrasqueira, por exemplo. Neste livro de ideias mostramos algumas propostas para quem quiser aproveitar o espaço ao ar livre com um telhado transparente, para deixar o local mais charmoso e interessante.

Leve e resistente

Hoje em dia é impressionante a variedade de materiais que permitem criar tetos extremamente resistentes e leves em qualquer projeto. Um exemplo é o policarbonato estruturado em uma grade retangular proposto pela empresa Claudia Hypolito Arquitetura e Interiores, demonstrado nesta foto.  

Pilares fortes e vidro

Com uma estrutura boa e sólida é possível pode criar um telhado que simula uma janela para o céu, exatamente como este da foto.

Madeira e transparência

Este terraço com telhado de policarbonato transparente foi montado em um suporte de madeira que garante uma sensação rústica ao espaço e complementa o estilo moderno e industrial de toda a construção. Este teto garantiu que a luz esteja presente em uma área estratégica do espaço: na mesa com cadeiras altas.

Uma área de descanso

Este ambiente envidraçado deixa claro o objetivo do local: proporcionar descanso e aumentar o contato com a natureza, através da penetração da luz natural e da paisagem verde.

Teto com desnível

MORAR MAIS POR MENOS - VARANDA : Terraços  por Bender Arquitetura
Bender Arquitetura

MORAR MAIS POR MENOS – VARANDA

Bender Arquitetura

Se você está disposto a proteger seu quintal ou varanda com uma cobertura, você deve deixar uma ligeira queda para favorecer a drenagem das águas da chuva e evitar que as folhas e a sujeira se acumulem no telhado.

Palácio de Cristal

Jardins de inverno clássicos por Cagis
Cagis

Giardino d' Inverno Cagis mod. British Style mt 5x3,5

Cagis

Outra ideia formidável para um dia ao ar livre é esta estrutura inteiramente feita com metal pintado de verde e rodeado de vidro.

Sólido, mas sutil

O telhado do quintal ou varanda deve ser sólido, mas não precisa parecer bruto do ponto de vista estético. Isso pode ser conseguido pintando a estrutura de branco, o que ajuda a conferir leveza à estrutura e ao espaço.

Uma extensão da casa

Para integrar o quintal ou a varanda à casa, como no exemplo deste projeto, nada melhor do que instalar um telhado transparente. Na imagem, a opção foi instalar uma estrutura de madeira, material escolhido também para o chão do local.

Só uma parte

Proteger o quintal é uma boa opção para desfrutar do ar livre e ao mesmo tempo se ptroteger do sol e da umidade. Mas você não precisa cobrir tudo. Basta escolher uma parte para delimitar a área de relaxamento e deixar o resto ao ar livre.

Spa com vista para o céu

Um quintal ou varanda cobertos oferecem muitas possibilidades aos moradores. Como visto na imagem, uma jacuzzi  foi instalada protegida por uma estrutura de madeira com painéis de policarbonato transparentes que deixam entrar luz e sol e protegem do tempo.

De qual projeto você mais gostou? Conte para nós nos comentários.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!