Como proteger sua casa do zika vírus

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Decorar, além de deixar o lar esteticamente mais agradável, é se preocupar com a saúde. Por isso, na organização do lar é essencial que muitos cuidados sejam tomados contra as mais diferentes formas de acidentes ou doenças. Embora os acidentes domésticos sempre mereçam nossa atenção quanto aos formatos de decoração do lar, hoje falaremos de um problema que vem assolando e assustando o Brasil, o zika vírus.

Estima-se que este vírus tenha chegado ao Brasil no período de Copa do Mundo, por meio do contágio de africanos ou asiáticos, onde a doença é mais comum. Desde que o primeiro caso foi detectado, todas as atenções vem sendo administradas com ainda mais cuidado para que a eliminação do mosquito transmissor. O zika vírus é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypt, o mesmo que transmite a dengue. 

Os sintomas da doença, como febre, olhos vermelhos, dores nas articulações, manchas na pele, dores musculares, dores de cabeça e nas costas, são semelhantes aos mesmo sintomas causados pela dengue, doença a qual o Brasil combate continuamente. 

Nos últimos meses uma epidemia de microcefalia na região nordeste, que é a malformação congênita causada por fatores de diferentes origens, chamou a atenção dos brasileiros e noticiários internacionais, já que, autoridades brasileiras e mundiais na área de saúde, associaram a doença com o contágio de grávidas pelo zika vírus. Atualmente a doença já chegou a 20 estados brasileiros, sendo associada a mais de 3 mil casos suspeitos de microcefalia no Brasil. Além desta grave consequência com a infecção do vírus. A doença pode matar.

Por ainda não ter sido desenvolvida uma vacina contra a doença, apenas o tratamento com orientação médica é indicado nestes casos. Por isso, as melhores soluções contra a contaminação são as prevenções que devem ser tomadas em nossa rotina. Seguindo esta orientação e atentos a todos os riscos que esta doença pode trazer, organizamos algumas orientações e cuidados que você poderá ter em seu lar, a fim de evitar os riscos causados pelo zika vírus em meio a organização da decoração do seu lar.

Por isso, venha conosco e anote algumas medidas que devem ser tomadas para manter os mosquitos transmissores bem longe do seu lar. 

Vasos de plantas

Terraços  por Engel & Völkers Bodrum
Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

Engel & Völkers Bodrum

O mosquito responsável pela transmissão do zika vírus utiliza a água parada para reproduzir seus ovos. E, no lar, o principal objeto para o acúmulo de água parada são os vasos de plantas colocados em jardins abertos ou varandas. Mesmo com o cuidado constante, o excesso de rega ou a frequência de chuvas pode trazer o acúmulo de água nos recipientes e, assim, ser um local propício para que o mosquito transmissor coloque seus ovos. 

Um dos cuidados a serem tomados, seja em um jardim simples ou mais diversificado, é adicionar areia aos pratinhos que armazenam água embaixo dos vasos e também no interior dos recipientes, assim como tampar qualquer recipiente que ofereça o mínimo acúmulo de água.

Água parada

Jardins modernos por Terra
Terra

Jardin Principal

Terra

Como dissemos anteriormente, o mosquito transmissor utiliza a água parada para reproduzir seus ovos. Então, é preciso atenção completa não só nos vasos de plantas, mas também em qualquer outro recipiente que possa armazenar água. Lembramos que o mosquito é capaz de armazenar seus ovos até mesmo em pequenas tampinhas de garrafa e seus ovos podem resistir por um ano até que encontrem o mínimo de água para se reproduzir. Por isso, lembre-se de fazer uma varredura completa em seu quintal, varanda e locais que possam armazenar água para que não ocorra a menor possibilidade de o mosquito encontrar situações favoráveis para sua reprodução. Fique atento ao acúmulo de garrafas, pneus, lixeiras e outros objetos que possam armazenar água parada.

Telas de proteção

A proteção do lar com telas em janelas e portas é muito importante para que o mosquito transmissor não se reproduza em qualquer espaço do ambiente interno. Optar por materiais com um acabamento fino, que permita a entrada de luz no lar, mas mantenha os mosquitos de entrar no lar é uma solução que ajuda, mas não deve ser tomada como definitiva. Lembre-se de manter as telas fechadas, principalmente, no horário da manhã, período em que os mosquitos costumam picar mais.

Troca do lixo doméstico

O acúmulo de lixo é dos maiores problemas para que a água parada favoreça a proliferação do Aedes aegypt. Por isso, embora a sua cozinha esteja sempre limpa e longe de qualquer situação natural que favoreça a proliferação do mosquito, tome muito cuidado com a exposição do lixo na cozinha e banheiro. Sempre que trocado o lixo deverá ser amarrado com atenção para que não fiquem brechas para o interior do saco. Evite também o acúmulo de sacos plásticos sobre a lixeira e, sempre que possível, deixe-o na rua somente quando nas datas de recolhimento. O mesmo cuidado deve ser tomado com móveis dispensados e outros objetos de tamanho maior. 

Cuidados no banheiro

Assim como a cozinha, o banheiro é um local potencial para o que o mosquito se reproduza. Isto porque o local oferece grande quantidade de umidade por meio de chuveiros e torneiras mal fechadas. Por isso, fique sempre atento quanto aos pingos contínuos e vazamentos que possam ocorrer no local. Lembre-se sempre de secar bem o piso após o banho e lembre-se de manter a tampa do vaso fechada. 

Repelente

Por fim, se você não dispensa uma boa piscina e horas aproveitando a varanda, a recomendação é a utilização de um bom repelente. No entanto, fique atento, existem repelentes com composições específicas que devem ser utilizados para que o Aedes aegypti fique afastado. São eles: Icaridina, DEET e IR 3535. 

Para mulheres grávidas, a orientação é procurar auxílio médico que deverá indicar o tipo de repelente melhor para sua saúde. 

Na imagem, um lindo projeto da Taller Estilo Arquitectura.

Quais as medidas que você toma para se prevenir do zika vírus?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!