O charme das escadas em espiral!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Loading admin actions …

As escadas são um item  indispensável quando se tem uma casa com mais de um pavimento. Elas geralmente ocupam muito espaço e, muitas vezes, se tornam sem querer o centro da decoração de um ambiente. Em diversos formatos e materiais, é possível optar por escadas compactas ou com compartimentos e por modelos de escadas mais extensas que permitam um maior conforto no ato de subir e descer. 

As escadas em espiral, podem ser um show à parte na sua decoração. Com acabamentos diversos, elas chamam a atenção e trazem charme e sofisticação. Para um ambiente de estilo clássico, as escadas largas e com corrimões e degraus em metal ou em shapes mais modernos com detalhes em concreto, pedras ou madeira fazem um efeito deslumbrante. Se sua casa é eclética ou rústica, existem opções infinitas, que vão dos modelos mais simples até as que se parecem obra de arte. Basta escolher o que melhor se adequa ao tamanho disponível no ambiente.

Hoje em dia, com residências cada vez menores, é preciso buscar uma solução prática e eficiente e que ainda complemente a beleza do lugar, é por isso que as escadas em espiral são uma ótima escolha.

Veja neste artigo, alguns modelos de escadas em espiral e como elas fazem bonito na decoração do ambiente. Confira!

Para pequenos espaços

Aposte na escada em espiral como um objeto de decoração no seu ambiente, mesmo se o seu espaço for reduzido. dê um local de destaque a sua escada em espiral. Você pode pinta-la de uma cor ousada para dar que o objeto contraste ou utilizar cores mais próximas aos acabamentos da sua casa para que a aparência fique mais sóbria e neutra em relação à sua decoração.

Espaços grandes

A escada espiral pode se encaixar perfeitamente em ambientes grandes e espaçosos. Esse modelo ganha destaque no salão ou hall  principal da residência. Com seu shape fazendo uma espécie de caracol mais suave e largo, faz as curvas para diferentes lados e de modo mais delicado, de estrutura em ferro, madeira e concreto, ela adiciona um estilo sofisticado ao ambiente, sendo bastante usado em projetos modernos e imponentes com linhas mais orgânicas e clássicas.

Como uma obra de arte

Além de funcionalidade, a escada em espiral ela pode ser inserida em um ambiente como uma escultura, um objeto decorativo, uma verdadeira obra de arte. Suas linhas e curvas, quando bem desenhadas, a transformam em uma escultura flutuante. Este modelo de escada desenvolvido por… .feito em madeira com chapas em metal escuro nas no seu guarda-corpo, se tornam um objeto ainda mais interessante podendo ser observado à distância, criando um efeito fabuloso na decoração de todo o conjunto. 

De metal

Os modelos de escada em espiral feitas de metal , são os dos mais populares. Alguns modelos podem ser ter design arrojado  e estilo único como este projeto inovador, onde a escada centralizada, faz uma composição interessante e ganha imenso destaque quando misturada ao jardim vertical  posicionado nas laterais da residência. 

De madeira

As escadas de madeira são escolhas muito comuns quando se planeja construir uma escada. Esta em madeira clara, possui guarda-corpo com todo fechado, realçando suas formas e criando uma barreira ainda maior de proteção e conforto. Neste projeto desenvolvido pelo profissional Toninho Noronha Arquitetura, com ares modernos, os degraus formam um belo espiral que integra os cômodos de cima com o restante da casa de maneira elegante e inteligente. 

De concreto

Neste e projeto desenvolvido por Mauricio Arruda Design, as escadas feitas em concreto, acrescentam irreverência com conceito de modernidade para esta casa com um olhar de estilo contemporâneo. Seus degraus em linhas retas que acompanham o modelo em espiral e complementam a decoração do espaço  que conta com toques de cores primárias e que definem o estilo industrial.

Elegância em pedra

As escadas feitas em pedra, agregam elegância e luxo na medida certa. Este ambiente desenvolvido pela Designer de Interiores e Paisagista Iara Kiláris, a escada feita em pedras de mármore, adiciona um toque minimalista e moderno acompanhando a estrutura da casa que possui dois pavimentos e pé direito bem alto. Para dar um toque especial na decoração, vasos de plantas foram incorporados ao final da sua escada espiral, gerando um efeito luxuoso e sensacional. Pendurar objetos bonitos por baixo dos degraus também é uma opção criativa para aproveitar o vão da escada com muito estilo.

Simples e prática

Ter uma escada com acabamentos mais simples, é sem dúvida uma opção mais econômica e que não deixa de trazer esse aspecto contemporâneo para a decoração do ambiente. É possível misturar os materiais para que a escada não fique monótona, como por exemplo, este projeto de Contato81, onde a escada em madeira com o corrimão em aço escovado, mistura o estilo clássico e o moderno. 

Qual tipo de escada você colocaria na sua casa?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!