Como decorar sua varanda!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Em meio ao movimento constante das cidades, o lar é um refúgio. Poder sentir o conforto das pernas esticadas sobre o sofá da sala de estar, enquanto a TV mostra qualquer programação que nos distraia, é o que todos buscamos. Ter um lugar para o descanso completo é essencial quando a rotina profissional e as agendas da semana apertam nosso tempo. Por isso, manter a decoração sempre aprazível em toda a casa é sempre importante. Afinal, se apenas um espaço fosse suficiente para nos sentirmos bem no lar, não precisaríamos de mais do que um cômodo.

Entre todos os espaços do lar decorados cada um como convém a ocupação, todos acabam por nos acomodar com poucas coisas referentes ao ambiente externo. Por isso, por mais que  corpo esteja descansado no sofá, refrescar o rosto com o toque do vento fresco sempre faz bem. Fazer isto, também proporciona momentos de reflexão e conforto visual, ao ter um pouco da vida que o mundo oferece depois dos muros de sua varanda. E é sobre a varanda, este espaço muitas vezes apertadinho, mas indispensável, que iremos falar hoje.

Com uma decoração que direciona para o conforto visual e físico, as varandas são os cômodos xodós da casa. É lá que colocamos nossas plantas, móveis para leitura e, de vez em quando, deixamos nossos olhos mergulharem no horizonte. A varanda é o ponto de refúgio do lar. Se, por muitas vezes as atividades domésticas nos enjoam, é na varanda que iremos descansar, namorar ou conversar calmamente. Destinar ao espaço as condições perfeitas por meio das escolhas corretas, é dar a si mesmo um pouco mais de relaxamento no dia a dia. 

Embora o tamanho da varanda varie muito, sempre é possível deixar o ambiente com uma decoração mais aconchegante, mesmo que o espaço disponível seja bem pequeno. E é para elucidar estas possibilidades, que trouxemos algumas sugestões ótimas para compor a decoração do seu espaço – quase externo – da casa. 

Venha conosco, confira as novidades, as decorações mais confortáveis e os estilos que poderão inspirar você a deixar a sua varanda ainda mais relaxante. Aproveite e inspire-se!

Rede de balanço

Terraço | Varanda: Terraços  por Stúdio Márcio Verza
Stúdio Márcio Verza

Terraço | Varanda

Stúdio Márcio Verza

Sinônimos de tranquilidade e descanso, as redes de balanço são o desejo de muitas pessoas quando a atribulação do dia a dia começa a trazer estresse e cansaço físico. Imaginar o descanso calmo no flutuar da rede suspensa entre dois ganchos, com o toque calmo do vento no rosto é, sem dúvidas, algo que nos faz suspirar. Por isso, seja para uma boa soneca ou as horas de leitura, apostar na instalação de uma rede não trará qualquer arrependimento a você.

Nesta linda varanda projetada pelo Stúdio Márcio Verza, de Porto Alegre (RS), a utilização da rede entre duas grandes pilastras de madeira com a presença suave das plantas, traz um ambiente de completo aconchego. A escolha por móveis rústicos, de madeira maciça para compor o ambiente social do local, deixou a decoração ainda mais convidativa e perfeita para aproveitar o ótimo espaço a céu aberto. 

Balcão prático

Comumente, os espaços da varanda são bastante reduzidos com relação ao restante do apartamento. Com a necessidade de dispor de maior espaço físico para outros cômodos, como o quarto e a sala de estar, a decoração de uma varanda em menor tamanho traz alguns desafios para as escolhas dos móveis. Neste belo projeto do escritório Patrícia Azoni Arquitetura + Arte, de Curitiba (PR), a escolha por um estreito balcão de granito acoplado à parede em conjunto com as banquetas facilmente agrupadas abaixo do balcão, deixou o espaço perfeito para refeições rápidas ao ar livre em companhia das flores distribuídas sobre a pedra. Ao fundo, o longo banco de madeira soma mais uma ótima oportunidade de relaxar no ambiente que foi perfeitamente harmonizado com a escolha de pisos vinílicos que imitam a textura da madeira. 

Cadeira suspensa

O visual moderno e elegante das cadeiras suspensas tem cada vez mais presença garantida nas varandas. Ótimas para um descanso plenamente confortável e relaxante com o balançar do vento, estas pequenas peças podem substituir as redes quando não houverem espaço suficiente para a instalação. Os modelos são diversos no tamanho e geralmente o material utilizado para a fabricação é o vime, o que garante um visual ainda mais acolhedor em sua varanda.

DIY!

BEACH HOUSE - TRAMANDAÍ/RS: Terraços  por Arquitetando ideias
Arquitetando ideias

BEACH HOUSE – TRAMANDAÍ/RS

Arquitetando ideias

Ideias em DIY – conhecidas como Faça Você Mesmo, são sempre uma excelente solução para a decoração. Além de mais econômicas, as decorações em DIY são perfeitas para deixar o ambiente ainda mais personalizado. A variedade de possibilidades é imensa e o prazer de usufruir de algo feito por suas próprias mãos é inenarrável. Um ótimo exemplo de decoração em DIY é esta linda varanda projetada pelo escritório Arquitetando Ideias, de Porto Alegre (RS). A cor azul ao fundo do espaço proporcionou um ambiente de clima mais alegre e perfeito para acomodar os bancos feitos com madeira reaproveitada, assim como a presença da bela mesa de centro feita com palete. O deck de madeira foi cuidadosamente escolhido para proporcionar maior conforto e acolhimento, enquanto que, à frente da porta principal, a rede ficou ótima para momentos de relaxamento e interação entre o ambiente interno e externo da casa.

Jardim interno

Entre as ideias que trouxemos, não poderíamos deixar de citar a instalação de um delicioso jardim na varanda. Com a utilização de caixotes como vasos, paletes como suportes para o jardim vertical e a presença do deck de madeira, a varanda ganhou um visual completamente confortável e relaxante, perfeito para trazer ar fresco aos momentos de reflexão na companhia das plantas. 

Relax

A presença de um guarda-sol na decoração sempre direcionará nossa percepção para um ambiente confortável e de descanso. E foi esta a ótima ideia neste projeto do escritório MC3 Arquitetura, Paisagismo e Interiores, de Santo André (SP). Com a instalação de um longo deck de madeira com recortes quadrados, a varanda foi decorada com um lindíssimo conjunto de móveis em vime, acompanhados ainda pela presença de plantas em vasos de tamanhos simétricos. Uma ótima composição. 

Com qual destas ideias você quer decorar sua varanda?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!