Ano novo chinês: Como decorar a sua casa para o ano do macaco!

Rafaela Maia Rafaela Maia
Google+
Loading admin actions …

O ano novo chinês, diferentemente do ano novo ocidental, segue um calendário Lunissonar, ou seja, ele considera tanto a posição do sol quanto a posição da lua para definir o novo ano.  Este ano será regido pelo signo de Macaco de Fogo, que é um signo enérgico e que demonstra sinais de liderança natural e inovação. O Macaco de Fogo é justo e cumpri o que está traçado na vida das pessoas.

Com a chegada do Ano Novo Chinês, a decoração com as cores correspondentes para o ano , fazem cada ganhar vida, pequenos enfeites e detalhes que, juntos, decoram o ambiente das casas e cidades, criando um clima mágico e cheio de enregia positiva.

A cor principal deste ano é o vermelho. Os chineses costumas utilizar esta cor em muitos ambiente, como na decoração das casa, prédios, lojas, nas ruas e até presente nas roupas que usam.  Eles consideram esta, uma cor auspiciosa, que traz boa sorte e fortuna. Além do vermelho as cores amarelo e dourado, representam a properidade, sorte e a fortuna.

O ano do macaco, é o ano para experimentar novas ideias, colocar planos em prática, abusar da criatividade e desenvolver a alegria e paz. Aproveite as dicas que este artigo vai mostrar pra você e inspire-se para decoração a sua casa trazer tranquilidade e equilibrio para sua vida.

Simbolismos

Símbolos de paz e elementos naturais na decoração, certamente configuram o ambiente para a decoração inspirada no ano do macaco. Os chineses entendem que  as cores representam os cinco elementos naturais: água, fogo, madeira, metal e terra. As cores alimentam o espírito e expressam a profundidade da experiência humana. Umas dessas cores a cor vermelha, significa, fortuna, alegria, bondade. Esta cor tem muita influência na cultura chinesa e por aqui pode ser explorada em inúmeros detalhes da decoração. Dizem que esta cor ajuda afastar  a má sorte. O vermelho pode marcar presença e chamar a atenção em elementos diversos no interior da casa. Ter uma parede pintada ou almofadas coloridas, já mostra indícios de um ambiente com fluidez e boa energia presente. 

Um pouco de azul e branco

As cores azul e branco tambpem são sinônimos de paz e sorte. Elas simbolizam as cores do macaco e são utilizadas na decoraçção para o ano novo que se inicia. Por isso, introduza o azul e o branco na decoração da sua casa. Pinte uma parede, utilize forros para as almofadas ou estofe o sofá com estas cores suaves 

Porta de entrada

Jaguariuna: Janelas   por PM Arquitetura
PM Arquitetura

Jaguariuna

PM Arquitetura

Mantenha sua porta de entrada com clima agradável e crie um bom cenário de boas vindas. Isso atrai mais energia positiva para quem entra e quem sai. Desenvolva uma bela entrada com luminárias ou lanternas fixadas entre a porta principal. No cair da noite, a iluminação externa traz mais charme, as luzes se acendem e deixando tudo ainda mais bonito.

Bons fluidos

A madeira é um material bastante presente na decoração de estilo asiático. Este material é uma excelente opção que ajuda a atrair boas energias pra dentro de casa. Adicionar alguns elementos de madeira na decoração da cozinha por exemplo, além de moderno e atualizado, a decoração vai ganhar ares de um ambiente com bons fluidos. 

Toque de ouro

Acrescentar um toque dourado em alguns elementos de decoração, além de ajudar a trazer fortuna e prosperidade, ajuda a dar uma cara na decoração singular de estilo asiático. O dourado pode ser utilizado em vasos de plantas, quadros na parede e peças de arte. Adicionando um  toque luxuoso e trazendo harmonia e sofisticação entre o balaço das cores. 

A perfeição das flores

As flores na decoração também tem seu papel importante na decoração para o Ano Novo Chinês, principalmente as peônias, que é considerada a flor da riqueza e da sorte. Outras espécies de flores também são bem vindas, como os vasos grandes com orquídeas ou a flor de cerejeira. As flores simbolizam a perfeição, a integridade e a amizade. Explore-as por todos os cantos da casa. Este hall de entrada foi desenvolvido pelos profissionais Redecker+ Sperb Arquitetura e Decoração. 

O verde sempre presente

Apartamento Bairro de Higienópolis: Jardins ecléticos por CARMELLO ARQUITETURA
CARMELLO ARQUITETURA

Apartamento Bairro de Higienópolis

CARMELLO ARQUITETURA

Incorporar elementos naturais,sempre trazem a serenidade do ar livre para o interior da casa. Utilizar plantas na decoração além de trazem um ar fresco e equilibrado para a casa, ajuda a canalizar as energias e trazer ainda mais vibrações positivas. Construa uma varanda ou quintal da casa com espaço para muito verde, como este gostoso espaço de relaxamento projetado por Carmello Arquitetura. Espalhe vasos de plantas pela casa para cultivar uma ambiente harmonioso e de paz. 

Laranjas & Tangerinas

As tangerinas e as laranjas também são as frutas que simbolizam o ano do macaco. Na china, a palavra tangerina tem um som parecido ao de sorte e a laranja tem o som de riqueza. Portanto, ter vasos com a fruta em casa e oferecer aos visitantes, assim como fazer uso das próprias cores  ter a cor estampadas em objetos ou no mobiliário e em alguns elementos de destaque dentro de casa, é um símbolo de felicidade e prosperidade, além de trazer boa sorte. Esta cozinha desenvolvida por Caco Borges Arquitetura e Interiores, tem a cor tangerina, explorada com modernidade e estilo único. 

O que acha de decorar a sua casa inspirando-se no ano novo chinês?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!