Como usar a pedra natural para a decoração do banheiro

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Bagno in Pietra di Rapolano, Pietre di Rapolano Pietre di Rapolano Banheiros modernos Pedra
Loading admin actions …

pedra natural é um elemento que faz parte da vida dos seres humanos desde a antiguidade: como ferramenta de caça, na defesa de seus castelos e, mais tarde, como material a ser trabalhado na decoração. Com a pedra natural, é possível criar soluções absolutamente incríveis para fazer com que os ambientes fiquem mais elegantes e valorizados. 

Tendência recente, os banheiros com pedras são uma ótima opção para valorizar esteticamente a casa, reforçando a sensação de limpeza e proteção. 

Contudo, mesmo sendo muito interessante para compor os ambientes, a escolha por elementos de pedras nos banheiros pode trazer certa dificuldade na compra, já que seus preços são mais elevados quando comparados com materiais mais comuns, como a cerâmica. 

Entretanto, esse investido é certamente interessante principalmente quanto à durabilidade da pedra natural, que, sem bem conservada, pode durar por muitos anos com aparência agradável, o que será ótimo para a composição com o a decoração de estilo rústico

E é para ajudar você a saber ainda mais sobre o uso dessa opção em sua casa, que criamos este post com dicas muito importantes. Siga conosco e confira!

1. Entenda as cores e o uso desse material

Considerando a aparência externa da pedra natural, é possível encontrar uma infinidade de cores e tons, o que facilita para combinar com uma possível decoração já existente no banheiro. 

Existem algumas soluções que sempre garantem eficiência no resultado, como, por exemplo, escolher pedras de cores claras e utilizá-la entre cores quentes, como, por exemplo, a madeira, garantindo um efeito estético clássico e atemporal. O contrário disso também funciona, já que pedras em cores quentes em meio a decoração com tons frios, é uma ótima solução para quem prefere uma decoração moderna. 

Quanto aos diferentes tipos de pedra natural, há muitas variedades de tipos, como a pedra de Lecce, a ardósia, a pedra de Rapollano, mármore e granito. Cada uma funciona perfeitamente bem para compor banheiros de todos os tamanhos. 

2. Como fazer a manutenção da pedra natural

Pelo fato de o banheiro ser o lugar mais úmido da casa, a escolha pela pedra requer cuidados mais específicos do que o uso de azulejo. 

Considerando que banheiros demandam limpezas diárias, alguns produtos devem ser utilizados, como detergentes agressivos, alvejantes e amônia. 

Além disso, pelo menos uma vez por ano os banheiros pedem um tratamento aprofundado para preservar suas características naturais. Para isso, utilize produtos específicos que preservem a aparência da pedra. De qualquer maneira, é importante realizar testes preliminares para utilizar os produtos com maior segurança.

3. Combinação com elementos em madeira

A pedra natural, como a pedra de Lecce ou Travertino, combina muito bem com madeiras escuras, como nogueiras ou cerejeiras, criando contrastes naturais de grande proeminência. 

Para valorizar ainda mais a decoração, você pode introduzir mobiliário ou prateleiras de madeira com decorações utilizando plantas, velas perfumadas e outros pequenos elementos que colaborem para valorizar o ambiente. 

A madeira em tons claros ou escuros, proporciona aquecimento a banheiros em pedra, mesmos sendo utilizada em pequenos detalhes. 

Além disso, dependendo do tipo de madeira utilizada, é possível recriar estilos específicos, como, por exemplo, o estilo rústico. Se a ideia é acertar em cheio na decoração, escolha espécies de bambus, que serão infalíveis! 

4. Formatos interessantes

A pedra é um elemento que está associado à elegância e nobreza. Sua utilização pode ser em diferentes escolhas para a decoração, desde revestimentos às peças do lavabo. Nas pias, por exemplo, a utilização da pedra traz excelente resultado visual em formatos interessantes. 

A grande vantagem dessa escolha, é sua utilização complementando peças de madeira, como prateleiras ou gabinete, para reforçar a decoração em estilo rústico para o banheiro.

5. Custos

Os valores variam muito conforme os tipos de pedras, os cortes, a espessura e o tratamento. Portanto, vale muito a pena fazer boas pesquisas em lojas especializadas e, claro, contratar mão de obra especializada para que a compra tenha o retorno desejado, tanto quanto à questão estética, quanto à durabilidade. 

Uma boa opção para quem não deseja investir alto em elementos de pedra natural, é optar por peças de peça reconstituída, que, embora não tenha a mesma qualidade das pedras naturais, confere um belíssimo resultado. 

E você, o que acha de usar pedra natural no banheiro?

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?
Entre em contato!

Destaques da nossa revista