Banheiros  por Pietre di Rapolano

Como usar a pedra natural para a decoração do banheiro

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+

SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro
Loading admin actions …

pedra natural é um elemento que faz parte da vida dos seres humanos desde a antiguidade: como ferramenta de caça, na defesa de seus castelos e, mais tarde, como material a ser trabalhado na decoração. Com a pedra natural, é possível criar soluções absolutamente incríveis para fazer com que os ambientes fiquem mais elegantes e valorizados. 

Tendência recente, os banheiros com pedras são uma ótima opção para valorizar esteticamente a casa, reforçando a sensação de limpeza e proteção. 

Contudo, mesmo sendo muito interessante para compor os ambientes, a escolha por elementos de pedras nos banheiros pode trazer certa dificuldade na compra, já que seus preços são mais elevados quando comparados com materiais mais comuns, como a cerâmica. 

Entretanto, esse investido é certamente interessante principalmente quanto à durabilidade da pedra natural, que, sem bem conservada, pode durar por muitos anos com aparência agradável, o que será ótimo para a composição com o a decoração de estilo rústico

E é para ajudar você a saber ainda mais sobre o uso dessa opção em sua casa, que criamos este post com dicas muito importantes. Siga conosco e confira!

1. Entenda as cores e o uso desse material

Banheiros  por Pietre di Rapolano
Pietre di Rapolano

Bagno in Pietra di Rapolano

Pietre di Rapolano

Considerando a aparência externa da pedra natural, é possível encontrar uma infinidade de cores e tons, o que facilita para combinar com uma possível decoração já existente no banheiro. 

Existem algumas soluções que sempre garantem eficiência no resultado, como, por exemplo, escolher pedras de cores claras e utilizá-la entre cores quentes, como, por exemplo, a madeira, garantindo um efeito estético clássico e atemporal. O contrário disso também funciona, já que pedras em cores quentes em meio a decoração com tons frios, é uma ótima solução para quem prefere uma decoração moderna. 

Quanto aos diferentes tipos de pedra natural, há muitas variedades de tipos, como a pedra de Lecce, a ardósia, a pedra de Rapollano, mármore e granito. Cada uma funciona perfeitamente bem para compor banheiros de todos os tamanhos. 

2. Como fazer a manutenção da pedra natural

Hotéis  por Pietre di Rapolano
Pietre di Rapolano

Bagni e rivestimenti in travertino per il Relais Luce bed&breakfast a Firenze

Pietre di Rapolano

Pelo fato de o banheiro ser o lugar mais úmido da casa, a escolha pela pedra requer cuidados mais específicos do que o uso de azulejo. 

Considerando que banheiros demandam limpezas diárias, alguns produtos devem ser utilizados, como detergentes agressivos, alvejantes e amônia. 

Além disso, pelo menos uma vez por ano os banheiros pedem um tratamento aprofundado para preservar suas características naturais. Para isso, utilize produtos específicos que preservem a aparência da pedra. De qualquer maneira, é importante realizar testes preliminares para utilizar os produtos com maior segurança.

3. Combinação com elementos em madeira

Banheiros  por Pietre di Rapolano
Pietre di Rapolano

Bagno in Pietra di Rapolano

Pietre di Rapolano

A pedra natural, como a pedra de Lecce ou Travertino, combina muito bem com madeiras escuras, como nogueiras ou cerejeiras, criando contrastes naturais de grande proeminência. 

Para valorizar ainda mais a decoração, você pode introduzir mobiliário ou prateleiras de madeira com decorações utilizando plantas, velas perfumadas e outros pequenos elementos que colaborem para valorizar o ambiente. 

A madeira em tons claros ou escuros, proporciona aquecimento a banheiros em pedra, mesmos sendo utilizada em pequenos detalhes. 

Além disso, dependendo do tipo de madeira utilizada, é possível recriar estilos específicos, como, por exemplo, o estilo rústico. Se a ideia é acertar em cheio na decoração, escolha espécies de bambus, que serão infalíveis! 

4. Formatos interessantes

Hotéis  por Pietre di Rapolano
Pietre di Rapolano

Bagni e rivestimenti in travertino per il Relais Luce bed&breakfast a Firenze

Pietre di Rapolano

A pedra é um elemento que está associado à elegância e nobreza. Sua utilização pode ser em diferentes escolhas para a decoração, desde revestimentos às peças do lavabo. Nas pias, por exemplo, a utilização da pedra traz excelente resultado visual em formatos interessantes. 

A grande vantagem dessa escolha, é sua utilização complementando peças de madeira, como prateleiras ou gabinete, para reforçar a decoração em estilo rústico para o banheiro.

5. Custos

Hotéis  por Pietre di Rapolano
Pietre di Rapolano

Bagni e rivestimenti in travertino per il Relais Luce bed&breakfast a Firenze

Pietre di Rapolano

Os valores variam muito conforme os tipos de pedras, os cortes, a espessura e o tratamento. Portanto, vale muito a pena fazer boas pesquisas em lojas especializadas e, claro, contratar mão de obra especializada para que a compra tenha o retorno desejado, tanto quanto à questão estética, quanto à durabilidade. 

Uma boa opção para quem não deseja investir alto em elementos de pedra natural, é optar por peças de peça reconstituída, que, embora não tenha a mesma qualidade das pedras naturais, confere um belíssimo resultado. 

E você, o que acha de usar pedra natural no banheiro?
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!