DIY: como fazer uma luminária com cesto de lixo!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Reduzir, reutilizar, reciclar. Fáceis de decorar, os 3 erres da sustentabilidade formam uma composição sonora que merecem grudar como chiclete em nossas mentes. A importância na correta utilização dos recursos ambientais somadas às recessões econômicas trazem grandes adversidades. Fazer da criatividade uma ferramenta poderosa para decorar o lar e encontrar soluções saudáveis para o mundo, é uma tarefa que cabe a todos nós. 

E isto tem tudo a ver com o trio de erres que inspiraram a ideia em DIY – Faça Você Mesmo, que trouxemos hoje. A redução do consumo é fundamental para a educação quanto ao consumo desenfreado e desnecessário que consome em grande parte os recursos naturais. Reduzir é repensar. Reutilizar é necessário para que o descarte de objetos que ainda podem ter ótimos proveitos seja evitado. Redução é prevenção. E reciclar é dar uma nova utilização para a matéria-prima com a qual foi desenvolvido aquele determinado objeto, para que novos recursos do meio ambiente não sejam limados. Reciclagem é renovação. 

Se todos estes significados têm a importância devida para você, então, temos certeza, você amará a nossa ideia de hoje. Idealizada por um de nossos profissionais no Oriente, a inspiração para a criação de uma linda luminária com um cesto de lixo descartado e que reutiliza ainda um pedestal de partitura com regulagem de altura. Simples e ótima para marcar a decoração, a luminária certamente ficará charmosa no canto mais escuro de sua sala de estar ou, ainda, para ajudar nos momentos de leitura no seu quarto. 

Aproveite mais esta ótima ideia e inspire-se com muitas outras ideias de DIY e upcycling encontradas aqui, no homify. Venha conosco e mãos à obra! 

Decoração criativa!

A decoração criativa faz muita diferença no lar. Embora seja vista como opção mais simplória para a decoração do lar, dar uma nova oportunidade para materiais que seriam descartados é uma forma inteligente de decorar com economia e, ainda evitar descartes que implicam na degradação do planeta. Esta luminária que, certamente deixará o seu lar ainda mais original, traz uma ideia relevante sobre as formas como enxergamos os objetos tidos como inutilizados. O material metálico da lixeira e do pedestal, por exemplo, demorariam pelo menos 100 anos até sua decomposição natural. É muito tempo e muito acúmulo no mundo para que a natureza consiga sobreviver em meio a tanto lixo. 

Por isso, trazer esta ideia do criativo Studio 501, fará muita diferença. Seja no uso da luminária em sua decoração ou, ainda, lucrando com a ideia criativa. 

Do que você vai precisar

Para fazer a sua incrível luminária criativa DIY, você precisará de:

- Um pedestal ou suporte com boa altura; Soquete para lâmpada; Lâmpada fluorescente; Cesto de lixo feito de metal aramado; Cabos elétricos; Cola para metais. 

O pedestal pode ser trocado por outro suporte que tenha espaço para encaixar o cesto. Cabos de vassoura adaptados podem fazer este papel. Para isto, arme na parte superior do cabo, pequenas varetas retiradas de um guarda-chuva velho. A lâmpada e o soquete precisam ser de tamanho pequeno para ficar bem centralizadas e evitar o contato com o metal da lixeira. 

Dica: pinte com uma tinta em spray o suporte para a lâmpada e a lixeira aramada. Escolha uma cor que destaque o objeto no ambiente e posicione a luminária próxima ao sofá ou cama para facilitar a leitura. 

Ajustando a altura

A grande sacada em se utilizar um pedestal para fazer o seu abajur é o ajuste de altura fácil do objeto. Caso você não possua um pedestal, poderá encontrar facilmente um usado em casas de músicas e bandas populares. Não se preocupe com o estado aparente do objeto. O mais importante é que o ajuste de altura esteja em boas condições. Ao final do processo você poderá pintar a sua luminária, como dissemos na dica do passo anterior. 

Com o pedestal pronto, utilize o furo interno da peça para transpassar o cabo elétrico. Certifique-se de que o cabo comprado seja de tamanho suficiente para a utilização no espaço desejado e jamais manuseie o cabo ligado na fonte de energia.

Dica: para transpassar o cabo mais facilmente, utilize detergente ou vaselina que irão fazer com que o cabo deslize mais facilmente pelo pequeno espaço. 

Instalação da lâmpada

Já com o cabo devidamente passado pelo interior do pedestal, é hora de fazer as ligações no soquete. Com cuidado, utilize um alicate para cortar as pontas dos cabos de energia, deixando expostos os fios de cobre. Remova os parafusos da parte inferior do soquete da lâmpada e enrole com firmeza os cabos de cobre. Após isto, parafuse novamente o soquete e utilize fita isolante no local onde estão os parafusos. 

Dica: utilize a fita isolante para enrolar as extremidades onde os cabos estão expostos, isto fará com que o objeto fique em uma cor uniforme, facilitando a pintura posteriormente. Lembre-se sempre de isolar bem o local onde o cobre está exposto para que acidentes sejam evitados. 

Preparando o cesto

Agora que a estrutura de sua luminária está pronta, é hora de seguirmos para o próximo passo, que servirá como o verdadeiro destaque em meio a sua decoração. Com cuidado, utilize uma tesoura para cortar o fundo do certo. Se preferir, demarque com uma caneta marca-textos a linha de corte. Faça o recorte suavemente com o cuidado de não amassar ou envergar o certo. Se preferir, utilize fita adesiva na extremidade do cesto, para evitar ferimentos com as farpas.

Dica: pinte o cesto da cor desejada e espere secar antes de fazer o corte. 

Centralize a peça

Após o recorte do cesto, é hora de ajustá-lo ao pedestal. Manuseie as varetas superiores da peça ajustando-as em formato de T sobre a extremidade superior do cesto e utilize uma boa cola de metais para que as peças fiquem bem seguras. A altura do soquete deverá estar no meio do cesto, para que a iluminação seja distribuída com equilíbrio. Espere secar e verifique se as peças estão bem coladas. Lembre-se de deixar o pedestal perfeitamente centralizado no interior do cesto. Isto irá facilitar a troca de lâmpadas quando necessário.

Dica: meça o tamanho da lâmpada com relação ao interior do cesto e utilize lâmpadas fluorescentes ou LED para a luminária.

Resultado final!

Com todos os ajustes feitos e as peças encaixadas, é hora de aproveitar a sua incrível luminária na decoração. Além de linda, ela deixará o espaço muito original e ficará perfeita para dar mais criatividade ao seu lar e, assim, evitar o descarte dos materiais no meio ambiente!

Gostou da ideia?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!