A insônia te deixa louco? Durma melhor com essas dicas

Lara Berol Lara Berol
Loading admin actions …

Se a hora de dormir se tornou um martírio para você, saiba que você não está sozinho. Cerca de 40% da população mundial sofre de insônia. As mulheres são as mais afetadas pelo problema. No Brasil, cerca de 36% da população está acometida desse mal.

As causas variam de pessoa para pessoa, enquanto algumas sofrem com problemas físicos, a insônia também pode ser desencadeada por problemas psíquicos. O estresse é um dos principais vilões de uma boa noite de sono. O segredo então é tentar relaxar e fazer da hora de dormir um momento agradável.

Com dicas simples é possível tornar esse pesadelo em um sonho bom. Confira as dicas abaixo e comece a colocar em prática.

Crie um ambiente sagrado

Pense que seu quarto é um local único, onde você irá finalmente descansar de um dia estafante. Não pense que seu quarto é apenas um cômodo da casa e você pode desenvolver inúmeras atividades ali além de dormir. Tenha em mente que realizar outras atividades no quarto pode te deixar agitado e isso não vai colaborar para uma boa noite de sono. Evite trabalhar na cama, comer na cama, assistir televisão até tarde da noite. Todas essas tarefas podem te deixar agitado e o quarto pode acabar perdendo o apelo de recolhimento e aconchego.

A cama, além de ter como principal uso dormir, também pode servir para o casal curtir momento a dois, claro. Mas apenas isso. Muita gente costuma usar a cama em diversos momentos, seja para ler, ver televisão, jogar aquele joguinho da moda no celular e isso pode até render problemas posturais.

Transformar o quarto em um ambiente sagrado para dormir é fácil, basta afastar os apelos que possam te manter acordado e decorar de acordo com seu estilo. Lembre-se que cores claras e tons pastéis induzem a calma e a reflexão. Abuse das almofadas e tapetes, eles vão deixar o ambiente mais quentinho e confortável.

Tenha outros cômodos para relaxar

Chegou em casa e precisa dar aquela relaxada? Não vá direto para o quarto! Tenha um espaço para curtir um momento sozinho. Para aqueles que moram em apartamento às vezes fica difícil encontrar esse espaço, nessa hora, saiba aproveitar a estrutura que o condomínio oferece. Procure áreas menos frequentadas naquela hora que você dispõe para relaxar. Em alguns edifícios há salas de jogos, cinemas, áreas verdes, pistas de caminhada e outros locais que compõe a estrutura do complexo. Identifique em qual local você se sente melhor e faça disso um hábito.

Para quem mora em casa e pode organizar um cantinho do sossego, faça de tudo para tornar o ambiente o mais confortável possível. Para aqueles que possuem uma bela vista a partir da varanda ou da sacada, a dica é fazer com que esse ambiente se torne convidativo e aconchegante. Experimente assistir um fim de tarde sem pensar em compromissos e trabalhos. Aproveite esse momento que antecede a hora de dormir para espantar as tensões. O objetivo é chegar no quarto já bem relaxado e preparado para cair no sono.

Faça do banho um ritual

Banheiros rústicos por von Mann Architektur GmbH
von Mann Architektur GmbH

Badezimmer im Dachgeschoss

von Mann Architektur GmbH

A hora do banho também pode ser o momento que você precisa para relaxar. Há especialistas que dizem que criar uma rotina antes de ir para a cama ajuda o cérebro a se preparar para dormir. Tomar um banho morno, vestir um roupão e cuidar da pele podem ser cuidados rotineiros que podem ajudar na hora de relaxar.

Há quem aposte também em criar um clima para o banho. Relaxar em uma banheira a meia luz, com velas ou incensos pode funcionar para muita gente. Há estudos que comprovam a influência das cores e perfumes nas ondas cerebrais. Para se informar sobre o assunto, há sites especializados que reúnem dicas e receitas para quem quiser experimentar as técnicas.

Cozinhe!

QG do Chef - Casa Cor 2014 : Cozinhas modernas por Sandro Jasnievez Arquitetura
Sandro Jasnievez Arquitetura

QG do Chef – Casa Cor 2014

Sandro Jasnievez Arquitetura

Cozinhar é apenas uma das atividades mais recomendadas para aqueles que buscam eliminar de vez a insônia de suas vidas. Cozinhar tem efeito calmante e ao mesmo tempo serve como um estimulante, afinal, tem algo mais recompensador que degustar um prato feito com as próprias mãos?

Dizem que cozinhar é uma arte, mas também pode servir de terapia. Enquanto cozinham, as pessoas colocam em prática a criatividade e utilizam diversos sentidos para conseguir conciliar todos os meandros dessa técnica.

Só não vale achar que cozinhar pratos com carnes vermelhas, molhos muito picantes e outras receitas pesadas vão surtir o mesmo efeito. Antes de dormir, o aconselhável é ingerir comidas leves, de fácil digestão.

E aquele cafezinho após o jantar pode? Não! Nenhuma bebida estimulante deve ser ingerida nas horas próximas ao horário de ir dormir. Elas podem ser uma das razões de sua insônia. Prefira água ou sucos naturais.

Faça exercícios em casa

Praticar uma atividade física também pode ajudar a relaxar. Os hormônios liberados durante e após a prática esportiva nos deixam com sensação de satisfação e prazer. Incluir algumas horas por semana de atividade física pode ajudar não só na insônia, mas pode melhorar também diversos aspectos que como um todo, contribuem para a saúde.

Mas fique atento aos horários que você irá reservar para a atividade física. Quem sofre de insônia não deve praticar atividades aeróbicas logo antes de dormir. Se pretende iniciar atividades como essa, tente administrar o horário para que a atividade seja encerrada até três horas antes do horário de dormir. Se não há tempo para isso, prefira atividades menos agitadas, como a ioga ou tai chi chuan.

Pratique jardinagem

Jardins  por italiagiardini
italiagiardini

giardini a terrazza in Costa Azzurra

italiagiardini

Quem não gosta de um jardim bem cuidado para receber as visitas? Essa atividade, em geral preferida pelas mulheres, esconde um verdadeiro elixir para o relaxamento. Fato esse que está fazendo com que a jardinagem seja adotada como hobby por muitos homens também. Em São Paulo, os cursos de paisagismo e jardinagem tem atraído cada vez mais homens. Eles chegam a representar 90% da sala em alguns casos.

O contato com a natureza, a possibilidade de se desligar dos problemas e se dedicar a uma atividade que em curto prazo pode dar resultados como flores e frutos pode ser uma excelente válvula de escape para aqueles que vivem atormentados pelas aflições do dia-a-dia.

Com materiais simples e pouco espaço já é possível cultivar algumas plantas e flores. Como uma atividade democrática, não importa se você não possui um jardim extenso ou apenas alguns vasos. Todos podem desfrutar desse prazer.

Coloque em prática o Feng Shui

Se nada mais pode te ajudar, o problema talvez esteja na disposição dos móveis em seu quarto. Segundo o Feng Shui, que tem como princípio alinhar espaços e objetos de modo que eles atraiam boas energias, algumas mudanças podem ser a solução.

Se sua cama estiver em posição que você consegue enxergar o banheiro, por exemplo, há um desequilíbrio. Para o Feng Shui, o banheiro rouba energia do quarto, então o conselho é sempre dormir com a porta fechada e ainda colocar um espelho nessa porta. Outra dica é, caso a cabeceira da cama fique encostada na parede em que está instalado o vaso sanitário, colocar um móvel entre espaço.

Prateleiras em cima da cama também não são uma boa escolha segundo o Feng Shui. As pessoas que dormem com esses objetos em cima da cama podem sofrer de dores de cabeça e no pescoço pois são afetadas pela energia que esses objetos exercem.

Um exemplo de quarto ideal é esse, desenvolvido pelo escritório Studiodwg Arquitetura e Interiores Ltda. Para saber mais dicas sobre o Feng Shui, consulte esse artigo.

Já testou alguma dessas dicas? Conte para nós qual funciona melhor para você!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!