Aposte no upcycling e dê vida nova a objetos!

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Em tempos de recessão econômica, as boas ideias são aquelas que nos ajudam a fazer mais com menos. Mais soluções para os objetos. Reinventar as utilizações com inteligência. Dar uma nova vida a algo que parecia ter o lixo como destino decretado. Quando você opta por modificar a estrutura de um objeto sem descarta-lo, você está contribuindo com a reciclagem de algo, e este é um ponto muito importante na preservação do meio ambiente. Mesmo a reciclagem sendo uma forma muito positiva de evitar os descartes na natureza, o processo que envolve a renovação de um objeto acaba por utilizar muitos recursos naturais – o derretimento do plástico, para renovar um objeto, por exemplo, emite gases tóxicos ao meio ambiente, mesmo que de forma reduzida. Uma solução para evitar estes processos de renovação, é utilizar o objeto com sua estrutura principal, dando a este objeto uma nova funcionalidade, seja na decoração ou na moda. E o nome desta forma de utilizar os objetos com suas características integrais é o nosso tema de hoje: o upcycling.

Cada vez mais difundindo entre os ambientalistas e tema de muitas pautas nas redes sociais, o upcycling se assemelha ao DIY – Faça Você Mesmo – já que oferece soluções que qualquer pessoa pode dar à decoração do lar. Com a reutilização de objetos e soluções feitas por suas próprias mãos, você terá uma identificação maior com a decoração de seu lar, fazendo com que você tenha ainda mais amor por cada pequena parte que recebeu o seu toque para que a decoração ficasse ainda mais especial.

O uso do upcycling é feito desde a instalação de luminárias criativas até a utilização de caixotes como armários em sua cozinha. Tudo feito de forma simples, com o menor uso possível de recursos naturais e descartes na natureza. A ideia é sempre o melhor reaproveitamento integral de cada objeto. 

Para trazer um pouco mais das ideias fantásticas de upcycling, você verá abaixo alguns objetos que ganharam as asas da imaginação de muitos profissionais para ganharem novas funções na decoração do lar. Aproveite cada ideia e deixe você também a sua imaginação trabalhar a favor da natureza, da decoração e, claro, do seu bolso. Venha conosco, aproveite e inspire-se!

Cores incríveis!

​Cozinha e Jantar do Chef - Mostra Morar Mais Vitoria 2014: Salas de jantar modernas por Lorrayne Zucolotto Arquitetura
Lorrayne Zucolotto Arquitetura

​Cozinha e Jantar do Chef – Mostra Morar Mais Vitoria 2014

Lorrayne Zucolotto Arquitetura

Quando apostamos na renovação de objetos com seu uso integralmente voltado a uma nova função, as descobertas podem ser fantásticas. A utilização de garrafas de vidro em cores diversas é um ótimo exemplo disto. E este é um dos destaques nesta sala de jantar muito criativa projetada pela arquiteta Lorrayne Zucolotto, de Vitória (ES). Com a técnica de upcycling, a arquiteta utilizou as antigas garrafas de vidro como incríveis luminárias acima da mesa de jantar. Suspensas em uma longa madeira que confunde-se com o branco do teto, as garrafas com o fundo cortado receberam a lâmpadas em seu interior para que fiquem presas e suspensas sobre a mesa. O efeito é simplesmente incrível no ambiente. Outro ponto a ser destacado, são os caibros pregados à parede para marcar a presença das plantas no local. Com estas ideias incríveis de upcycling, o projeto da talentosa arquiteta ficou fantástico! 

Xícaras ou luminárias?

Se você ainda ficou na dúvida sobre como definir esta excelente ideia de upcycling DIY, nós ajudamos: são xícaras luminárias! Embora se dissermos a alguém que temos um conjunto de xícaras-luminárias em casa, esta imagem pareça um tanto quanto confusa, a execução da ideia é excelente. Com uma boa cola adicionada no fundo das para que fiquem bem presas, as xícaras foram furadas junto aos pires para que os cabos de energia possam passam atravessa-las. Com estes furos, bastou adicionar pequenos soquetes devidamente encaixados nos fios e, assim, rosquear as lâmpadas condizentes com os tamanhos das xícaras. O conjunto de xícaras estampadas e charmosas ficou incrível para a iluminação do ambiente. Tudo de forma criativa e, o que é melhor, gastando pouco.

Mesa de centro original

Arte  por Fraktali
Fraktali

Raumobjekt cap

Fraktali

Assim como outros objetos que receberam novas funcionalidades para o uso na decoração do lar, o miolo da velha máquina de lavar pode virar um novo e interessante móvel na decoração do espaço. Neste projeto, podemos ver o quão é interessante pensar em novas alternativas para objetos que seriam descartados. A ideia que utilizou o miolo de máquina de lavar para transforma-lo em uma ótima mesa de centro com uma pequena porta, iluminação interna e tampo criativo, trouxe modernidade e criatividade ao espaço. O resultado foi uma excelente ideia para economizar na compra de móveis e ainda ter uma decoração muito original. 

Panelas que iluminam

Embora a descrição seja incomum, a decoração deste belíssimo projeto de cozinha rústica desenvolvida pelo arquiteto Chicô Gôuveua, do Rio de Janeiro (RJ). Com a presença marcante da madeira em todo o espaço, a decoração com detalhes simples, mas muito interessantes, torna o espaço acolhedor e aconchegante. Como decoração com técnica de upcycling, foram utilizadas três panelas organizadas de forma simétrica sobre a mesa de jantar. Colocadas de cabeça para baixo, as panelas de alumínio receberam furos ao fundo para que as lâmpadas pudessem ficar presas. Uma ideia incrível para tornar a cozinha um lugar ainda mais aprazível.

Caixotes na cozinha

Os caixotes são protagonistas de inúmeras ótimas ideias de decoração sustentável. Excelentes para compor a decoração em qualquer espaço, os caixotes ficam excelentes para substituírem os tradicionais armários em pequenas cozinhas. A vantagem é o fácil encaixe com o uso de parafusos e a personalização dos objetos. Neste projeto, após serem lixados, os caixotes foram posicionados de forma suspensa nas paredes e receberam uma fina barra para a organização de utensílios por meio de ganchos. O resultado é um ambiente tão organizado quanto com o uso de armários, mas muito mais econômico. 

Palete florido

Varanda, alpendre e terraço  por Pop up Pallets
Pop up Pallets

pallet tuin Medium: Butterfly

Pop up Pallets

Você ama flores, adoraria ter um jardim dentro de casa, mas falta espaço para os vasos? Então esta dica será perfeita para você: o uso de paletes como suporte para o cultivo de plantas. Para isto, basta utilizar uma peça de palete lixada e readequada para que o fundo receba espaços readequados para receberem diversas espécies de flores ou hortaliças. Criativo e muito fácil, a ideia será um quadro vivo e lindo em meio a decoração do seu lar. 

Você reaproveita objetos? Quais são suas ideias de upcycling? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!