Uma casa italiana delicadamente rústica!

Luciana P Luciana P
Google+
Loading admin actions …

O sul da Itália é uma região bastante rica, se não do ponto de vista econômico, pelo menos por sua história e suas tradições. Com o passar do tempo, muitas vezes alguns valores e tradições infelizmente caem no abismo do esquecimento, quando há mudanças no território, ou quando o avanço humano acaba arruinando a beleza dos elementos marcados pelo tempo. Outras vezes, no entanto, testemunhamos intervenções humanas que visam recuperar construções importantes para este imaginário tradicional, ou até mesmo reconverter totalmente suas estruturas caídas em desuso e que de alguma forma são evidências de uma história que de outra forma seria completamente perdida.

Hoje nós veremos de perto um projeto de renovação que proporcionou nova vida à tradição graças ao trabalho do arquiteto italiano Antonio D’Aprile. A casa está localizada perto de Ostuni, Itália. Vejamos do que se trata…

O exterior

A recuperação do edifício foi feita com técnicas e materiais tradicionais, a fim de manter-se fiel à estrutura original. A arquitetura principalmente ligada à agricultura influenciou bastante na casa , dando-lhe um toque cheio de charme.

Seu exterior é marcado pelo intenso uso do branco, com detalhe na fachada em pedra e estrutura bastante sólida, com poucas aberturas. 

O interior

O interior, no entanto, dá lugar à modernidade com uma combinação particular de mobiliário contemporâneo e acabamentos mais antigos. Pedra e gesso se reúnem e se complementam, criando um interior acolhedor e confortável, onde você pode ver a fusão destas duas abordagens diferentes.

O hall

O hall traz uma verdadeira força para a casa: os designers buscaram alcançar a auto-suficiência em energia graças a um sistema de aquecimento que utiliza energia solar e biomassa (madeira). Não só isso, a casa também contou com um sistema de recuperação de água da chuva e eliminação de águas residuais com o processo de fitorremediação.

A cozinha

A cozinha é uma excelente mistura entre mobiliário moderno e rústico. O mobiliário, sendo de madeira, segue uma linha contemporânea. Já a bancada e fogão nos oferecem um design racional e alternativo, verdadeiramente notável. O resultado tem tudo a ver com a belíssima casa!

O banheiro

banheiro tem o mesmo charme da fachada, com o seu design que leva uma representação mais moderna do estilo mediterrâneo típico desta região. Muita claridade, branco e pedra, criando uma sensação de solidez altamente iluminada.

O celeiro é transformado

O pequeno edifício que vemos na imagem foi destinado para o celeiro, agora completamente renovado e restaurado. Uma agradável surpresa nos espera dentro…

O quarto

O antigo celeiro foi completamente redesenhado para acomodar um quarto completo com um banheiro apropriado. A decoração é simples e utiliza apenas materiais reciclados para móveis e decorações.

A piscina natural

Nesta área externa encantadora foi adicionada uma deliciosa piscina, que é o único elemento estranho à paisagem que existia antes das intervenções. Para esta reforma, no entanto, foi feito um trabalho para tentar cumprir o alto respeito à natureza. Na verdade, a piscina não é mais do que um bio-tanque que tem um sistema de purificação realmente surpreendente: um conjunto de diferentes plantas que atuam sobre a água, evitando o uso de produtos químicos e de filtros. Inacreditável, não é?

Se você se interessou por esta casa, não deixe de conhecer mais uma igualmente impressionante:

Casa moderna com vista deslumbrante!

O que você achou do estilo desta casa? Conte pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!