Novas ideias para preencher um espaço vazio

Novas ideias para preencher um espaço vazio

Novas ideias para preencher um espaço vazio

Patricia Smaniotto Patricia Smaniotto
Google+
Loading admin actions …

Se você tem um quarto sem uso em casa, pode fazer uma porção de coisas diferentes e interessantes nesse espaço. Coisas que vão manter a família ainda mais unida, convivendo mais tempo e se divertindo bastante.

A primeira delas é um quarto de hóspedes, algo que hoje em dia é uma raridade. Não seria bom receber os familiares e os amigos com todo o conforto, sem ter que desalojar ninguém do seu  próprio quarto e sem se preocupar se os convidados estão bem acomodados?

Mas se essa não é uma grande preocupação sua, talvez esteja precisando daquele escritório com que vive sonhando – ou, como se diz hoje, home office. Seria muito prático ter um escritório só seu, para dar andamento aos seus projetos particulares, gerenciar a casa, fazer a contabilidade, pesquisar na internet e outras tarefas mais.

Ou então encantar as crianças com uma brinquedoteca, um espaço só para elas brincarem, em toda a segurança e com atividades variadas. Falando nisso, você ou alguém da casa tem um hobby que precisa de espaço para realizar. Desde pintura, cerâmica, desenho, scrapbook a incrementar bicicletas, skates e pranchas de surf.

Você também pode escolher duas atividades muito especiais, uma que precisa de muito silêncio e outra que precisa de espaço: biblioteca e home theater, especificamente. Se for uma família leitora, vai achar show ter uma sala de leitura com biblioteca. Se for uma família cinéfila, com certeza vai ficar entusiasmada com uma sala com uma tela enorme e vários sofás confortáveis.

De qualquer modo, pense direitinho nos prós e nos contras, faça uma votação em família e ponham todos as mãos às obras! 

Quarto de hóspedes

Familiares e amigos estão sempre dando o ar da graça e, muitas vezes, você tem que fazer um malabarismo com os quartos, os colchões e os sofás para acomodar todo mundo não muito bem, sejamos sinceros. Não seria delicioso não precisar mais ficar alojando seu irmão e a cunhada no sofá-cama ou ir você mesma e seu marido para o sofá-cama para ceder sua cama para os seus pais? Só saber que as pessoas que você ama vão poder dormir com conforto e privacidade já vale a pena. Além disso, você pode criar um quarto em um estilo totalmente diferente do seu e dos dos seus filhos e vai acabar se divertindo muito na empreitada. Comece a planejar já para ter um quarto de hóspedes novinho em folha em um dos próximos feriados de família!

Home-office

Quem hoje em dia não precisa de um home-office? Cada vez mais pessoas estão trabalhando desde casa, pela internet, e um espaço reservado exclusivamente para o trabalho é essencial, uma vez que já é muito difícil separar casa e trabalho no dia-a-dia. Uma bela bancada de trabalho, uma cadeira ergonômica, estantes para os livros e a papelada e uma janela que deixe entrar bastante luz natural é tudo que você precisa. É claro que cada atividade pede coisas diferentes, como computadores, impressoras, scanners, mesa de desenho, mesa central de trabalho para desenvolver projetos, enfim equipamentos e utensílios próprios de cada atividade. Mas, mesmo uma dona de casa tem muito a ganhar com um escritório próprio a fim de gerenciar a casa, fazer a contabilidade, preparar listas e muitas outras tarefas. Por isso, dê-se ao direito de ter um home-office e seja feliz!

Brinquedoteca

Crianças adoram espaço, cor e brinquedos. Ter tudo isso junto é receita certa de alegria e diversão. O projeto de Carolina Mendonça Projetos de Arquitetura e interiores é a prova de uma brinquedoteca pode ter tudo isso e ainda ser linda, clean e moderna. Existem muitos tipos de projetos que você pode desenvolver para as as suas crianças, com castelos, casas na árvore, pinturas murais e outros aspectos lúdicos. O importante é que o espaço seja seguro para as crianças que vão utilizá-lo, com tapetes antiderrapantes, quinas arredondadas nos móveis, brinquedos e outros objetos ao alcance das mãozinhas deles para evitar desastres com coisas colocadas altas demais. Tenha também muita luz natural e artificial para que as crianças possam brincar com conforto visual. Se você optar pela brinquedoteca, consulte seus filhos para saber do que eles mais gostariam de ter no espaço.

Ateliê

Se você tem um hobby pode estar precisando de um espaço para desenvolvê-lo. Não seria ótimo ter um lugar para fazer suas costuras, seus crochês, seus tricôs, suas bonecas? Se essa não for sua praia, talvez o quarto que está sobrando seja perfeito para pintura, desenho,  cerâmica, scrapbook, marcenaria, escultura, litografia, até laboratório fotográfico para desenvolver seus projetos artísticos exatamente do jeito que você deseja. Atividades é o que não falta. Ou o seu filho pode estar aprendendo a montar bicicletas, fazer pranchas de skate ou de surf e o espaço viria bem a calhar. Pense: qual habilidade você ou alguém da sua família pode desenvolver se tiver um espaço apropriado para isso? Quer apostar em você ou neles? Quem sabe não saia um artista dessa sala – e vai ter sido você quem começou tudo.  

Home theater

Disso todo mundo gosta: cinema em casa, com direito a refrigerante e pipoca. O quarto vazio pode virar uma sala bem confortável,  com sofás, poltronas, pufes e almofadas e, é claro, uma supertela que dá um show na hora de exibir um filme, um espetáculo e até mesmo os desenhos animados das crianças. O bom é que aquele mais aficionado por cinema pode começar ou continuar sua coleção de filmes geniais, podendo convidar os amigos e os familiares para assistir junto. Capriche no equipamento e na acomodação que você terá programa todo dia, se você quiser. Boa diversão!

Biblioteca

Uma biblioteca assim, toda calma, clean e clara, é o sonho de todos aqueles que apreciam uma boa leitura. Fazer do seu quarto vazio uma biblioteca confortável e silenciosa, com estantes em que os livros estejam bem catalogados, é criar um pouco do paraíso para aqueles que amam livros e a leitura. Seria também um ótimo lugar para relaxar, longe da agitação do resto da casa, e assim recuperar as energias para as tarefas a cumprir. Tenha apenas cuidado com a presença de insetos que se alimentam de papel e também com o sol diretamente sobre os livros, porque os descolore. Apesar disso, privilegie a luz natural, muito mais confortável para ler. Para outras dicas sobre arte na decoração, leia este artigo.

Que outra ideia você tem para um quarto vazio?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Precisa de ajuda para projetar a sua casa?

Entre em contato!

Solicite sua consulta grátis

Encontre inspiração para sua casa!