Verdadeiro ou falso: o estilo minimalista é chato?

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

O estilo minimalista não é chato, mas, claro, que gosto não se discute, certo?! Não existe verdadeiro ou falso -apenas uma decoração essencial, pois não é apenas um estilo, mas uma filosofia de vida. A decoração minimalista propõe o uso de móveis compactos e multifuncionais, tons neutros nas paredes, às vezes, uma cor vibrante, além de acessórios coloridos ou cores suaves

O minimalismo teve seu primeiro registro na década de 1960, nos Estados Unidos com um movimento nas artes plásticas. Apenas em 1980, o minimalismo chegou na arquitetura, onde as construções passaram a ser produzidas com projetos lineares, uso de cores neutras e materiais modernos. Talvez você não saiba o que seja exatamente o significado da palavra minimalismo, mas convive diariamente com o estilo, por exemplo, o minimalismo propõe dedicar-se àquilo que realmente importa e descartar tudo quanto é desnecessário como meio para alcançar a realização pessoal. 

O minimalismo apresenta a tendência para uma decoração simples, objetiva e essencial. Confira algumas ideias para decorar sua casa ou adquirir novos hábitos. Apaixone-se pelo estilo minimalista!

O estilo minimalista é chato?

Apto. João: Cozinhas minimalistas por RSRG Arquitetos
RSRG Arquitetos

Apto. João

RSRG Arquitetos

Não é um estilo chato, mas apenas uma filosofia de vida! Toda a mobília pensada para um ambiente minimalista deve ser extremamente clean. Se tiver espaço suficiente para ser admirado, o mobiliário, para além de ser funcional, torna-se igualmente decorativo. 

Como mencionado nas dicas, uma ou duas decorações simples podem servir como destaques em um cômodo minimalista. Um vaso de flores ou uma pequena planta envasada são dois exemplos clássicos. Se o resto de seu cômodo tem cores suaves, os destaques podem utilizar uma cor vibrante para chamar a atenção dos olhos e dar à simplicidade presente um toque de energia.

O estilo minimalista é apenas branco?

Salas de jantar minimalistas por ELIX

Não é apenas branco… Se no que toca ao estilo minimalista menos é mais, esta máxima também se aplica à paleta de cores, que se restringe ao branco, preto, cinzento e alguns tons neutros: castanho, azul, verde… Quanto mais claro melhor, porque permite jogos de luz que engrandecem o espaço. 

Os móveis e acessórios devem ser escolhidos para que combinem com os tons e texturas do ambiente. Nada que chame muita atenção e apague os outros itens. A decoração deve ser uma extensão da sua personalidade, de seu humor e da sua intensidade. 

O estilo minimalista é organizado?

Sempre tudo muito impecável, pois quem aprecia uma decoração minimalista vê na sua casa um oásis de tranquilidade, um verdadeiro refúgio do caos e confusão externa. A primeira regra de ouro no que toca ao estilo minimalista é a organização: tudo tem de ter o seu lugar e quando não estiver a ser utilizado, deve estar guardado, de preferência longe da vista.

O estilo minimalista requer muito dinheiro?

O estilo minimalista não requer muito dinheiro, pois o lema é você viver com o essencial! A sofisticação do estilo minimalista dispensa texturas e padrões desnecessários, preferindo antes manter todo o ambiente o mais “despido” possível. Tirando os sofás, tapetes e têxteis reservados ao quarto e banheiro – preferencialmente lisos e suaves – este tipo de decoração não vê a utilidade de muitas texturas e padrões que servem apenas para “encher” o espaço. Projeto da imagem desenvolvido pela arquiteta Belisa Corral, localizada em São Paulo. 

O estilo minimalista não é para todos?

Apto. João: Banheiros minimalistas por RSRG Arquitetos
RSRG Arquitetos

Apto. João

RSRG Arquitetos

Qualquer pessoa pode usufruir do estilo minimalista, pois não é apenas decorativo. Uma bonita planta numa esquina do banheiro, uma jarra com ramos de árvore ou uma orquídea em flor sobre uma mesa são sempre boas escolhas, até porque emprestam uma lufada de ar fresco e um pouco de vida, mesmo aos ambientes mais minimalistas.

O estilo minimalista não é tendência?

O minimalismo é, sem dúvidas, uma das maiores e mais notáveis correntes da arquitetura e do design, principalmente porque conseguiu penetrar em diversas outras áreas: tecnologia, games, carros, filmes e projetos visuais também esbarraram nessa tendência em algum momento.

Mas o mais curioso sobre o minimalismo é que essa ideia foi capaz de fundamentar um estilo de vida, que já conta com diversos adeptos no mundo todo. Ou seja, é e será sempre tendência!

E ai?! Gostou do artigo? Comente.
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!