Como cuidar do jardim no outono?

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Transições nunca são fáceis. Mas quando atravessadas da forma correta, trazem ótimos resultados. Para as plantas não é diferente. As transições de temperaturas entre uma estação e outra ao longo do ano, trazem mudanças climáticas que afetam e contribuem diretamente para a vida da planta. No entanto, é preciso sempre estar atento aos principais cuidados que cada estação traz. Do dia 20 de março ao dia 21 de junho, passamos pelo outono no hemisfério sul. Esta mudança que sai das temperaturas agudas de verão, com alto calor, para as temperaturas frias do inverno, traz uma observação mais cuidadosa para o cultivo das plantas em seu lar – seja no jardim de seu quintal ou nos pequenos vasos espalhados em seu apartamento.

O outono é uma estação de preparação na vida das plantas. Após serem afetadas pelas altas temperaturas ao longo do verão, logo elas estarão prontas para um descanso ao longo do inverno, período em que gastam menos energia e preparam a sua beleza para a primavera que logo chegará. Por isso, é preciso cuidar de uma boa preparação das plantas para ajudá-las a atravessar o outono com o máximo de energia.

Entre os principais cuidados que as plantas demandam nesta época do ano, estão as manutenções gerais que as deixam mais fortes. Para isso, você poderá ler neste artigo algumas dicas básicas para limpeza, adubo, oxigenação e demais cuidados que devem ser tomados neste período do ano. Com estes cuidados, certamente suas plantas estarão preparadas e bonitas para daqui a alguns meses apresentarem-se lindas e graciosas à primavera. Por isso, não perca nossas dicas e atente-se aos principais cuidados para o seu jardim. Temos certeza de que a retribuição das plantas do seu lar será através de muita beleza. 

Venha conosco e aproveite!

Limpeza

Escritório Jardim: Jardins modernos por CP Paisagismo
CP Paisagismo

Escritório Jardim

CP Paisagismo

Assim que passado o verão, uma boa forma de começar os cuidados com suas plantas é por meio de limpezas onde elas estão – seja em vasos ou em jardins externos. Fique atento à presença de possíveis insetos ervas daninhas. Remova os galhos e folhas secas do caule com uma tesoura bem afiada para evitar cortes mastigados e, assim, ferir a planta. Essa limpeza é essencial para o jardim, já que a frequência do sol será cada vez com menos intensidade e, limpas, as plantas poderão aproveitar melhor os benefícios dos raios solares. Com um jardim bem limpo e arejado, suas plantas estarão perfeitas para atravessar as variações das temperaturas do outono, que tende a ter menos períodos de chuvas e clima frequentemente nublado.

Um jardim bem limpo e iluminado traz um ótimo crescimento para as plantas, como podemos observar neste incrível jardim planejado pelo escritório CP Paisagismo, de Nova Lima (MG). 

Preparando a terra

Depois da limpeza, é hora de preparar a terra onde está sua planta. Fazer isto é essencial para que melhorar as raízes e facilitar a absorção do adubo para que a planta continue sempre vistosa. Para começar, limpe bem a superfície do vaso ou jardim e revire suavemente a terra com um ancinho ou pequeno garfo, dependendo do local a ser limpo. Revolva a terra com cuidado, mudando as camadas de posição. Isto ajudará a aeração do solo, evitando o acúmulo de fungos e o apodrecimento das raízes. Com a manutenção adequada das plantas, você manterá no lar toda a beleza que envolve o cultivo de plantas, assim como neste jardim vertical projetado pela MC3 Arquitetura, Paisagismo e Interiores, de Santo André (SP), que aproveitou a delicadeza das flores em meio aos caixotes no painel de madeira, dando um efeito visual perfeito à decoração da varanda.

Adubação

Assim que dados os primeiros passos para preparar a terra, é hora de fornecer a principal fonte de nutrientes que ajudará muito na saúde de suas plantas: o adubo. Com a terra devidamente mexida, você poderá colocar em meio a terra o adubo que melhor se adequar à saúde de sua planta. Uma solução comum e muito procurada, é os húmus de minhoca, que mantém a terra úmida e evita o acúmulo de água que apodrece as raízes. Outras alternativas para os húmus de minhoca são a torta de mamona ou a farinha de osso, ambas as opções facilmente encontradas em supermercados e casas especializadas. 

Com a adubação feita da maneira correta, as plantas estarão mais fortes mesmo com os períodos de menor frequência de sol. Um bom exemplo de plantas bem cuidadas e perfeitas para a decoração, são estes conjuntos de vasos também projetados pela MC3 Arquitetura, Paisagismo e Interiores, de Santo André (SP), que organizou os vasos de uma maneira linda, apoiados na pequena cerca clássica que deixará qualquer ambiente cheio de charme.

Podas

(2015) Apartamento Santa Rosa: Jardins rústicos por Escritório Ana Meirelles
Escritório Ana Meirelles

(2015) Apartamento Santa Rosa

Escritório Ana Meirelles

As podas, assim como as etapas anteriores no processo de limpeza, são fundamentais. No outono a incidência de luz natural diminui muito, logo manter a planta livre de galhos e folhas sem vida é essencial para que elas estejam sempre fortes. Para isto, utilize sempre tesouras bem afiadas que não mastigaram os galhos da planta, evitando machuca-la. As podas são as melhores formas de corrigir o crescimento das plantas, deixando-as mais limpas e preparadas para um desenvolvimento mais saudável. As podas são necessárias em todas as espécies de plantas, para pequenas ou grandes correções. 

Na imagem, podemos ver um belo projeto com plantas muito bem cultivadas pelo escritório Ana Meirelles, de Niterói (RJ).

Regas

No verão é muito comum que as fortes chuvas aconteçam para que, logo, o sol escaldante venha secar o solo. Desta maneira, o solo dificilmente se manterá encharcado nos jardins externos. Já para as plantas cultivadas dentro de casa, a presença do forte calor também é importante, já que, mesmo sendo regadas diariamente, os raios solares mais fortes evitam que a terra fique continuamente úmida. No outono, com a temperatura amena, é preciso ter um cuidado maior com as regas diárias, já que, o excesso de água pode matar a raiz da planta. Por isso, regue suas plantas apenas quando o solo estiver totalmente seco. A rega cuidadosa ajudará a planta a absorver de forma melhor o adubo recém colocado, deixando-a mais forte para a chegada do inverno.

Cuidados permanentes

Depois de cuidar de suas plantas com estes cuidados inciais que a deixarão preparadas para o inverno, é hora de deixa-las incrementar sua decoração com toda a vida e beleza da presença delas. Lembre-se sempre de manter sua atenção no cuidado ao longo do inverno, deixando as transições mais leves ao longo do ano para a plantinha. 

Na imagem, um lindo projeto perfeitamente organizado pela paisagista Junia Lobo, de Belo Horizonte (MG).

Você tem alguma dica especial para cuidar das plantas no outono? Conta pra gente!
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!