Dicas: como evitar a intoxicação por monóxido de carbono

Eduardo Prado – homify Eduardo Prado – homify
Google+
Loading admin actions …

Quando falamos em contaminação por qualquer gás nocivo que esteja presente em nosso dia a dia, parece que esta é uma ideia mais distante do que realmente é. No entanto, os cuidados com a saúde devem ser maiores do que o que imaginamos, principalmente em nosso lar. O monóxido de carbono é um gás que está mais presente em nossa rotina do que imaginamos. Embora esteja ligado a apenas a poluição das grandes cidades, é possível ter uma contaminação com este gás com descuidos de instalações de sua casa. E este tipo de contaminação pode ser fatal para a saúde.

A proliferação do monóxido de carbono no ambiente se dá, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis, como a lenha, o gás de cozinha, o óleo diesel e combustíveis no geral. Por isso, em médias e grandes cidades as deficiências de saúde causadas por este gás são comuns. Estar atento às formas de prevenir as intoxicações é muito importante para você e sua família. Por isso, trouxemos hoje algumas dicas essenciais para que você previna-se contra a contaminação com o monóxido de carbono. Este cuidado deve ser redobrado principalmente em períodos de calor, onde o ar quente é mais denso e fica preso no ambiente interno do lar.

Com estas dicas simples, mas muito úteis, você manterá o seu lar e, principalmente sua cozinha, como um local seguro e perfeito para se proteger contra os males das grandes urbanizações. Se o antigo ditado diz que prevenir é o melhor remédio, este artigo certamente será utilizado por você. 

Por isso, venha conosco e atente-se a mais algumas boas sugestões que juntam os cuidados para o seu lar, com excelentes composições decorativas por grandes profissionais. Aproveite! 

Decoração com plantas

APARTAMENTO 400m2 - AV BOA VIAGEM - RECIFE/PE: Cozinhas modernas por ROMERO DUARTE & ARQUITETOS
ROMERO DUARTE & ARQUITETOS

APARTAMENTO 400m2 – AV BOA VIAGEM – RECIFE/PE

ROMERO DUARTE & ARQUITETOS

Ótimas para filtrar qualquer ambiente, a escolha de plantas para o lar é também uma forma de decorar os ambientes de forma mais bonita, leve e acolhedora. Com as plantas no ambiente, o ar poluído da cidade ficará mais purificado no seu lar. Por serem filtros naturais de ar, as plantas ajudam a percebermos de maneira mais fácil quando há um possível vazamento no ambiente, assim como sua aparência pode apresentar mudanças quando algo não está certo no interior do lar. Por isso, contar com os benefícios destas pequenas de qualquer espécie é sempre uma ótima ideia, como podemos ver neste belo projeto do escritório Romero Duarte & Arquitetos, de Recife (PE), que optou por pequenos vasos brancos juntos sobre a ilha da cozinha, onde poderão ser cultivados temperos e outras espécies agradáveis para o nosso dia a dia, tornando a cozinha mais alegre e viva. 

Instalação de gás da cozinha

Os perigos em uma cozinha são muitos e um dos principais pode ser a contaminação com o gás que vaza em sua cozinha. Por isso, é fundamental que alguns cuidados sejam levados em conta no momento de instalar os equipamentos que irão ser utilizados junto ao fogão, como mangueiras e botijões de gás. A instalação do botijão e fogão devem ser em lugares diferentes. O fogão deve ser mantido longe de correntes de ar, para que as chamas não sejam apagadas sem percebermos. Já o botijão deve ser colocado em local arejado, preferencialmente fora do ambiente interno. Já as mangueiras não devem ser colocadas curvadas passando por trás do fogão, pois o calor pode causar danos e até derreter as mangueiras, causando pequenos vazamentos que podem trazer os riscos de grandes explosões ou a intoxicação no ambiente fechado.

Na imagem, um belo projeto de cozinha da arquiteta Carmen Calixto, de Belo Horizonte (MG), que optou pela instalação do fogão planejado distante das instalações de gás no ambiente. 

Coifas

Cozinhas minimalistas por ELIX

Cada vez vem sendo mais comum a instalação de coifas, exaustores e depuradores de ar nas cozinhas. No entanto, é preciso ficar atento às diferenças entre os produtos no momento da compra. A coifa é um produto que suga o ar, filtra-o e logo em seguida expele este ar para fora do ambiente. Já o exaustor troca o ar quente no interior da residência pelo ar frio que está fora da residência, enquanto que os depuradores filtram o ar do ambiente, deixando o ambiente mais fresco. Entre as três opções, o uso de coifas é a melhor solução para os casos de vazamento de gás na cozinha, já que ele expulsa o gás do ambiente. No entanto, a escolha será feita de forma melhor quando você definir as instalações de todos os itens da cozinha, planejando a segurança do ambiente de acordo com a ordem dos eletrodomésticos no local.

Chaminés

Parque Sabará I: Terraços  por Terence Arquitetura
Terence Arquitetura

Parque Sabará I

Terence Arquitetura

Quem tem churrasqueiras em casa, certamente não perde tempo quando o tempo fica atrativo para um bom churrasco. Ou ainda, para quem tem lareira, é sempre uma delícia poder ver as chamas do fogo que deixam a casa mais aquecida e charmosa. No entanto, é preciso sempre lembrar-se de manter as chaminés limpas e desobstruídas para que a fumaça seja direcionada para o ambiente externo. Caso contrário, você poderá intoxicar os seus convidados e familiares com a fumaça que é altamente tóxica. 

Um bom exemplo de área para churrasqueira é este projeto do escritório Terence Arquitetura, de São Carlos (SP), que optou por um espaço à parte da casa, deixando a tradicional lareira de tijolinhos o mais próximo possível da área externa.

Banheiros sem ventilação

Se a estrutura do seu apartamento ou casa é pequena a ponto de o banheiro não possuir áreas ventiladas, nunca opte por um aquecimento a gás, já que neste caso, qualquer vazamento pode trazer consequências graves para a sua saúde. O ideal em banheiros com pouca ventilação é manter a decoração com plantas e, sempre que possível, após o banho mantenha a porta do banheiro totalmente aberta para ventilar o local. 

Sintomas

Os principais sintomas de intoxicação cumulativa de monóxido de carbono podem ser insônia, cefaleia, cansaço rotineiro, dificuldade de aprendizado e trabalho, tonturas, vertigens, náuseas, vômitos, distúrbios visuais, alterações auditivas, doenças respiratórias, anorexia, síndrome de Parkinson, isquemia cardíaca, cardiopatias e arterosclerose. Nos idosos, pode ser causa de infartos agudos.

Por isso, fique sempre atento e, em qualquer percepção de vazamentos, mantenha o ambiente arejado e chame imediatamente por socorro. 

Você toma estes cuidados? Tem alguma dica a mais para dividir com nós? 
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!