SOLICITAR ORÇAMENTO

Número incorreto. Por favor, corrija o código do país (+55 para o Brasil), código da cidade ou número de telefone.
Ao clicar em 'Enviar', confirmo que li os Política de privacidade e aceitei que a minha informação será processada para responder ao meu pedido.
Nota: Poderá anular seu consentimento enviando email privacy@homify.com com efeito futuro

Tenha uma fabulosa ilha de cozinha funcional!

Josi Monteiro – homify Josi Monteiro – homify
Google+
Loading admin actions …

O sonho dos amantes da culinária é ter uma fabulosa cozinha. Agora, se você está planejando uma reforma é essencial conferir algumas ideias para deixá-la mais incrível, bonita, elegante, principalmente funcional. As cozinhas com ilha são ideais para quem ama cozinhar e, ao mesmo tempo, receber os familiares e amigos em casa. Neste modelo de cozinha, à exemplo de uma ilha, ou seja, um móvel que fica isolado dos demais.

O modelo faz sucesso na decoração, pois permite a livre circulação em todos os lados da bancada. A ilha de cozinha é um complemento comum a  projetos modernos. Elas têm uma séria de funções diferenciadas, por exemplo, desde fornecer um espaço extra para você cozinhar sem esbarrar em nada ou ninguém. A ilha é um ponto focal que exige um profundo planejamento. É um móvel que deixará sua cozinha personalizada!

Duas palavras resumem a ilha de cozinha: funcionalidade e praticidade, como mencionado, a ilha de cozinha ajudará você em diversas tarefas – como cozinhar e preparar os alimentos –, já que é instalada estrategicamente no centro do ambiente, assim permite que você tenha uma visão ampla do que está acontecendo. Na hora da reforma ou construção siga o que existe de atual no mercado e monte sua cozinha com uma fabulosa e incrível ilha!

Ilha de madeira e coifa

Um ilha de madeira faz toda diferença no ambiente, pois ela é mais simples e não precisa de outros elementos. Além disso, uma das marcas registradas dos projeto de cozinhas em ilha é o uso da coifa acima do fogão ou cooktop, mas não é um item obrigatório. O uso da coifa depende do tipo de alimento que se prepara na casa, da ventilação natural da cozinha ou ainda se ela é aberta para a sala.

Entretanto, se você não abre mão do equipamento, saiba que, além de maior potência de sucção quando comparadas aos depuradores, por exemplo, as coifas são ótimas para eliminar cheiros e evitar que a gordura se espelhe pela cozinha e para os demais ambientes. Cozinhar é uma delícia, mas ficar com todo o ambiente cheirando gordura, não!

Estantes ou mesa!

Cozinhas  por GP-ARCH

Não existe um único modelo e você pode projetá-la do seu jeitinho. É possível agregar várias funções que auxiliem na preparação dos alimentos. A ilha pode ser utilizada como bancada de refeição, para cooktop, pia, apoio de utensílios, entre outras coisas. Se você desejar pode complementar o espaço, por exemplo, incluir estantes e até uma mesa para refeições. 

Tipos de materiais

Não faltará opções para você escolher sua bancada, pois o mercado brasileiro possui uma variedade de materiais de revestimento para sua ilha. Faça o seu orçamento e sempre utilize materiais resistentes e de fácil manutenção, alguns profissionais recomendam o uso do granito, mármore, aço inox e pedras sintéticas, por exemplo, Corian e o Selestone. O benefício de ter uma ilha de cozinha é que você tem um móvel complementar para guardar suas coisas, ou seja, mais espaço, como um armário e um gaveteiro. O projeto da foto foi desenvolvido pelo escritório Piloni Arquitetura, localizado em São José do Rio Preto. A cor amarelo valorizou o ambiente e deixou a cozinha divina. 

Encontre um modelo ideal para você

Cozinhas  por Kabaz
Kabaz

Heerlijke keuken met mooi eiland

Kabaz

Encontre um modelo ideal que mais combina com a decoração da sua vozinha. Na hora de fazer sua cozinha com ilha, além de um bom profissional para executar o projeto, talvez uma reforma seja necessária, afinal nunca se sabe o que tem pelo caminho quando precisa quebrar uma parede. Segundo os profissionais da área, as tubulações elétrica, hidráulica e de gás, por exemplo, devem passar pelo piso, embutidas ou não em alvenaria. É importante você cuidar dos detalhes para não ter dor de cabeça depois do projeto finalizado. 

Escolha o local certo para instalar a ilha de cozinha

Agora, já quanto ao local da instalação da ilha e dos eletrodomésticos, o que garante mais praticidade e agilidade na cozinha – fica ao seu critério de escolha. É recomendado também separar o cooktop e, ou fogão da geladeira através da pia ou bancada seca, permitindo uma área de apoio para ambos. Ah, sempre coloque o equipamento que gera calor distante daquele que refrigera, pois isso gera economia de energia. Evite gastos descessários. 

Ilha antiga

Cozinhas  por LINLEY London
LINLEY London

Country House Kitchen, Cobham

LINLEY London

Para ter uma ilha de cozinha é necessário ter espaço suficiente de circulação entre a ilha e as bancadas fixadas às paredes. A distância ideal é de um metro entre a ilha e o restante dos móveis ao redor. Quanto aos móveis, é preciso observar se há distância suficiente para abrir e fechar portas e pegar objetos com facilidade.

É importante você saber que deve respeitar a distância mínima de 1m entre as bancadas e não ultrapassar a distância de 1,50m, pois, nesse caso, a distância fica muito longa entre a cuba e o cooktop, por exemplo, deixando o trabalho doméstico mais cansativo, e você não quer passar por apuros na sua cozinha. A bancada da cozinha segue uma altura padrão, de  90cm. A largura e profundidade, variam de acordo com as possibilidades e funções da cozinha em questão. Então, não esqueça da importância do planejamento antes de mandar fazer sua bancada ou comprar um modelo pronto. 

Gostou do artigo? Comente.
Casas  por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!