Casa de pedra e vidro

Tony Santos Arquitetura Tony Santos Arquitetura
Loading admin actions …

Você já pensou em viver em uma casa em algum lugar isolado e ter apenas a companhia da natureza, um lugar onde não há torres de transmissão de energia, nem filas de carros, nem shoppings e nem supermercados ao redor? Se você já sonhou em viver em um vilarejo isolado e tranquilo, este projeto deixará você ainda mais convencido do estilo de vida prazeroso e relaxante em meio à companhia exclusiva da natureza.

Homify apresenta hoje uma casa feita de pedras e vidro, localizada em Itton, no pequeno vilarejo de Monmouthshire, no sudeste do país de Gales. A casa foi projetada pelo estúdio HAll Bednarczyk Arquitetos, que empregou materiais naturais como a pedra e a madeira, para integrar a edificação ao seu entorno natural, e vidro, para explorar as vistas privilegiadas da paisagem natural. A casa oferece uma vista panorâmica de 270º da paisagem deslumbrante do Vale Wye, estuário do rio Severn.

Curioso para desfrutar das vistas espetaculares deste refúgio isolado e tranquilo? Então confira a seguir mais detalhes e imagens desta residência incrível feita de pedras e vidro, vencedora do prêmio Welsh Arquitetura de 2012.

Fachada principal

A fachada frontal da residência é marcada pela sua forma sinuosa. Enquanto o pavimento térreo é revestido de pedras, o pavimento superior é revestido de madeira.

A casa substituiu uma antiga construção que havia no local e foi demolida. A nova residência buscou estabelecer uma relação harmoniosa com o seu entorno, marcado pela paisagem natural. O uso de materiais naturais, como pedra e madeira, foi a escolha dos idealizadores do projeto para dar ao edifício uma aparência mais natural e rústica.

Pedra e madeira

A residência é composta de dois blocos transversais, conectados por um salão de pé-direito duplo e fechado de vidro, que formam um L. A residência está localizada em meio à uma paisagem agrícola, em um vilarejo rural isolado. Os proprietários desejavam uma casa que expressasse a atmosfera do lugar e proporcionasse sensação de conforto, intimidade e contato com a natureza. 

Fachada transparente

A fachada posterior da residência é marcada pela transparência absoluta. Todos os ambientes da residência abrem-se para a paisagem natural circundante, através de generosos painéis de vidro, que permitem a entrada de luz natural no interior do edifício e descortinam as vistas espetaculares do entorno. A ideia é proporcionar aos moradores conforto e a sensação de estarem fora da casa, em meio à natureza. No pavimento superior, as sacadas dos dormitórios projetam-se para o exterior e no pavimento térreo, a área social se estende para o terraço elevado, cuja base de pedras lembra a construção antiga que havia no local.

Living room

Para quem é apaixonado pela natureza e adora a sensação de tranquilidade e isolamento, nada melhor do que experimentar a sensação de conforto e ao mesmo tempo se sentir no meio da natureza, como se não houvesse distinção entre espaço interno e externo. No interior da residência, podemos notar como é fácil sentir-se no ambiente externo, graças aos amplos painéis de vidro que exploram a vista deslumbrante da paisagem agrícola e bucólica. No living room os moradores desfrutam da vista panorâmica de 270º da paisagem deslumbrante do Vale Wye. O living room abriga a cozinha, sala de jantar e sala de estar, que estão diretamente ligados ao terraço elevado.

Cozinha

No interior da residência, as superfícies brancas e as superfícies transparentes contrastam com os materiais naturais da fachada e com a paisagem, evidenciando o estilo moderno da edificação. Móveis planejados e elementos em marcenaria agregam funcionalidade e personalidade aos ambientes. A decoração simples busca valorizar o protagonismo da paisagem natural.

O espaço da cozinha está organizado em forma de L, mas uma bancada em forma de ilha, agrega funcionalidade ao ambiente, servindo como área de apoio para o preparo das refeições e para refeições informais.

Sala de jantar e sala de estar

Como os espaços são todos integrados, a fim de criar uma sensação maior de fluidez espacial e liberdade, o mobiliário é que delimita os ambientes. A sala de jantar é composta de uma mesa de jantar de estrutura metálica e tampo de vidro e de cadeiras de madeira, de design contemporâneo, que realçam a sofisticação e a contemporaneidade do ambiente. O piso de madeira dialoga com a paisagem natural e realça a sensação de integração especial e de aconchego. Na sala de estar o conforto é assegurado pelo sofá e pela lareira, que aquece o ambiente nos dias mais frios. E, uma escada revestida de madeira dá acesso ao pavimento inferior e ao pavimento superior.

Mais informações sobre projetos de salas de estar, você encontra aqui.

Dormitório

Os dormitórios, assim como o living room, são marcados pela transparência e pela integração com a paisagem natural circundante. Como o vilarejo é bastante isolado e agrícola, a abertura do espaço íntimo não prejudica a privacidade dos moradores, que tem em qualquer ambiente a companhia da natureza e uma vista incrível para desfrutar.

Todos os três dormitórios estão voltados para a parte posterior e, além das generosas portas-janelas de vidro, possuem uma sacada, que permite aos moradores experimentarem o contato visual e sensorial com a natureza de uma outra perspectiva.   

Se você não tem uma vista espetacular assim para integrá-la ao seu dormitório, o jeito é investir tempo e esforço na decoração do quarto. Nós temos as melhores dicas, confira aqui.

Área externa

Erguida sobre a base de pedras da antiga construção existente no local, a nova residência feita de pedras, madeira e vidro abre-se inteiramente para a paisagem externa, em sua face norte, de modo a proporcionar aos moradores vistas panorâmicas de 270º da paisagem deslumbrante do seu entorno e a sensação de fusão entre espaço interno e externo. O terraço é o espaço privilegiada da casa, situado na parte posterior do terreno, que serve como extensão do espaço de convivência e de mirante, onde os moradores podem apreciar todos os dias o espetáculo do pôr-do-sol.

O que você achou desta combinação de materiais?
Casas modernas por Casas inHAUS

Precisa de ajuda para projetar a sua casa? Entre em contato!

Encontre inspiração para sua casa!